Noticia
Ecossistema de Inovação do IFPB participa de encontro do BNB em Sousa
Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e a inovação na região de Sousa, no Sertão da Paraíba, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Comitê Gestor Territorial realizaram uma reunião estratégica no dia 30 de janeiro. O encontro teve como foco principal a execução, o monitoramento e a avaliação dos resultados do Plano de Ação Territorial do Polo Industrial de Sousa - Vale do Piranhas.
Realizado no município de Sousa, o encontro contou com a participação ativa do Ecossistema de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), representado por Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, assessor especial para inovação e empreendedorismo, e Francisco Tibério Felismino de Araújo, professor e agente de inovação do Campus Sousa.
A iniciativa integra o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter/BNB), que incorpora um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais. Entre elas, destacam-se a construção e a implementação de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, o fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais, além da integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.
Conforme Ramiro Manoel, o evento foi considerado um marco para a consolidação de parcerias estratégicas na região. Ele avalia que, com o engajamento de todos os envolvidos, as perspectivas para o fortalecimento do arranjo produtivo local são promissoras. “Temos um Polo de Inovação, credenciado como Unidade Embrapii para Sistema de Automação de Manufaturas, que pode potencializar a inovação do arranjo produtivo local”, comentou o assessor especial do IFPB.
Já o professor Francisco Araújo ressaltou na reunião que o IFPB é um parceiro-chave para continuar contribuindo com pesquisas, capacitação e suporte técnico às iniciativas locais. “Reforçamos a importância da colaboração entre instituições acadêmicas, setor produtivo, HUB de inovação e agentes financeiros para criar um ambiente propício à inovação e ao crescimento sustentável", disse.
Encontro reuniu atores do setor produtivo e acadêmico
Importantes atores do setor produtivo e acadêmico de Sousa-PB participaram da reunião promovida pelo BNB, destacando o papel do ecossistema de inovação na promoção do desenvolvimento regional. Além do Instituto Federal da Paraíba, o encontro contou com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande, Federação das Indústrias da Paraíba, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entre outros.
Durante as discussões, ficou evidente a sinergia entre as iniciativas do BNB e o potencial do Ecossistema de Inovação Dino Valley, do IFPB, para fomentar o desenvolvimento econômico e tecnológico da região. “Agradecemos a participação de todos e desejamos que o Prodeter possa dar continuidade ao desenvolvimento local, onde o Banco do Nordeste coloca-se como um indutor importante”, disse Kamilla Nouri, gerente do BNB em Sousa.
Representando o IEL, Karina Ribeiro comentou durante o evento que o Programa Jovem Aprendiz é um projeto que prepara jovens para o mercado de trabalho, oferecendo qualificação profissional e oportunidades de emprego. “Ele está à disposição das empresas e indústrias locais em diversas modalidades de especialidades”, disse.
DGCOM/Reitoria com informações de Ramiro Manoel