Metodologia
PROCESSOS e PROCEDIMENTOS
A comissão de Autoavaliação do PPGTI desenvolveu instrumentos para coleta de dados da dimensão discente e docente. Os dados para acompanhamento discente e docente são coletados através do instrumento de formulário eletrônico e são preenchidos pelos discentes e docentes em prazos pré-estabelecidos.
Metodologia para a dimensão discente
Os discentes precisam preencher os formulários ao final do primeiro semestre (6º mês), ao final do segundo semestre (12º mês), ao final do terceiro semestre (18º mês), ao final do quarto semestre (24º mês), ao final do 30º mês e ao final do 36º mês (discentes que solicitam prorrogação). Os discentes que concluem o mestrado também preenchem um formulário específico. Os formulários, por turma, são organizados em uma página específica da Internet. As matrículas semestrais são condicionadas ao acompanhamento discente através do preenchimento dos formulários.
Formulários de acompanhamento discentes do PPGTI. Os formulários foram convertidos em um arquivo .pdf para que pudessem ser compartilhados, uma vez que os formulários são compartilhados somente com os e-mails institucionais academico.ifpb.edu.br ou ifpb.edu.br:
Primeiro Semestre (primeiros 6 meses)
https://drive.google.com/file/d/1CHU0o_bMty6l7ZEINRhJqbEnt2Jx_0fy/view?usp=sharing
Segundo Semestre (após 12 meses)
https://drive.google.com/file/d/1oQqiYQfSMmdzVAyajc31aRPqF3QPGKEw/view?usp=sharing
Terceiro Semestre (após 18 meses)
https://drive.google.com/file/d/1Tj4KIwp-nduSVeoB0uYti4kvfD4dPU0M/view?usp=sharing
Quarto Semestre (após 24 meses)
https://drive.google.com/file/d/11DtqJhD1naBjIWU_Y6tDE07NaPW9XO7O/view?usp=sharing
Estudantes em prorrogação (após 30 meses)
https://drive.google.com/file/d/1y239lbXJh1A1gpRSqqUetA5vBqL2CITx/view?usp=sharing
Estudantes que concluíram o curso
https://drive.google.com/file/d/1I7SiXSADAlravHAmc5Xwg9tPYaZ2DsTY/view?usp=sharing
Após o preenchimento dos formulários por todos os discentes, um membro da comissão de autoavaliação é responsável por compilar as respostas e gerar um relatório, que fica disponível na página do curso. A partir do relatório, a comissão analisa a situação dos discentes, elencando os que estão em situação de desligamento segundo o regulamento do curso. Todas as decisões de desligamento são analisadas pelo colegiado do curso, ouvindo os discentes e seus orientadores. A coordenação também agenda uma reunião com todos os discentes para discutir os resultados e ouvi-los sobre suas demandas e sugestões.
Metodologia para a dimensão docente
A dimensão docente inclui dois instrumentos de avaliação, um anual, cujo objetivo é dar subsídio à coordenação para a coleta da avaliação quadrienal no Sucupira, e outro, semestral, cujo foco é a avaliação dos docentes pelos discentes no que tange ao ensino (disciplinas cursadas). O primeiro instrumento almeja coletar informações acerca da produção científica, produção técnica, questões relacionadas a integração com a graduação, com o mercado de trabalho, com internacionalização, inserção e impacto social. O segundo instrumento almeja coletar as opiniões dos discentes em relação as disciplinas cursadas no PPGTI.
A comissão de autoavaliação se reúne pelo menos uma vez por mês, discutindo questões inerentes à comissão, usualmente instigada por demandas do colegiado do curso. Os dados coletados através do instrumento formulário subsidiou as informações apresentadas nesta proposta sobre o Corpo Docente, bem como levantou a percepção dos docentes quanto aos discentes, coordenação, PRPIPG, Coordenação de Pesquisa do Campus João Pessoa e sobre si mesmo. O instrumento de avaliação do ensino pelos discentes foi uma sugestão do docente do PPGTI Dênio Mariz Timóteo de Souza, que o aplicou em suas disciplinas no ano de 2019 e 2020. Por decisão do colegiado, decidiu-se institucionalizar o instrumento para todo o programa a partir de 2020, não sendo obrigatória sua aplicação.
Formulário de Autoavaliação Docente para suporte à Coleta da Avaliação Quadrienal
https://drive.google.com/file/d/12fH1p-POdZXuW5L6s-JAGYwLcejcHDCN/view?usp=sharing
Formulário de Avaliação das disciplinas pelos discentes
https://docs.google.com/forms/d/1Hfw-y015mlO9SQg6qnC-qN6qjHLp1Cdt-dP5uHqON_0/edit?usp=sharing
O formulário de autoavaliação docente foi aplicado pela primeira vez em janeiro de 2021 em relação ao ano de 2020, sendo um instrumento essencial de ajuda no preenchimento da proposta da coleta Sucupira. Um relatório resumido foi elaborado com base nas respostas coletadas de todos os docentes permanentes e colaboradores e está disponível na página do PPGTI, informações mais detalhadas estão disponibilizadas nesta proposta, que também será publicada na página do curso.