Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação > Notícias > 2024 > 09 > IFPB realiza nova certificação do Programa Capacitação 4.0

IFPB realiza nova certificação do Programa Capacitação 4.0

Formação tem como foco o desenvolvimento de soft skills pelos participantes
por Angélica Lúcio publicado: 25/09/2024 15h00 última modificação: 25/09/2024 19h27

Uma cerimônia simples, mas com muito significado, marcou a certificação da terceira turma do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) concluinte do Programa de Apoio à Capacitação 4.0 da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

Realizada na terça-feira à noite (24 de setembro) no auditório do curso de Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa, a solenidade contou com pronunciamento de autoridades do Instituto, apresentação dos resultados técnicos dos dois Projetos espelhos (projeto Capacita Edge 5G e  projeto Smart Play) e entrega de certificados. No fim do evento, foi servido um lanche aos presentes, para confraternização entre mentores, estudantes e convidados.

Em seu segundo ciclo anual, o programa certificou, por meio da Unidade Embrapii do IFPB, 23 alunos  e alunas, que receberam capacitação em soft skills e agora estão prontos para novos voos. Atualmente, as soft skills estão entre as habilidades mais valorizadas e procuradas pelo mercado de trabalho.

“A Capacitação 4.0 é um programa da Embrapii que visa à formação das soft skills. A gente forma também algumas hard skills, algumas habilidades técnicas, mas o foco principal não é esse. O foco principal é formar o trabalho em equipe, a liderança, a criatividade e tantas outras soft skills que hoje são tão necessárias ao mercado de trabalho”, explicou o professor Michel Dias, que participou da solenidade como diretor-substituto do Polo de Inovação.

Durante um ano, conforme Michel Dias, os alunos se envolveram com atividades derivadas de projetos reais, para que pudessem desenvolver habilidades sociais. Para isso, os participantes do curso foram acompanhados por mentores. “Havia tanto mentores que englobavam as hard news, como Heremita Brasileiro e Petrônio Medeiros, como mentores relacionados à parte especificamente de soft skills e de aprendizagem baseada em projetos, como os professores Alexandre D’ Andrea e Narjara Silva”, afirmou Michel Dias.

O diretor-substituto do Polo de Inovação acrescentou que a expectativa é que, em meados de 2025, ocorra a formação de uma nova turma de Capacitação 4.0 no IFPB. “E esses alunos que se formaram agora, provavelmente, serão considerados para a participação em projetos reais, uma vez que já passaram por essa formação”, complementou Michel Dias.

Solenidade de certificação do Programa Capacitação 4.0 no IFPB 6.jpeg

Dentre os estudantes que participaram da capacitação, estava a aluna Juliana Alencar, do curso de Sistemas para Internet. Ela compôs a mesa de abertura da solenidade e falou em nome dos demais discentes. “Foram 12 meses de muito aprendizado, que será levado para o mercado de trabalho. E isso será um grande diferencial”, disse.

Para o professor Alexandre D’Andrea, a noite de entrega dos certificados é um momento de muita satisfação. ”Estou muito satisfeito com o desempenho de vocês. Agora, é hora de relaxar, de olhar para trás e ver o que vocês conquistaram”, afirmou.

Representando a Direção-geral do Campus João Pessoa, o professor Jobson Louis Brandão participou da solenidade e ressaltou a importância dessa e de outras certificações, para a mudança de vida das pessoas. “São momentos como esse que reconhecem o esforço de todos e de todas para uma educação que transforma”, destacou.

Por fim, o diretor da Editora IFPB, Ademar Gonçalves, na ocasião representando a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), relembrou os 115 anos do Instituto Federal da Paraíba, comemorado em 23 de setembro, e parabenizou todos os estudantes. “Desejo que todos aqui possam utilizar esse conhecimento não só no intuito profissional, mas também pessoal. As empresas precisam de pessoas diferenciadas no mundo do trabalho”.

Solenidade de certificação do Programa Capacitação 4.0 no IFPB 2.jpeg  Solenidade de certificação do Programa Capacitação 4.0 no IFPB 4.jpeg

SAIBA MAIS - O Programa de Apoio à Capacitação 4.0 da Embrapii é um programa de formação de recursos humanos para  PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). No IFPB, o programa no modelo atual está no segundo ciclo anual de execução.  O objetivo do programa é prover a capacitação em soft skills via PBL (Problem Based Learning ou Project Based  Learning) a discentes em formação nos níveis de ensino médio, graduação, ou pós-graduação (mestrado ou doutorado), visando à atuação dos(as) alunos(as) em pesquisa aplicada, voltada para a  indústria e na área de competência da Unidade credenciada pela Embrapii.

A carga horária total da capacitação nos 12 meses de duração é de 516 horas  para os alunos do técnico e de 636 horas para os alunos da graduação e pós-graduação. Ao longo do programa, os alunos e alunas participantes adquirem competências diversas, por meio de práticas que estimulam habilidades socioemocionais, pensamento crítico e inovação, criatividade, originalidade, iniciativa, resolução de problemas complexos, liderança, empreendedorismo e inteligência emocional.

Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM/IFPB