Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação > Notícias > 2024 > 08 > Representantes do Ecossistema de Inovação do IFPB participam da 5ª CNCTI

Noticia

Representantes do Ecossistema de Inovação do IFPB participam da 5ª CNCTI

Evento debateu o papel da CT&I no país e as perspectivas para os próximos dez anos
por Angélica Lúcio publicado: 02/08/2024 15h31 última modificação: 02/08/2024 15h31

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI), realizada em Brasília-DF entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, contou com a presença de representantes do Ecossistema de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O encontro é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo ministério.

Com o tema “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”, a 5ª CNCTI contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de abertura, que foi acompanhada de forma virtual por 5 mil pessoas via YouTube.

O maior encontro de CT&I do país atraiu grande público. Para se ter ideia da dimensão da conferência, no primeiro dia de programação, a 5CNCTI reuniu mais de 15 mil pessoas presencialmente e no formato virtual.

Dentre elas, havia diversas autoridades nacionais e internacionais, entre ministros de Estado, governadores, secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, cientistas, pesquisadores, empresários, indígenas, estudantes, dentre outros profissionais do universo da ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação.

IFPB participa da 5 Conferência Nacional de CT &I - Foto _Moacir Evangelista_Conif 1.jpg

Espaço de grande aprendizado e troca de conhecimentos

O Ecossistema de Inovação do IFPB foi representado na conferência pela pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), Silvana Costa (que esteve no evento em nome da reitora Mary Roberta Meira Marinho), e pelo assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo da PRPIPG, Ramiro Manoel Pereira.

Para Silvana Costa, participar da 5CNCTI foi muito gratificante, uma vez que o evento se configurou como um espaço de grande aprendizado e de compartilhamento de conhecimento, nas mais diversas áreas. Ela explicou que o IFPB participou das conferências preparatórias, em nível estadual e regional, contribuindo para as discussões e propondo sugestões na temática da ciência, tecnologia e inovação para a construção de um Brasil mais justo, sustentável e inclusivo.

“É de relevada importância ocupar esses espaços e trazer para o IFPB o conhecimento adquirido que nos possibilite melhorar as nossas políticas internas para contribuir com essa construção. A fala do presidente Lula na abertura nos convoca a construir um Brasil que seja mais inclusivo. Que possamos fortalecer nossas ações nesse sentido. Ciência, tecnologia e inovação, mas sempre com um olhar de inclusão social”, afirmou a pró-reitora.

Já o assessor especial Ramiro Manoel disse que a 5CNCTI foi um importante palco para discutir e propor políticas públicas para ciência, tecnologia e inovação com foco nos próximos dez anos. “Foram três dias muito intensos de discussões. Participamos ativamente das conferências estaduais e da regional Nordeste, em que tive a honra de ser um dos relatores”, disse. Ele ainda ressaltou a necessidade de se alertar “para as assimetrias de fomento entre as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e o Sudeste e Sul, bem como as assimetrias estaduais, onde há uma concentração nas capitais e cidades polos do interior.

SAIBA MAIS - A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação foi lançada pelo presidente Lula em 12 de julho de 2023, por meio do Decreto Presidencial Nº 11.596. O encontro teve como principal objetivo discutir com a sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) até 2030, com recomendações para os próximos 10 anos. 

Anteriormente à 5CNCTI, foram realizadas conferências preparatórias nas modalidades Livres, Temáticas, Distritais, Municipais, Estaduais e Regionais em todo o Brasil. Tais encontros reuniram mais de 70 mil pessoas, presencial e remotamente, com milhares de recomendações sugeridas num espaço importante de diálogo para refletir sobre o papel da CT&I e das políticas públicas que serão estratégicas para o Brasil até 2030.

Para mais informações, acesse aqui

*Angélica Lúcio/jornalista do IFPB - Com informações de Ramiro Manoel | Crédito das imagens: Moacir Evangelista/Conif