Destaque
Campus Picuí comemora 15 anos de atividades
Esta quarta-feira (18) foi um dia especial para o Campus Picuí. A unidade comemorou os 15 anos de uma história marcada pela educação de qualidade e impacto social na região do Seridó paraibano. Um legado que começou em 21 de setembro de 2009 em uma sede provisória no bairro JK, e desde 2008 funciona numa sede definitiva no bairro Cenecista, dando suporte a 16 municípios circunvizinhos. Uma solenidade reuniu à noite representantes da comunidade acadêmica e familiares, gestores e autoridades locais.
A cerimônia foi aberta com a formação da mesa de honra composta pela Reitora Mary Roberta; Diretor Geral do Campus José Hermano; Secretária de Assistência Social de Picuí, Rejane Miranda, que representou o prefeito Olivânio Remígio; representante da empresa eólica CTG Brasil, Naomi Akasaka e a representante dos alunos, Antônia Beatriz, medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia.
Em sua fala o Diretor Geral José Hermano destacou alguns avanços conquistados.”Nos últimos dois anos o Campus recebeu quase R$ 4 milhões de reais em investimentos, o que permitiu novos espaços e novos equipamentos. Podemos destacar o ginásio poliesportivo, o campo de futebol society, a nossa futura usina fotovoltaica e a reforma do bloco administrativo. É uma alegria muito grande estar comemorando esses 15 anos, é uma construção coletiva que temos orgulho de fazer parte”.
A reitora Mary Roberta destacou o legado deixado pelos primeiros gestores do Campus Picuí como a professora Verônica Lacerda e o professor Luciano Pacelli e enalteceu o trabalho da atual gestão sob o comando do professor José Hermano e dos diretores Francinaldo Leite e Everton Pontes. “Mas não podemos esquecer o aluno, o servidor, o docente e o técnico-administrativo, que se empenham no dia a dia para que tenhamos resultados positivos” frisou. A reitora lembrou que ao longo desse tempo o campus sempre manteve parcerias com agentes públicos locais, com instituições, empresas e com os parlamentares que contribuíram com emendas. “Parabéns a toda a comunidade de Picuí por confiar a nós, a educação de seus filhos” concluiu.
Dentro da solenidade houve o lançamento do livro ”A História da Memória” com narrativas de estudantes egressos. Os autores da obra são os professores Alexandre José Gonçalves, João Ricardo Ferreira e Antônio de Pádua. Dois novos aplicativos desenvolvidos por alunos do Curso de Sistemas para Internet também foram lançados. Segundo o professor Marcos José o “App Turismo” é um canal de divulgação do que a cidade tem a oferecer para o turismo, já o “App Cidade” tem a ver com a transformação digital, diz respeito a digitalização dos serviços oferecidos pelas prefeituras.
Dentro da programação cultural houve a apresentação da Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo. A noite também foi animada com a declamação de um cordel e apresentações de violino, sax e música por estudantes do Campus Picuí. Prestigiaram o aniversário da unidade o Diretor de Ensino do Campus, Francinaldo Leite, Diretor de Administração e Finanças, Everton Pontes, Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Maria José Batista, além de diretores sistêmicos e diretores gerais dos Campi de Campina Grande, Areia e Soledade.
"Eu fico muito feliz de fazer parte do IFPB em Picuí porque aqui tem um ensino espetacular, a pessoa se sente muito bem acolhida, todas as experiências aqui e todos os conhecimentos que a gente adquire a gente leva para a vida toda" disse a estudante Anna Clara, do Curso de Edificações.
Sobre o Campus
O Campus Picuí oferta o Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, em Sistemas para Internet e Gestão Ambiental; os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Informática, Edificações, Mineração e Geologia, e o Curso Técnico Subsequente em Eletrônica além de ser polo EaD do Curso Superior em Licenciatura em Letras. O Campus possui cerca de 1.400 estudantes, 58 docentes e 27 técnico-administrativos.
Confira o álbum de fotos dos 15 anos do Campus Picuí na página do Facebook oficial
Texto e fotos: Heranir Oliveira- equipe DGCOM