Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2024 > 08 > IFPB levará projetos de pesquisa e inovação ao XIV CONNEPI em Belém/PA

IFPB levará projetos de pesquisa e inovação ao XIV CONNEPI em Belém/PA

Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação será de 27 a 29 de agosto. Estudantes de 10 campi estarão representados
por publicado: 12/08/2024 08h43 última modificação: 12/08/2024 08h43

O Instituto Federal da Paraíba vai participar da décima quarta edição do Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (XIV CONNEPI) que será realizada de 27 a 29 de agosto em Belém do Pará sob a temática “Educação tecnológica: conectando regiões, construindo futuros”.

O evento que acontece a cada dois anos será este mês totalmente no formato presencial, já que o último ocorrido em Rondônia em 2022, foi de forma híbrida por causa da pandemia. A delegação do IFPB é composta por 56 estudantes de 10 campi e 28 servidores. Para a Diretora de Pesquisa da PRPIPG, Deyse Morgana, o Connepi é um espaço importante para a troca de experiências. “A expectativa para o evento é grande, estamos nos empenhando em levar uma equipe envolvida em nossos projetos de pesquisa e de inovação, para que possamos fazer intercâmbio de experiências, conhecer o que os outros Institutos da região estão desenvolvendo”.

Dentro da programação constam apresentação de trabalhos, Mostra Tecnológica, Desafio de ideias, palestras, mesas redondas e Mostra Cultural. Este ano o Connepi registrou um recorde de submissão de resumos expandidos. Do IFPB serão 52 apresentações de artigos científicos. Trabalhos que versam sobre temas ligados ao mercado de trabalho, saúde, educação, empoderamento feminino, ecologia, tecnologia e atividade física, entre outros.

Desafio de Ideias

O IFPB tem dois projetos selecionados para o Desafio de Ideias, uma atividade que pretende estimular o empreendedorismo inovador. Do Campus Picuí tem o projeto “SOS Interaction, um jogo de memória de interface eletrônica para auxiliar no tratamento do TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), desenvolvido pelas estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Informática, Ana Laura, Hávyla Santos e Rebeca Costa, sob a supervisão da professora Kassandra Mendes.

O outro projeto é o “NeoConnect: Conecte-se, Inove e Impacte” desenvolvido pelos estudantes Diego Fernandes, Euridyce Carvalho e Lília Melo do Mestrado em Tecnologia da Informação do Campus João Pessoa, alunos egressos do Campus Guarabira. “Trata-se de uma plataforma on-line onde as pessoas vão se conectar, a ideia é mapear os atores, ou seja, as pessoas que participam de projetos dentro da instituição e conectá-las com pessoas de fora da instituição” explica o orientador, o professor do Campus Guarabira, Pedro Henrique. A professora Renata Berenguer, também de Guarabira, integra a equipe auxiliando na modelagem de negócio da startup.

Painel Meninas na Ciência

No Painel Meninas na Ciência a estudante Évelyn Medeiros do Campus Patos vai apresentar o “Bingo dos Racionais”, um jogo de memória que auxilia no aprendizado da matemática. O trabalho conquistou ano passado o 1º lugar no prêmio organizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia – ABENGE.

Já a a estudante Maria Vitória Silva do Campus João Pessoa participará com o trabalho “Desenvolvimento de sensores flexíveis de baixo custo para aplicação na área de reabilitação”. O trabalho se baseia em sensores aplicados em uma luva destinada a reabilitação motora das mãos de pessoas que tiveram sequela decorrente de um AVC.

Batalha de Robôs

O Connepi também abre espaço para uma atividade que mistura estratégia, habilidade técnica e conhecimento em engenharia, mecatrônica e eletrônica. Trata-se da Batalha de Robôs. Uma competição com uma premissa simples: destruir o robô adversário ou incapacitá-lo de continuar a luta, tudo isso em batalhas que duram no máximo 3 minutos.

O Campus João Pessoa estará representado pela equipe GREL IFPB, formada pelos estudantes Iorrana Gonçalves, Luan Amorim, Weslley Silva e Roberto Filho. De Catolé do Rocha tem a equipe HEFESTO com os estudantes Kalebe Ferreira e Joelson Carvalho. A terceira equipe na Batalha de Robôs será a Picuí Robots & Makers, formada pelos estudantes Marcelo de Oliveira, Carlos Eduardo Silva e Jales Monteiro.

Mostra Tecnológica

Para a Mostra Tecnológica o IFPB participará com dois projetos: Do campus Santa Luzia, o estudante Élder Sabino, participará da mostra com o “Solar Tracker: Protótipo de Sistema Fotovoltaico com seguidor solar baseado na plataforma Arduino”.

O processo de criação de uma máquina extrusora para criação de filamentos de impressão 3d, através de resíduos sólidos recicláveis de polimentos termoplásticos” é o projeto do Campus Patos que será apresentado pelos estudantes Iuri Kauã Oliveira e Gabriel Ferreira.

A Mostra Tecnológica tem como objetivo principal fornecer um espaço para a exposição e apresentação de propostas (produtos, protótipos, processos ou serviços) elaboradas por estudantes e/ou servidores da Rede Federal de Educação. Os projetos devem ser de caráter tecnológico inovador, preferencialmente com a possibilidade de manuseio, construção, montagem, experimentação ou exercício de atividade.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, professora Silvana Costa, ressaltou a importância do Connepi para a Rede Federal e da felicidade em levar uma equipe representativa do Instituto.“O IFPB irá com uma grande equipe, o que será possível graças ao esforço dos campi envolvidos, desde os coordenadores de pesquisa, diretores-gerais e de administração, e de nossas diretorias de pesquisa e de inovação da PRAF.

Confira nesse link a programação do CONNEPI 2024.