Noticia
Unidades Embrapii e BNB discutem possibilidade de parceria para 2025
As Unidades da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) na Paraíba e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) podem desenvolver ações conjuntas em 2025. Tal cenário foi discutido durante um encontro que reuniu técnicos do BNB e representantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Realizada no dia 16 de dezembro no Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB, a reunião contou com a participação do Polo de Inovação do IFPB, do Virtus/UFCG e do Nutes/UEPB. No encontro (cuja abertura foi feita pelo assessor especial para Inovação e Empreendedorismo do IFPB, Ramiro Manoel Pereira), as unidades Embrapii presentes puderam estreitar o relacionamento com o BNB, na ocasião representado pelas técnicas Keke Roseberg e Emmanuela Lemos Felinto.
A primeira apresentação foi realizada pelo representante da Unidade Embrapii Núcleo de Tecnologias Estratégias em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba Nutes/UEPB, Misael Elias de Morais. Ele citou que a unidade é centro de referência para pesquisa, desenvolvimento, produção, inovação e prestação aplicada de serviços tecnológicos relacionados à saúde. Morais aproveitou a ocasião para apresentar diversos produtos desenvolvidos.
Em seguida, o representante da Unidade Embrapii CEEI/UFCG (Centro de Competência em Hardware Inteligente para a Indústria), Gutemberg Gonçalves dos Santos Júnior, falou sobre o objetivo de desenvolver competências para atender aos desafios tecnológicos empresariais, estimulando a interação com o setor industrial e atuando como instrumento de política pública estruturante para orientar e ampliar o desenvolvimento de soluções em áreas estratégicas. Gutemberg Gonçalves ainda apresentou a área de atuação da unidade: Componentes Físicos; Componentes de Conectividade; Infraestrutura de Aplicações; Segurança da Informação e das Comunicações.
A terceira apresentação foi realizada pelo representante da Unidade Embrapii na área de Sistemas para Manufatura do Polo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba IFPB, Erick Melo. Ele apresentou a unidade, que envolve desde logística e engenharia de produção até o suporte à gestão de processos, passando por mecânica e robótica, com software para auxílio à manufatura; dispositivos eletrônicos para suporte à indústria e apoio à decisão na manufatura, apresentando projetos desenvolvidos.
BNB foi uma das primeiras instituições públicas a ter um hub
Durante a reunião, os representantes do BNB também falaram sobre os diversos produtos da instituição e as possibilidades de parcerias e de convergências de atuação. “Para o Banco do Nordeste, conhecer as ações realizadas pelas Unidades Embrapii no Estado da Paraíba é muito importante. O BNB é uma das primeiras instituições públicas a ter um hub de Inovação em sua estrutura com o propósito de promover a inovação em sua área de atuação e dentro do próprio Banco”, comentou Keke Roseberg, gerente Executivo Estadual de Negócios Urbanos do Escritório de Apoio à Superintendência Estadual da Paraíba do BNB.
“Nosso impacto já é amplamente conhecido com relação à aplicação dos recursos financeiros em nossa área de atuação. Além disso, nosso objetivo é ampliar a produtividade, inovação e competitividade de todos os nossos clientes. Para tanto, parceiros como o Embrapii são fundamentais”, acrescentou.
Emmanuela Lemos Felinto, gerente de Negócios do Escritório de Apoio à Superintendência Estadual da Paraíba, também vê de forma muito positiva uma parceria entre as Unidades Embrapii e o BNB. "Com nossas expertises unidas, temos potencial para contribuir enormemente na ampliação dos inúmeros projetos apoiados no estado, fortalecendo nossas empresas conterrâneas”, declarou, destacando que tal iniciativa tem potencial para fortalecer o ecossistema de inovação paraibano.
A reunião entre as Unidades Embrapii na Paraíba e o BNB também contou com a participação de Maria Cleidenedia Morais e de Salomão Medeiros, respectivamente diretora de Administração de Finanças e coordenador de Prospecção, Negociação e Elaboração de Projetos do Polo de Inovação, além de Valdecir Teófilo Moreno, diretor-geral da NEO IFPB Agência de Inovação.
DGCOM/IFPB - Com informações de Ramiro Manoel