Noticia
Workshop reuniu representantes do IFPB, IFBAIANO e Receita Federal em Pedras de Fogo para abordar cooperação em projeto
Cooperação
Com o título "Parceria Sinérgicas: Oportunidades & Potencialidades entre Institutos Federais e a Receita Federal" ocorreu na última quarta-feira, 20, no IFPB Campus Pedras de Fogo a primeira edição do Workshop onde reuniu representantes e autoridades do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Instituto Federal Baiano (IFBaiano) e a Receita Federal para apresentar o projeto de cooperação técnica denominado “Descaracterização e Ressignificação de Peças de Vestuário Doadas”.
A programação contou com a participação do delegado da Receita Federal de Feira de Santana-BA, Gustavo Breitenbach, abordando sobre as oportunidades a partir da apreensão de mercadorias pela Receita Federal; A professora Mary Roberta, Reitora do IFPB e o professor, Aécio José, Reitor do IFBaiano, ambos falaram sobre Histórico e Construção da Parceria entre os órgãos federais. Além disso, o professor anfitrião, Frederico Campos Pereira, Diretor Geral do Campus Pedras de Fogo, apresentou aspectos sobre o projeto do “Processo de Descaracterização e Ressignificação de Vestuário pelo Campus Pedras de Fogo.”
Além das autoridades já citadas, o Workshop contou com as falas das representantes institucionais e professores: Alexsandra Chaves, professora e Coordenadora de Extensão e Tecnológica - CET/Proexc/IFPB; Luiz Gonzaga Leite, auditor fiscal da Receita Federal; e Maria Cláudia Brandão, Diretora Geral do IFPB Campus Areia; Josy Batista, Pró-reitora de Extensão e Cultura - PROEXC/IFPB; Rodney Barbosa assessor da Reitoria do IFBaiano; professora Analívia Lessa coordenadora do desfile de peças de vestuário descaracterizada e ressignificada pelos alunos do IFPB Campus Pedras de Fogo e Liamara Lopes Coordenadora do Curso de Modelagem do Vestuário e articuladora do projeto descaracterização e ressignificação de roupas apreendidas e doadas por meio da parceria entre as autarquias.
Representando a Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo, estiveram presentes, Nildo Lima, secretario executivo de Educação, e o secretário executivo de Empreendedorismo, Daniel Caetano.
O projeto de cooperação técnica entre o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o IF Baiano e a Receita Federal, intitulado “Descaracterização e Ressignificação de Peças de Vestuário Doadas”, está transformando peças recebidas por meio do Acordo de Cooperação Técnica com o IF Baiano e a Receita Federal.
As doações fomentam diversas iniciativas no IFPB Campus Pedras de Fogo, envolvendo docentes, alunos, egressos, associações, cooperativas e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o material é utilizado em projetos de Economia Solidária, servindo como matéria-prima para cursos e oficinas de capacitação.
As peças doadas também são empregadas como material didático no Curso Técnico de Modelagem do Vestuário. O processo inclui triagem das peças e higienização, preparando cada item para ser transformado em material didático pronto para modelagem e manufatura. Cada item de vestuário será cuidadosamente selecionado para os desfiles, refletindo a criatividade e o compromisso do projeto.
Recentemente, o projeto apresentou uma nova coleção por meio de desfiles durante o Encontro de Extensão e Cultura ENEX - 2024, que ocorreu no município de Monteiro no mês de novembro do ano corrente. O projeto também exibiu a sua criatividade na cerimônia de 115 anos do IFPB e em outros eventos organizados pelo Campus Pedras de Fogo.
Equipe Campus Pedras de Fogo