Noticia
Núcleo de Estudos em Agroecologia inaugura casa de sementes crioulas em Jaçanã-RN
As casas de sementes do Rio Grande do Norte, representam uma estratégia de conservação da Agrobiodiversidade e da promoção da segurança alimentar das populações urbanas e rurais do semiárido Potiguar.
O Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do IFPB Campus Picuí, com apoio da Coordenação de Extensão, tem incentivado e apoiado fortemente projetos nas cidades polarizadas pelo nosso Campus. Essa ação está sendo executada com apoio financeiro da Pro Reitoria de Extensão através do edital nº 26/2020 PROBEXC PROJETO, durante o período de 10/2020 à 02/2021.
O objetivo do projeto é identificar e apoiar os Guardiões de Sementes Crioulas do Município de Jaçanã-RN através da reintrodução de sementes que estavam extintas. Essa ação contou com a construção de parcerias institucionais com o Sindicato da Agricultura Familiar de Jaçanã (SINTRAF), Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do município, Associação da Chã da Bulandeira, Prefeitura Municipal de Jaçanã e dos Escritórios local e regional da Empresa de Assistência e Extensão Rural (EMATER-RN).
Foi fundamental também, o apoio e a parceria que construímos com AS-PTA Agroecologia da Paraíba, que fez a articulação dos agricultores para a oferta das sementes. As sementes crioulas são carinhosamente chamadas, pelos agricultores da Paraíba, como “Sementes da Paixão”.
O Projeto está sendo executado por Francisco Roberto de Sousa Marques, Coordenador; Jean Gonçalves dos Santos, Extensionista do Escritório local da EMATER e do aluno bolsista do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Campus Picuí – Anderson Ramon Araújo das Neves.