Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação > Notícias > 2024 > 08 > Estudantes do IFPB e da UFCG participam de hackathon em Campina Grande

Estudantes do IFPB e da UFCG participam de hackathon em Campina Grande

Evento foi executado em parceria com uma empresa especializada em soluções fiscais
por Angélica Lúcio publicado: 26/08/2024 15h06 última modificação: 26/08/2024 15h06

Estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participaram de um hackathon, no dia 20 de agosto, com foco em ETL (Extração, Transformação e Carregamento). O evento foi realizado em parceria com a empresa Synchro, especializada em soluções fiscais. Cinco equipes participaram da maratona, e o time vencedor foi o QArma,.

No 1º Hackathon ETL dos laboratórios IDE.IA (Laboratório do IFPB do Campus Esperança) e LSI (Laboratório de Sistemas de Informação da UFCG), os participantes foram convidados a criar uma ferramenta de ETL personalizada para a Synchro, a qual contemplasse várias origens diferentes e com um único formato de destino, permitindo o gerenciamento e a integração de dados de maneira eficiente para as necessidades específicas da empresa.

Realizada em Campina Grande, a maratona contou com a presença de três executivos da Synchro: Antônio Calandriello, diretor de Engenharia de Software; Wildemberg Prado Lopes, gerente de Desenvolvimento de Software; e Ricardo Boaretto, gerente de Estratégia e Planejamento.

A banca avaliadora do hackathon foi composta por Hugo Feitosa Figueiredo, Henrique Cunha e André Atanásio (professores do IFPB); Antônio Calandriello e Wildemberg Prado Lopes (executivos da Synchro); e Thiago Moura (mestrando da UFCG). A professora Anne Karine Alves (do IFPB Campus Esperança) também acompanhou o evento.

Além de prestigiar os estudantes, os representantes da  Synchro apresentaram aos presentes as propostas das atividades que serão desenvolvidas na fase inicial do projeto IFPB4Synchro, realizado em parceria com a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). O projeto IFPB4Synchro, uma iniciativa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)  desenvolvida de forma conjunta entre o IFPB e  a empresa Synchro, conta com a atuação de 32 estudantes, 9 profissionais e 6 servidores.

Estudantes do IFPB e da UFCG participam de hackathon ETL em Campina Grande (3).jpg

Conheça as equipes participantes

Equipe 1: Syntese - Andreza Santana (UFCG), Gabriel Dantas (UFCG), Vinicius Ferreira (UFCG), Lucas Belmiro (UFCG) e Thayane Stheffany (UFCG).

Equipe 2: Bytes & Bugs INC -  Ayrton Dantas (IFPB), Anne Fernandes (IFPB), Anderson Nóbrega  (IFPB), Hércules de Sousa (IFPB), Maria Eduarda Pereira (IFPB).

Equipe 3: QArma (campeã do hackathon) - Danilo Ferreira de Lucena (IFPB), Regina Letícia Santos Felipe (IFPB), Pedro Henrique Silva Da Costa Gregório (IFPB), Sabrina Carlos Costa  (IFPB), Francisco Igor de Lima Mendes (UFCG).

Equipe 4: Synchronized - Cristóvão Cândido Neto (UFCG), Ezequias de Oliveira Rocha (UFCG), Ismael Silva Neto (UFCG), Suelen Felix (UFCG)

Equipe 5: N'Sync - José Henrique (IFPB), Luiza Bruna Apolinario Ribeiro (IFPB), Myrlla Pereira (IFPB), João Pedro (IFPB), Allan Bastos(IFPB).

Parceria entre instituições foi fundamental para o êxito do evento

Conforme os organizadores do 1º Hackathon ETL dos laboratórios IDE.IA e LSI, o evento foi enriquecedor para todos os bolsistas (estudantes, servidores e colaboradores externos), proporcionando um ambiente de aprendizado, troca de conhecimentos, experiências e integração entre as equipes. Para eles, a colaboração entre as instituições e a empresa parceira foi fundamental para o sucesso do hackathon, que estimulou a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas.

“O evento fortaleceu a parceria entre o IFPB, a UFCG e a Synchro, promovendo o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação de alto impacto", afirmou Hugo Feitosa, coordenador do Projeto IFPB4Synchro e professor do IFPB Campus Esperança. Também integram o projeto os docentes Fabio Gomes de Andrade, do IFPB Campus Cajazeiras, e Helltonn Winicius Patrício Maciel, do IFPB Campus Esperança.

Já Erick Melo,  coordenador da Unidade Embrapii do IFPB e diretor-geral do Polo de Inovação, avalia que o Hackathon ETL foi uma oportunidade única para os bolsistas do Instituto aplicarem seus conhecimentos e desenvolverem soluções inovadoras em colaboração com a indústria.

SAIBA MAIS - A Synchro é uma empresa que desenvolve soluções de software com foco na área tributária e fiscal. Seus clientes são grandes empresas, com atuação em todo o território nacional, e um grande desafio está na emissão de notas fiscais, conforme o padrão das mais de 5.500 prefeituras do Brasil. Atualmente, a empresa dispõe de um sistema próprio, chamado DFe, para lidar com a complexidade de gerar as notas fiscais para cada prefeitura onde seus clientes atuam.

Angélica Lúcio (Jornalista da DGCOM/IFPB)