Você está aqui: Página Inicial > ppgti > Programa > FAQ - Orientações aos discentes

FAQ - Orientações aos discentes

por 1508373 publicado 02/06/2021 21h23, última modificação 14/02/2025 13h45

1. Como acessar pela primeira vez o SUAP? Como criar o e-mail acadêmico? Como abrir um processo eletrônico no SUAP?

 

Orientações por meio dos vídeos seguintes: 

Primeiro acesso ao SUAPhttps://drive.google.com/file/d/17nxVegzTR0zcAih-bWavNi489BE9RSp5/view?usp=sharing
Criação do e-mail acadêmico https://drive.google.com/file/d/1A2tknxcA3LlKrHcBX8xRbsomujAfYm_h/view?usp=sharing
Abertura de processos eletrônicos https://drive.google.com/file/d/1tQEAFgABOdUZWJ3cf3SdbuYIDH4B9oaw/view?usp=sharing

 

2. Como pedir aproveitamento de estudos no SUAP? Disciplinas podem ter sido cursadas como aluno especial no PPGTI ou em outro mestrado.

 

O SUAP possui uma funcionalidade específica para que discentes solicitem aproveitamento de estudos. Um tutorial simples foi elaborado explicando o passo a passo de como solicitar o aproveitamento.

https://drive.google.com/file/d/15vr-B_yzWPZ-dIhGJrmkR9OKi9bRQUpF/view?usp=sharing

 

3. Quais são as principais atividades obrigatórias do curso de mestrado profissional em tecnologia da informação? O que devo cumprir?


Durante o curso, o discente deve cumprir as seguintes atividades obrigatórias:

  • Obtenção de créditos: Cursar e obter aprovação em disciplinas de nível de pós-graduação stricto sensu;

  • Prova de proficiência: Aprovar-se em exame de proficiência em, pelo menos, uma língua estrangeira. O certificado deverá ser entregue via processo eletrônico encaminhado à Coordenação do PPGTI. 

  • Exame de Qualificação: Elaborar, defender e ser aprovado no Exame de Qualificação e Proposta do Mestrado;

  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Elaborar, defender e obter aprovação no TCC.

4. O PPGTI possui modelos de documento de Qualificação e TCC?

 

Os modelos de documento de Qualificação e TCC do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação, seja em formato Microsoft Word ou LaTex, podem ser encontrados no Menu Documentos > Qualificação e TCC.

 

5. Em quais modalidades o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) do Mestrado pode ser apresentado? 


O TCC pode ser estruturado e apresentado em uma das três modalidades:

  • Dissertação de mestrado e submissão e/ou aceite de um artigo científico completo, como primeiro autor, em conferências ou periódicos com qualis da área da Computação;

  • Registro de depósito de patente e artigo completo, como primeiro autor, oriundos do seu trabalho de mestrado, com artigo aceito em conferência ou periódico com qualis restrito ou equivalente na área de Computação;

  • Registro de programa de computador e artigo completo, como primeiro autor, oriundos do seu trabalho de mestrado, com artigo aceito em conferência ou periódico com qualis restrito ou equivalente na área de Computação.

6. Qual o prazo máximo para realização da Qualificação do mestrado e como solicitar o agendamento?


O prazo máximo para realizar a defesa do Exame de Qualificação é de 15 meses a partir do ingresso no curso, podendo ser prorrogado por até 3 meses mediante requerimento à Coordenação do PPgTI.

O agendamento deve ser solicitado pelo discente ou orientador através de um formulário específico, via email, encaminhado à Coordenação do Curso e à Secretaria (SAC), com pelo menos 15 dias de antecedência. A participação da banca deve ser previamente confirmada pelo orientador.

O formulário para agendamento está disponível no Menu Documentos > Documentos e requerimentos.


7. Como solicitar o agendamento da defesa de TCC?


O agendamento deve ser feito pelo discente ou orientador através de um formulário específico, com no mínimo 15 dias de antecedência. Além disso, é necessário anexar:

  • Comprovante de submissão, aceite ou publicação de artigo completo da pesquisa do mestrado;

  • Documentação do pedido de patente ou registro de programa de computador (se aplicável). 

O formulário para agendamento está disponível no Menu Documentos > Documentos e requerimentos.

8. É permitido o trancamento de disciplinas? Como solicitar? 


Sim, o trancamento de disciplinas é permitido desde que não tenham sido concluídos 30% das atividades da disciplina. O pedido deve ser feito por meio de um requerimento justificativo, assinado pelo discente, com a anuência do orientador.


9. Como solicitar o trancamento do curso? Qual o prazo? 


O trancamento do curso pode ser solicitado por um período de até 6 meses, sem impacto no tempo total de conclusão do mestrado. O pedido deve ser formalizado por meio de um requerimento justificativo, assinado pelo discente com a anuência do orientador. Deve-se enviar a solicitação via processo no SUAP.  

Importante: O trancamento não é permitido no primeiro período letivo após a seleção.


10. Sou egresso ou fui aluno especial do PPGTI, como obter os planos de ensino das disciplinas cursadas?

 

Todos os planos de ensino de todas as disciplinas e de todos os semestres podem ser encontrados no Menu Documentos > Planos de Ensino. Todos estão com as assinaturas digitais autenticadas pelo Governo Federal - gov.br. 

 

11. Defendi a dissertação/TCC, como solicitar o diploma do Mestrado?

 

Um documento com as orientações para solicitação do diploma do Mestrado, bem como os documentos necessários para inclusão no processo, podem ser encontrados em Documentos > Solicitação de Diploma. Leia as orientações detalhadamente.

 

12. Quais prorrogações de curso posso pedir? Quando? 


O discente poderá solicitar até duas prorrogações de seis meses, após completar 24 meses de curso (prazo padrão para conclusão do mestrado). 

O pedido de prorrogação, por 6 (seis) meses, deve ser solicitado até o final do 23º mês do curso, podendo ser solicitada a extensão por mais um semestre através de um novo pedido (até o 29º mês do curso).

O pedido para prorrogação do tempo máximo para conclusão do Mestrado deverá ser efetuado através de um requerimento justificativo, feito pelo discente e dirigido ao coordenador, com o visto e anuência do professor orientador. Os pedidos serão julgados pelo colegiado, podendo deferi-lo ou indeferi-lo.