Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2024 > 10 > Campus Pedras de Fogo realiza III Semana de Inclusão e Diversidade

Campus Pedras de Fogo realiza III Semana de Inclusão e Diversidade

O evento que ocorre entre os dias 17 e 19 de outubro.
por publicado: 11/10/2024 09h37 última modificação: 11/10/2024 10h47

Com o objetivo de promover e ampliar a compreensão sobre essa inclusão, exclusão e o preconceito, o IFPB Campus Pedras de Fogo realiza a III Semana de Inclusão e Diversidade, cuja temática principal é “Uma Luta contra discriminação e violência em uma sociedade intolerante”.

O evento que ocorre entre os dias 17 e 19 de outubro, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação da cidade e no Auditório do Campus, conta com uma programação variada, contemplando temáticas, como, inclusão escolar, preconceito, violência de gênero, ansiedade no contexto educacional, entre outras.

Segundo o coordenador do evento, o servidor técnico administrativo, Gutemberg Davi, “a semana reforça a importância da integração e do respeito às diferenças tanto no ambiente escolar quanto na comunidade local”. O servidor é Coordenador Local de Acessibilidade e Inclusão (CLAI-PF) e conta com apoio da Coordenação de extensão do IFPB e da Direção Geral do Campus, além dos Núcleos de Extensão, Eventos, Cultura e Artes (NECAE & NEECAE - profissional e estudantil, respectivamente).

A Semana mobiliza palestrantes, convidados, professores, servidores técnicos administrativos e alunos em um intercâmbio coletivo. O evento engaja a comunidade acadêmica e parceiros sociais em reflexões sobre a importância da inclusão social e diversidade através de exposições, exibições de filmes, palestras, apresentações culturais, diálogos com alunos e convidados.

Essa iniciativa é vista como uma contribuição significativa em quatro aspectos: formação de público para eventos inclusivos e educativos em diversas localidades; envolvimento dos alunos e servidores nos Núcleos de Extensão do Campus; fortalecimento da cooperação entre instituições e indivíduos envolvidos; e impacto formativo para estudantes do IFPB e da rede pública local, especialmente jovens, conforme observado em edições anteriores. Confira abaixo a programação completa:

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA DA SEMANA DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE

QUINTA (17) - No Auditório da Sec. de Educação

18h30 - Abertura

18h45 - Intervenção musical do NEECAE e participação especial da violinista Any Vieira.

19h - Palestra  01 - Palestra 01: “Cidadania e inclusão escolar: um desafio contemporâneo” – Laise Moura Pegado Suassuna -  Psicopedagoga (UFPB)

19h45 - Palestra 02: "Uma Luta Contra Discriminação e Violência em uma Sociedade Intolerante" - Nicole D'Lamarck - ativista política trans e defensora do movimento LGBTQIA+ em João Pessoa.

20h30 - Momento diálogos

21hs - Coffee break / conclusão dos trabalhos

SEXTA (18) - No Auditório do Campus Pedras de Fogo

8h30 - Informes sobre os projetos de Extensão