Processo administrativo sancionatório
por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação
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publicado
29/08/2019 22h27,
última modificação
11/03/2021 09h23
Este procedimento objetiva a apuração de supostas infrações administrativas cometidas por licitantes ou contratados.
1. Objetivo
Este procedimento objetiva a apuração de supostas infrações administrativas cometidas por licitantes ou contratados.
2. Normas e documentos relacionados
- Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993;
- Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999;
- Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002;
- Cadernos de logística - Sanções administrativas em licitações e contratos 1 e 2.
3. Fluxograma
Este processo deverá seguir o seguinte fluxograma:
O trâmite deste procedimento acontecerá através de processo eletrônico, configurado no SUAP.
4. Requisitos
Antes de abrir o processo eletrônico no SUAP, tenha em mãos os seguintes documentos (OBRIGATORIAMENTE):
- Documento indicando as possíveis irregularidades cometidas;
- Documentos referentes à licitação ou contrato;
- Notificação para apresentação de justificativa prévia.
5. Documentos eletrônicos vinculados
- Ofício - Notificação de justificativa prévia;
- Ofício - Comunicação à autoridade competente;
- Portaria - criação de comissão;
- Decisão administrativa;
- Ofício - Notificação de defesa prévia;
- Relatório conclusivo de processo sancionatório;
- Ofício - Apresentação de alegações finais;
- Ofício - Notificação de imposição de penalidade/rescisão contratual.
6. Passo a passo para abertura do processo
Faça login no SUAP;
- No menu Administração, escolha a opção "Processo eletrônico" e, em seguida, "Processos";
- Clique no botão "Adicionar Processos Eletrônicos";
- No campo "Interessados", escolha a sua unidade (Campus ou Reitoria), com CNPJ;
- Em "Tipo de Processo", digite "Processo administrativo sancionatório", escolha, entre as diversas opções, o tipo de processo que se encaixa ao objetivo a ser apurado e, depois, clique em "confirmar";
- No campo "Assunto", inserir o seguinte texto: "Processo administrativo sancionatório - <indique a referência do contrato ou processo licitatório>", preencha as demais informações e, posteriormente, clique em "Salvar";
- Clique em "Upload de documento externo" e anexe os documentos indicados no item 4 deste procedimento e outros que julgar relevantes à apuração. Os documentos devem ser anexados em formato PDF tipo A;
- Por fim, envie o processo para a DAP (quando for em um campus) ou para a PRAF (quando se tratar da reitoria), utilizando o botão "Encaminhar".
OBS.: Após concluir a abertura do processo eletrônico, a área demandante deverá acompanhar o fluxo do processo através do fluxograma.