Destaque
Projeto do Campus Pedras de Fogo transforma peças de vestuário doadas em moda sustentável
O projeto de cooperação técnica entre o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o IF Baiano e a Receita Federal, intitulado “Descaracterização e Ressignificação de Peças de Vestuário Doadas”, está transformando e ressignificando peças recebidas por meio do Acordo de Cooperação Técnica com o IF Baiano e a Receita Federal.
As doações alimentam diversas iniciativas no IFPB Pedras de Fogo, envolvendo docentes, alunos, egressos, associações, cooperativas e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o material é utilizado em projetos de Economia Solidária, servindo como matéria-prima para cursos e oficinas de capacitação.
As peças doadas também são empregadas como material didático no Curso Técnico de Modelagem do Vestuário. O processo inclui triagem e higienização, preparando cada item para ser transformado em material didático pronto para modelagem e manufatura. Cada peça será cuidadosamente selecionada para os desfiles, refletindo a criatividade e o compromisso do projeto.
No momento, o projeto está desenvolvendo uma nova coleção para ser apresentada durante o Encontro de Extensão e Cultura ENEX - 2024, que ocorrerá em Monteiro nos dias 12, 13 e 14 de novembro. O projeto também exibiu a sua criatividade na cerimônia de115 anos do IFPB e em outros eventos organizados pelo Campus Pedras de Fogo.
Segundo a coordenadora do curso, Liamara Lopes dos Santos, além de fornecer material didático essencial para o campus, o projeto contribui para a redução do impacto ambiental, evitando que toneladas de roupas sejam descartadas. Também promove a economia de recursos na produção têxtil, desde a seleção da matéria-prima até a distribuição, e estimula o interesse dos alunos e da sociedade pelo consumo consciente.
Iris Souto Maior - jornalista do IFPB