Orçamento do Campus Picuí
Visando publicizar o orçamento, o Campus Picuí torna público o Orçamento para o Campus constante na LOA (Lei Orçamentária Anual). Todas as informações foram extraídas da própria LOA.
O Orçamento Anual do IFPB campus Picuí é recebido através de descentralizações feitas pela Reitoria do IFPB, e alocado em "Ações Orçamentárias". Nessas "Ações Orçamentárias" são alocados os recursos para que um programa de governo seja atendido, com o objetivo de atender necessidades de uma determinada área de atuação.
Assim, como em todas as instituições públicas, o orçamento é anual. E este está dividido de acordo com as ações e finalidades, essas ações são chamadas de “Ações Orçamentárias".
https://datastudio.google.com/reporting/821f8027-1d6f-4eec-b6bb-0abd1411a07b
Entendendo o Orçamento:
Para ajudar no entendimento sobre o Orçamento de toda comunidade, abaixo segue um pequeno resumo do que seriam essas ações orçamentárias.
Funcionamento das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica:
AÇÃO 20RL
O que é? Gestão administrativa, financeira e técnica, desenvolvimento de ações visando o funcionamento dos cursos das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, manutenção dos serviços terceirizados, pagamento de serviços públicos e de pessoal ativo, manutenção de infraestrutura física por meio de obras de pequeno vulto que envolvam ampliação/reforma/adaptação e aquisição e/ou reposição de materiais, inclusive aquelas inerentes às pequenas obras, observados os limites da legislação vigente, aquisição e/ou reposição de acervo bibliográfico, veículos e transporte escolar, capacitação de recursos humanos, prestação de serviços à comunidade, promoção de subsídios para estudos, análises, diagnósticos, pesquisas e publicações científicas, bem como demais contratações necessárias ao desenvolvimento de suas atividades.
Objetivo: Garantir o funcionamento das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, proporcionando melhor aproveitamento do aluno e melhoria contínua de qualidade do ensino.
Assistência ao Educando da Educação Profissional:
AÇÃO 2994
O que é? Fornecimento de alimentação, atendimento médico-odontológico, alojamento e transporte, dentre outras iniciativas típicas de assistência social ao educando, cuja concessão seja pertinente sob o aspecto legal e contribua para o bom desempenho do aluno na escola.
Objetivo: Suprir as necessidades básicas do educando, proporcionando condições para sua permanência e melhor desempenho na escola.
Essa ação pode ser dividida em Planos de Trabalho aos quais se dá o nome de PTRES. Existem PTRES com diferentes finalidades, porém, o Campus Picuí geralmente recebe os PTRES 170940 e o PTRES 170941. Vamos ver para que servem cada um desses abaixo:
-
AUXÍLIOS NÃO-FINANCEIROS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: Todos as formas de auxílios não-financeiros disponibilizados para os discentes como: merenda, almoço, doação de itens de fardamentos, mochilas, cadernos e outros itens escolares, outras despesas que sejam diretamente destinadas aos discentes. Código: PTRES 170940;
-
AUXÍLIO FINANCEIRO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: Todos as formas de auxílios financeiros disponibilizados para os discentes. Código PTRES 170941;
Capacitação de Servidores Públicos Federais em Processo de Qualificação e Requalificação:
AÇÃO 4572
Essa ação é voltada para os treinamentos e capacitações dos servidores, tais como custeio dos eventos, pagamento de passagens e diárias aos servidores, quando em viagem para capacitação, taxa de inscrição em cursos, seminários, congressos e outras despesas relacionadas à capacitação de pessoal.
Finalidade: Promover a qualificação e a requalificação de pessoal com vistas à melhoria contínua dos processos de trabalho, dos índices de satisfação pelos serviços prestados à sociedade e do crescimento profissional.