Noticia
Delegação norte-americana visita Campus Picuí e comunidades rurais
A delegação da Oklahoma State University (OSU), dos Estados Unidos cumpriu durante três dias (terça a quinta), extensa agenda de visitas a entidades e comunidades do município de Picuí. A equipe norte-americana composta pela professora Tamara Mix e Zeyna Abramson (tradutora) foi acompanhada pelos Coordenadores do NEA (Núcleo de Estudos em Agroecologia) do IFPB e professores que se prontificaram em colaborar na aplicação do Curso de Sociologia Ambiental, com vistas a fortalecer o Intercâmbio Internacional entre as duas Instituições que está em andamento.
A professora Tamara visitou a comunidade Cuiuiu em Barra de Santa Rosa, onde mulheres trabalham com o artesanato de fibra de agave (sisal) e obtém renda com essa fibra vegetal. Na comunidade Quilombola da Serra do Abreu em Nova Palmeira foram observadas as mulheres que trabalham a louça de barro gerando peças decorativas com cactáceas ornamentais.
Houve também a realização de oficinas onde foram explorados os “Sabores da Caatinga” através da elaboração e degustação de receitas com os frutos desse bioma. As visitantes provaram de umbuzada a cremes a base de fruto de palma forrageira, além de sucos e doces preparados em uma Cooperativa da comunidade Mari Preto, da zona rural de Picuí.
Pequenas propriedades, como o Sítio Agroecológico Gavião, foram visitadas onde a representante norte-americana teve a oportunidade de ver o plantio de cactáceas e a oferta forrageira aos rebanhos de ovinos, provando que o Semiárido é viável a partir de olhares diferenciados e de ações sustentáveis.
Os representantes da Oklahoma State University conheceram no Campus Picuí instalações como: Laboratórios de Informática, Geologia, Núcleo de Agroecologia, Laboratório de Sementes, Biologia, Química, Física, Solos e de Produção de Alimentos, além da biblioteca.
Foram realizadas visitas ao batalhão da Polícia Militar; ao prefeito da cidade Acácio Dantas e a uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, onde houve uma calorosa acolhida por parte de estudantes, professores e servidores, além da Secretária de Educação do município.
Ao final a delegação norte-americana assistiu ao ensaio de uma tradicional quadrilha junina: “Os filhos de Picuí”. “Acreditamos que professora Tamara Mix ficou impressionada com o que viu, a visita foi bastante proveitosa”, afirmou o Professor Frederico Campos, Coordenador do NEA.
Segundo a Assessora de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB, Mônica Montenegro, está prevista a vinda de um grupo de professores/ pesquisadores e de alunos da OSU/USA ao Campus Picuí no período do curso de verão nos Estados Unidos, entre junho a agosto do próximo ano. Em 2018 será a vez de alunos do Campus Picuí se capacitarem na Universidade de Oklahoma.
Confira fotos da visita na página do Facebook do IFPB.
Ascom do IFPB com informações do Campus Picuí