Noticia
Música e descontração marcam abertura da Feira de Ciência do Campus Picuí
“Este evento proporciona a valorização da ciência que tanto foi contestada durante a pandemia, mostra que o IFPB promove e faz ciência e como ela muda a vida das pessoas”. O depoimento do Diretor Geral do Campus Picuí, José Hermano Filho, traduz a importância da 7ª Feira de Ciências aberta na noite desta terça-feira (29) com a participação da comunidade acadêmica.
A mesa de honra foi composta pelo prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Nicácio Lopes, Diretor do Campus Picuí, José Hermano, Diretor de Ensino, Francinaldo Silva, Coordenadora de Pós-Graduação do Campus Picuí, Jeane Medeiros, e pelo discente Agenor Santos.
As principais descobertas da ciência nas últimas décadas foram mostradas num vídeo dentro do tema da FECAP que é a mesma proposta para a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2022: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.
Em seu discurso o Diretor José Hermano, falou das dificuldades superadas na pós pandemia, ressaltou o potencial de alunos e professores e destacou as principais conquistas do Campus Picuí. “Estamos quase perto de atingir a marca de 7 mil matrículas desde 2009, e dentre os 21 campi do IFPB somos a terceira unidade em número de alunos do integrado” disse.
O Pró-Reitor Nicácio Lopes, que representou a Reitora Mary Roberta, disse que o Campus Picuí é um orgulho para a Paraíba e lembrou que a Feira de Ciências é uma grande vitrine da capacidade criativa da comunidade científica e tecnológica. “Infelizmente o nosso país passou por uma devastadora concepção de contestação da ciência, felizmente essa postura foi banida pela vontade majoritária da população, e agora podemos proclamar que o país viverá novos momentos em que a ciência ocupará o espaço que nunca deveria ter deixado de ocupar” concluiu o gestor.
Lideranças políticas da região também prestigiaram a abertura da FECAP. O Diretor de Cultura da Proexc, Erivan Lopes, e a Diretora de Pesquisa da PRPIPG, Dayse Morgana, integraram a comitiva da reitoria do IFPB.
A parte cultural da noite ficou por conta da apresentação da Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo, que tem 142 anos de existência. Outro destaque foi a 4ª edição do Festival de Intérpretes e Canções do Campus Picuí. O momento de descontração contou com uma apresentação da ex-discente do curso de Geologia, Vanessa Souto, que participou ano passado do “The Voice Brasil.
Em seguida oito intérpretes foram julgados por uma comissão no Festin. Os vencedores na categoria instrumental foram: em 1º lugar Maria Isabel de Barros Azevedo, e em 2º lugar Ítalo Dantas Santos. Na categoria vocal o 1º lugar ficou com Lara Emília, seguida de Letícia Verônica.
Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM do IFPB