Noticia
Feira de Ciências de Picuí congrega ensino, pesquisa e extensão
Os corredores do Campus Picuí devem ficar movimentados nessa quinta-feira (01) no último dia da Feira de Ciências. Além dos stands que despertam a curiosidade em torno de projetos desenvolvidos pelos alunos, outros ambientes têm atraído a atenção, como as salas temáticas e laboratórios.
O tema este ano da FECAP o bicentenário da Independência foi desenvolvido de diferentes formas. Um grupo de estudantes da Escola Jornalista Itamar da Rocha Cândido, de Cuité, trouxe para a feira dois jogos. O primeiro “Nas trilhas da independência” consiste num jogo de tabuleiro sobre a viagem de D. Pedro que culminou em setembro de 1822 com o grito do Ipiranga. O outro jogo é um bingo histórico com cartelas adaptadas ao conteúdo. O objetivo final é despertar nos alunos o gosto pela história e motivá-los aos estudos.
No laboratório de Física estudantes demonstram através de um trilho de ar como deslocar um corpo (no caso areia) na ausência de forças de atrito. Outro grupo mostra como se dá a incidência de calor em diferentes elementos com base nas cores.
Aproveitando as atividades da Feira de Ciências, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus Picuí promove a V Semana da Inclusão. Segundo a Coordenadora do Napne, Cátia Monteiro, estão sendo desenvolvidas oficinas de música e Libras, além de materiais didáticos na área de Química e um banner na área de deficiência intelectual.
Para a Diretora de Pesquisa da PRPIPG, Dayse Morgana, a participação de expositores externos, vindos de escolas estaduais da região, foi algo inovador na Feira de Ciências. “O tripé ensino, pesquisa e extensão é observado de forma plena, assim como a inovação, a cultura maker, arte e cultura tudo junto, que culminou com a festa da educação, da ciência e tecnologia. O Campus Picuí está de parabéns” concluiu.
A estudante Maria Luíza, do curso de Informática, fala com entusiasmo do trabalho desenvolvido pelo Campus Picuí na questão da sustentabilidade. ”Nós nos envolvemos em muitos projetos na área ambiental, o IFPB é uma instituição bastante atuante, os professores são muito engajados e isso nos motiva” disse.
Hoje no final da tarde acontece a solenidade de premiação da Feira de Ciências, quando serão entregues troféus e medalhas. Nessa sexta-feira haverá a desmontagem de toda a estrutura montada para o evento.
Confira outras fotos da FECAP na página oficial do IFPB no Facebook.
*Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM do IFPB