Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação > Notícias > 2024 > 07 > Ecossistema de Inovação participa da BootCamp Virtus-CC

Ecossistema de Inovação participa da BootCamp Virtus-CC

Representantes do IFPB ficaram em 1º e 2º lugares em maratona com foco em startups de hardware e software inteligentes
por publicado: 25/07/2024 18h57 última modificação: 25/07/2024 18h57

Representantes do Ecossistema de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) ficaram em 1º e 2º lugares na I Maratona BootCamp Virtus-CC, ocorrida no dia 24 de julho em Campina Grande. A competição foi realizada pelo Sebrae Paraíba, na agência regional de Campina Grande, em parceria com o Centro de Competência Embrapii em Hardware Inteligente para a Indústria (Virtus-CC).

Em sua primeira edição, a maratona BootCamp Virtus-CC foi coordenada pelo facilitador Lucas Teixeira, tendo como público-alvo, estudantes, empresários e interessados na área de empreendedorismo e inovação. O bootcamp gratuito durou oito horas e teve como foco a criação de startups de hardware e software inteligentes.

Representando o IFPB na competição, estavam: a diretora de Administração de Finanças do Polo de Inovação do Instituto, Maria Cleidenedia Morais Oliveira; o coordenador de Gestão de Projetos do Polo de Inovação do IFPB, Paulo Ditarso Maciel Júnior; e o assessor especial para Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira.

“Foi de suma importância participar da primeira maratona BootCamp Virtus-CC. Primeiro para conhecer o processo realizado por esse parceiro de longa data, o VIRTUS/Embrapii, depois conhecer novos profissionais e interessados pela inovação e empreendedorismo. Mas a maior surpresa foi a nossa equipe ser primeiro lugar na maratona e a de Cleide ser segundo lugar. É um grande mérito para o IFPB”, afirmou Ramiro Manoel. Ele também espera que o Instituto possa, futuramente, sediar uma edição do evento.

Já diretora de Administração de Finanças do Polo de Inovação ficou muito satisfeita em poder vivenciar a experiência inicial de ideação para uma startup. “Podemos vivenciar esses momentos para acrescentar conhecimento aos processos da inovação no Instituto Federal da Paraíba”, disse, acrescentando que foi muito bom poder participar do BootCamp, criando startups de hardware e software inteligentes.

Equipe que ficou em primeiro lugar na maratona 2.jpeg Equipe que ficou em segundo lugar na maratona.jpeg

A I Maratona BootCamp Virtus-CC teve o objetivo de fomentar nos participantes o desenvolvimento de novas habilidades, de modo que eles pudessem adquirir novos conhecimentos e resolver desafios relacionados à inteligência artificial, internet das coisas e análise de dados para a geração de resultados. Segundo os organizadores, ao estimular novas conexões entre os participantes, o Bootcamp Virtus-CC também busca contribuir com a criação de novas startups e modelos de negócios inovadores.

Durante o evento, foram lançados desafios aos participantes em seis áreas: 1. Agricultura: automação e IA para Agricultura Sustentável; 2. Meio Ambiente: Monitoramento e Preservação Ambiental; 3. Energias Renováveis: Inovações para um Futuro Sustentável; 4. Logística & Mobilidade Urbana: Soluções inteligentes para Logística e Mobilidade em Cidades Inteligentes; 5. Gêmeos Digitais para Automação: Gêmeos Digitais para Eficiência e Inovação; e 6. “Auditabilidade” de Processo: Transparência e Confiabilidade para Auditoria de Processos. A banca de avaliação foi composta por Ingridt Milena e Tiago Brasileiro

CONFIRA O RESULTADO DAS EQUIPES VENCEDORAS

1º Lugar - Equipe GRADD INOVAÇÕES
Proposta: Plataforma SAB.er® - ESTUDO REMOTO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO