Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2024 > 08 > IFPB Campus Pedras de Fogo anuncia criação do Curso Técnico Integrado em Design de Moda

Curso Integrado

O curso proporcionará aos jovens a oportunidade de explorar a área tecnológica de Moda & Design desde cedo
publicado: 26/08/2024 19h34 última modificação: 26/08/2024 19h34

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), através do Campus Pedras de Fogo, anuncia a introdução do novo Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Design de Moda. Esta iniciativa pioneira expandirá as opções educacionais oferecidas pelo campus, com vagas disponíveis já no próximo Processo Seletivo para os Cursos Técnicos (PSTC).

A coordenadora do curso, professora Liamara Lopes, destaca a importância desta nova oferta educacional para a comunidade local: "Ter um curso integrado na área de design de moda é uma conquista significativa para nosso campus e para a cidade como um todo. Ele proporcionará aos jovens a oportunidade de explorar a área tecnológica de Moda & Design desde cedo, preparando-os para um futuro promissor neste campo dinâmico e criativo."

É relevante ressaltar que houve esforço da Reitoria do IFPB para que essa iniciativa fosse viabilizada, sobretudo da professora e reitora Mary Roberta e do professor Neilor Cesar, Pró-reitor de Ensino.

O currículo do Técnico em Design de Moda será estruturado com base nos padrões do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), enfocando o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o setor. Os alunos terão a oportunidade de realizar pesquisa de tendências de moda, comportamento de mercado, e participar ativamente na criação e design de coleções para diversos segmentos da indústria da moda. Além disso, o curso incentivará a aplicação de conceitos de sustentabilidade no desenvolvimento de produtos, promovendo uma abordagem consciente e responsável para com o meio ambiente.

Para enriquecer ainda mais a experiência educacional, o curso incluirá atividades práticas como desfiles, exposições e uso de mídias visuais e digitais para conectar produtos de moda ao público consumidor, alinhando-se com as tendências contemporâneas de estilo e composição visual.

Segundo o Diretor Geral do Campus, Frederico Campos, “espera-se que o curso não só contribua para o desenvolvimento local, mas também inspire novas gerações a explorarem sua criatividade e paixão pelo design de moda.”

Para o Diretor de Ensino do Campus, professor Roberto Ranniere, admite que “o IFPB reafirma seu compromisso com a inovação educacional e preparação profissional, capacitando os estudantes para serem agentes de mudança no dinâmico mercado da moda.”

Equipe CPF