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FAQ - Orientações aos discentes

por 1508373 publicado 02/06/2021 21h23, última modificação 22/02/2022 08h51

1. Como acessar pela primeira vez o SUAP? Como criar o e-mail acadêmico? Como abrir um processo eletrônico no SUAP?

 

A servidora administrativa do PPGTI Gabriela Souza de Araújo Albuquerque criou três vídeos orientando os alunos sobre como acessar o sistema acadêmico SUAP pela primeira vez, como criar o e-mail acadêmico e como abrir um processo eletrônico através do SUAP.

Primeiro acesso ao SUAPhttps://drive.google.com/file/d/17nxVegzTR0zcAih-bWavNi489BE9RSp5/view?usp=sharing
Criação do e-mail acadêmico https://drive.google.com/file/d/1A2tknxcA3LlKrHcBX8xRbsomujAfYm_h/view?usp=sharing
Abertura de processos eletrônicos https://drive.google.com/file/d/1tQEAFgABOdUZWJ3cf3SdbuYIDH4B9oaw/view?usp=sharing

 

2. Como pedir aproveitamento de estudos no SUAP? Disciplinas cursadas como aluno especial no PPGTI ou em outro mestrado.

 

O SUAP possui uma funcionalidade específica para que discentes solicitem aproveitamento de estudos. Um tutorial simples foi elaborado explicando o passo a passo de como solicitar o aproveitamento.

https://drive.google.com/file/d/15vr-B_yzWPZ-dIhGJrmkR9OKi9bRQUpF/view?usp=sharing

 

3. O PPGTI possui modelos de documento de Qualificação e TCC?

 

Os modelos de documento de Qualificação e TCC do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação, seja em formato Microsoft Word ou LaTex, podem ser encontrados no Menu Documentos > Qualificação e TCC.

 

4. Sou egresso do PPGTI, como obter os planos de ensino das disciplinas cursadas?

 

Todos os planos de ensino de todas as disciplinas e de todos os semestres podem ser encontrados no Menu Documentos > Planos de Ensino. Todos estão com as assinaturas digitais autenticadas pelo Governo Federal - gov.br. 

 

5. O PPGTI possui modelos de documento de Qualificação e TCC?

 

Os modelos de documento de Qualificação e TCC do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação, seja em formato Microsoft Word ou LaTex, podem ser encontrados no Menu Documentos > Qualificação e TCC.

 

6. Defendi a dissertação, como solicitar o Diploma do Mestrado?

 

Um documento com as orientações para solicitação do diploma do Mestrado, bem como os documentos necessários, podem ser encontrados em Documentos > Solicitação de Diploma. Leia as orientações detalhadamente.

 

7. Sobre trancamento do semestre e prorrogação de estudos

 

É muito importante que todos os discentes conheçam a fundo o regulamento do programa de mestrado. O regulamento versa sobre o trancamento de um semestre e sobre as possibilidades de prorrogação.

Art. 24. A critério do Colegiado, o aluno poderá efetuar o trancamento do curso por um período de 6 (seis) meses, não sendo este período contado para o tempo de conclusão do Mestrado. Também a critério do Colegiado, poderá haver 12 (doze) meses de prorrogação no tempo máximo para conclusão do Mestrado.

§ 1º. O pedido para trancamento do curso ou prorrogação do tempo máximo para conclusão do Mestrado deverá ser efetuado através de um requerimento justificativo, feito pelo discente e dirigido ao coordenador, com o visto do professor orientador. Os pedidos serão julgados pelo colegiado, podendo deferi-lo ou indeferi-lo.

§ 2º. O trancamento do curso poderá ser solicitado exclusivamente no período de matrícula de cada semestre. O pedido de prorrogação, por 6 (seis) meses, deve ser solicitado ao final do 24º mês do curso, podendo ser solicitado a extensão por mais um semestre através de um novo pedido.

O semestre que o discente trancar não entra na contabilização do tempo total do mestrado. Ao mesmo tempo, ao final do 24º mês do curso, o discente pode solicitar uma prorrogação de seis meses, ao final dela, estender por mais seis meses através de um novo pedido, conforme artigo do regulamento. O tempo máximo de mestrado será de 36 meses, 24 regulares e 12 de prorrogação, sem contar um eventual trancamento, pois esse não entra na contabilização de tempo.