Assistência Pedagógica
A atuação das Equipes Pedagógicas, abrangida, prioritariamente, por Pedagogos, Técnicos em Assuntos Educacionais (T.A.E.) e Auxiliares em Assuntos Educacionais, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba é orientada pelas diretrizes da Resolução 50/2021 CONSUPER/IFPB.
A atuação das equipes pedagógicas se desenvolverá nos seguintes eixos:
I. – Gestão pedagógica;
II. – Acompanhamento e orientação pedagógica ao corpo discente;
III. – Formação, acompanhamento e assessoramento pedagógico ao corpo docente.
A gestão pedagógica visa ao planejamento e ações voltadas aos processos de ensino e aprendizagem e de avaliação institucional, por meio das seguintes estratégias:
I. – Colaborar na elaboração de instrumentos de avaliação institucional;
II. – Participar de comissões de criação e alteração de Planos Pedagógicos de Curso (PPC) e outras que versem sobre questões pedagógicas;
III. – Emitir parecer sobre os PPCs e outras demandas de caráter pedagógico, propondo alterações quando necessário;
IV. – Colaborar na implementação de estratégias que favoreçam a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e
a extensão;
V. – Assessorar Diretorias, Departamentos, Coordenações e Comissões na elaboração de programas e projetos educacionais;
VI. – Participar de comissões e bancas examinadoras de processos seletivos para docentes (efetivos e/ou temporários);
VII. – Propor e/ou participar da organização de eventos correlacionados às ações pedagógicas nos campi;
VIII. – Propor, acompanhar e avaliar ações de melhoria dos índices de permanência e êxito dos discentes, em conjunto com a Diretoria de Desenvolvimento de Ensino, Coordenações e Colegiados de Cursos, Núcleo
Docente Estruturante (NDE), Conselhos de Classe e comissões específicas;
IX. – Participar da construção dos calendários acadêmicos e horários de aulas/turmas, considerando-se as
normas vigentes, bem como as implicações didático-pedagógicas;
X. – Assessorar as coordenações de curso, de área, departamentos, colegiados e conselhos de classe no
planejamento, acompanhamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem;
XI. – Ser membro nato dos conselhos de classe e colegiados de cursos, e participar de outras reuniões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem;
XII. – Apoiar ações e programas de educação inclusiva;
XIII. – Participar da elaboração/atualização dos regimentos didáticos, regulamentos disciplinares, normas didáticas e demais documentos normativos relacionados aos diversos níveis e modalidades de ensino do IFPB.
As atividades de acompanhamento e orientação pedagógica ao corpo discente têm por finalidade colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, por meio das seguintes estratégias:
I. – Acompanhar e intervir nos processos de ensino-aprendizagem, com vistas a favorecer à permanência e êxito;
II. – Fortalecer a relação escola, família e sociedade por meio de atividades/eventos integradores, reuniões, seminários, palestras, entre outros;
III. – Organizar plantões pedagógicos para atendimento aos discentes e pais ou responsáveis, em parceria com as direções de ensino, coordenações de curso e, quando necessário, com a presença de outros profissionais da área educacional;
IV. – Acompanhar os discentes que procuram espontaneamente a equipe pedagógica ou que a ela são encaminhados visando à melhoria do processo educativo;
V. – Orientar os discentes quanto à organização de atividades acadêmicas, elaboração de rotinas e estratégias adequadas de estudo;
VI. – Desenvolver, ao longo do curso, ações de acolhimento e integração dos discentes, em conjunto com a direção de ensino, coordenações de cursos, assistentes de alunos, equipe multiprofissional, e demais integrantes da comunidade acadêmica;
VII. – Propor ações e estratégias para superação das dificuldades dos discentes em situação de retenção e evasão, em conjunto com Diretoria de Ensino, Coordenações de Curso, docentes e equipe multiprofissional;
VIII. – Fomentar o protagonismo estudantil nos espaços decisórios e colegiados da instituição.
As ações de formação, acompanhamento e assessoramento pedagógico ao corpo docente tem por objetivo colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, por meio das seguintes estratégias:
I. – Orientar e acompanhar o corpo docente na sua prática educativa por meio de reuniões específicas, encontros, plantões pedagógicos, grupos de pesquisa, estudos temáticos, entre outros;
II. – Assessorar o corpo docente no planejamento, acompanhamento e avaliação do processo ensino aprendizagem;
III. – Desenvolver ações de acolhimento aos docentes recém ingressos na Instituição, visando a sua integração e conhecimento das orientações pedagógicas institucionais, em conjunto com a direção de ensino, coordenações de curso e equipe multiprofissional;
IV. – Utilizar os espaços colegiados, reuniões e encontros pedagógicos, para estudo e reflexão sobre a prática docente, valorizando o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de trabalhos colaborativos;
V. – Propor e participar de atividades/eventos de formação, sobre temas/saberes relacionados às ações didático-pedagógicas, bem como o desenvolvimento de práticas inovadoras de ensino para melhoria do processo ensino-aprendizagem;
VI. – Contribuir na elaboração e implementação dos projetos educacionais integradores, interdisciplinares, entre outros;
VII. – Pesquisar e socializar ações de formação nas áreas didático-pedagógicas inovadoras, visando ao aperfeiçoamento do processo educativo;
VIII. – Participar de momentos de reflexão sobre o relacionamento interpessoal visando ao aperfeiçoamento do processo educativo;
IX. – Estimular a inserção de temáticas e desenvolvimento de atitudes relacionadas aos direitos humanos e outros temas.
Além disso, no âmbito da Assistência Estudantil, conforme a Resolução n.º 25, de 21de junho de 2018, ao Pedagogo e ao Técnico em Assuntos Educacionais compete:
I – auxiliar o trabalho pedagógico coletivo, facilitando a comunicação entre os agentes do processo educativo;
II – estudar e propor medidas que visem aperfeiçoar os processos pedagógicos em estreita articulação com a equipe multiprofissional e com os demais componentes do sistema educacional;
III – elaborar e desenvolver projetos educacionais em conjunto com a equipe multiprofissional e que fortaleçam a educação integral dos estudantes;
IV – participar da elaboração e execução de instrumentos específicos de orientação pedagógica e educacional;
VI – realizar trabalhos de pesquisa, visando à obtenção de dados que subsidiem a ação educativa;
VIII – participar da elaboração de projetos pedagógicos, de assistência estudantil e de parceria com a família.
__________
💠 CLIQUE AQUI E ACESSE: Orientações pedagógicas aos estudantes.
* Sumário do material: 1 Núcleos de Aprendizagem: 1.1 Progressão Parcial 1.2 Estudos de Recuperação da Aprendizagem; 1.3 Monitoria; 2. Conselho de classe; 3. Organização dos estudos; 4.1 Como enviar e-mail; 4.2 Como acessar o Gloogle Classroom.
__________
Pedagoga: Priscila Silva Ferreira.
E-mail: priscila.ferreira@ifpb.edu.br