Área de Concentração & Linhas de Pesquisa
Área de Concentração: Tecnologia da Informação
Área de Avaliação na CAPES: Computação
Linhas de Pesquisa:
Gestão e Desenvolvimento de Sistemas (GDS)
A Linha de Pesquisa Gestão e Desenvolvimento de Sistemas (GDS) envolve a investigação aprofundada, a proposição inovadora, a aplicação prática e a avaliação crítica de metodologias e técnicas da Computação no contexto da gestão e desenvolvimento de sistemas para cadeias produtivas complexas e dinâmicas. O escopo de GDS inclui não apenas a evolução do estado da arte, mas também a busca constante por práticas inovadoras que possam avançar com a forma como a gestão e o desenvolvimento de sistemas são concebidos e implementados. Por meio de uma abordagem multidisciplinar e orientada para resultados, são explorados detalhadamente processos, métodos, técnicas, ferramentas e tecnologias utilizadas nas diversas fases do ciclo de vida do software. Dessa forma, áreas-chave como planejamento de projetos, análise de requisitos, codificação de soluções, execução de testes, controle e garantia de qualidade e avaliação de usabilidade e experiência do usuário são minuciosamente examinadas, visando não apenas a excelência técnica, mas também a inovação constante e a adaptação às rápidas mudanças no ambiente tecnológico. Esta linha de pesquisa abrange subáreas da Computação como Desenvolvimento e Gerenciamento Ágil de Software, Interação Humano Computador, Informática na Educação, Gamificação, Inteligência Artificial Aplicada ao Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação e Engenharia de Software aplicada à Indústria de Manufatura.
Redes e Sistemas distribuídos (RSD)
A Linha de Pesquisa Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (RSD) abrange desafios e aspectos das diferentes camadas de redes, o que inclui, por exemplo, avaliação de tecnologias de redes sem fio e desenvolvimento de middlewares para sistemas distribuídos. As pesquisas realizadas nesta linha buscam soluções inovadoras para problemas reais encontrados nas cadeias produtivas, por meio da proposição, investigação e avaliação de protocolos, mecanismos e tecnologias relacionados a desafios de segurança, escalabilidade, desempenho, qualidade de serviço, entre outros. As pesquisas podem envolver a implementação, avaliação e validação de soluções e provas de conceito, por meio de estudos experimentais e de simulação. São temas subjacentes de pesquisa as técnicas de projeto, implementação, gestão e operação eficiente e segura de redes e serviços, desenvolvimento e avaliação de tecnologias e sistemas de Internet das Coisas (IoT), redes definidas por software (SDN), virtualização de funções de rede (NFV), programabilidade no plano de dados, infraestrutura de servidores, ambientes de computação móvel, computação na borda, computação em nuvem, roteamento na Internet, redes móveis (5G/6G), offloading de funções de rede e orquestração inteligente de serviços.
Ciência de Dados e Inteligência Artificial (CDI)
A Linha de Pesquisa Ciência de Dados e Inteligência Artificial (CDI) envolve estudos, proposições e aplicação de estratégias de gerenciamento e análise de dados e o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial de modo a assistir tomadas de decisão. A linha de pesquisa CDI é baseada em estudos e métodos de campos do conhecimento tais como Estatística, Gerenciamento de Dados, Mineração de Dados, Aprendizado de Máquina, Aprendizado Profundo, Processamento de Linguagem Natural, e Algoritmos e Otimização. As pesquisas subjacentes podem estar associadas à coleta, tratamento, integração, armazenamento e análises de dados, assim como à criação, avaliação de algoritmos, modelos e sistemas que podem aprender, raciocinar, reconhecer padrões, tomar decisões e interagir de maneira inteligente com humanos e com o ambiente. As soluções desenvolvidas por meio desta linha buscam inovações normalmente aplicadas a diferentes realidades das cadeias produtivas e da sociedade atreladas a domínios diversos tais como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Finanças, entre outros.