Competências
A Coordenação Pedagógica e de Apoio ao Estudante tem suas ações dimensionadas com base na efetivação da Política da Assistência Estudantil do IFPB, cuja função precípua é garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem do estudante. Sendo responsável pela realização do acompanhamento pedagógico e biopsicossocial aos estudantes, contribuindo com o processo de aprendizagem;
A Coordenação Pedagógica e de Apoio ao Estudante compete:
1) Prestar acolhimento, assistência e acompanhamento biopsicossocial e pedagógico aos estudantes e suas famílias, contribuindo para o acesso e a permanência dos mesmos;
2) Receber as suas demandas das famílias dos alunos e realizar os encaminhamentos pertinentes;
3) Realizar a gestão e implementação da Política e procedimentos de Assistência Estudantil;
4) Executar programas e projetos na área de Assistência Estudantil;
5) Implementar, monitorar e avaliar as diretrizes emanadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis;
6) Realizar a gestão dos auxílios financeiros destinados aos estudantes do campus, de cursos regulares, beneficiários dos Programas de Assistência Estudantil do IFPB;
7) Integrar os espaços de conselho de classe, como forma de identificar demandas para acompanhamento individual e coletivo dos estudantes;
8) Estimular a participação da comunidade acadêmica nas questões de Assistência Estudantil;
9) Atender a alunos e professores no que se refere a condutas e comportamentos no campus, por meio de orientações, aconselhamentos, instruções e encaminhamentos;
10) Realizar a caracterização socioeconômica, psicopedagógico e educacional dos discentes ingressantes a fim de conhecer o perfil do corpo discente, de modo a subsidiar ações, auxílios e projetos;
11) Propiciar ao aluno oportunidade de autoconhecimento através da vivência em grupo;
12) Promover ações que favoreçam o crescimento pessoal e o fortalecimento das relações interpessoais do corpo discente;
13) Acompanhar e atender, em conjunto com setores competentes, discentes com dificuldades no processo de ensino e aprendizagem;
14) Contribuir na prevenção de dificuldades que possam interferir no bom inter-relacionamento entre todos que integram a comunidade acadêmica, e intermediá-las, quando necessário;
15) Implementar as diretrizes pedagógicas no campus;
16) Responsabilizar-se, em consonância com a Diretoria de Desenvolvimento de Ensino, pela comunicação enviada aos alunos;
17) Estimular a participação dos pais e/ou responsáveis legais pelos discentes na vida acadêmica dos mesmos;
18) Zelar, juntamente com a comunidade acadêmica, pelo cumprimento do Regulamento Disciplinar para o corpo discente;
19) Realizar, em colaboração com os setores de ensino, a recepção dos alunos ingressantes, no início de cada ano letivo;
20) Orientar o docente no planejamento de sua ação pedagógica, emitindo pareceres e informações técnicas na sua área de atuação;
21) Orientar docentes e discentes no que se refere ao encaminhamento de questões pedagógicas;
22) Orientar os coordenadores dos cursos, em questões pedagógicas;
23) Colaborar com a Diretoria de Desenvolvimento de Ensino e com as coordenações de curso no desenvolvimento de projetos de novos cursos e nas adequações que se fizerem necessárias nos existentes;
24) Sistematizar o processo de acompanhamento dos alunos e executar os devidos encaminhamentos àqueles que necessitarem assistência diferenciada;
25) Colaborar com a divulgação dos planos e atividades de ensino para a comunidade acadêmica;
26) Participar do processo de seleção de docentes;
27) Desenvolver atividades junto à Direção de Desenvolvimento de Ensino, Coordenação Geral de Ensino, Coordenação de Formação Geral, Coordenações de curso e professores, no sentido de contribuir para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem do campus;
28) Contribuir com a organização, coordenação e realização das reuniões pedagógicas, em articulação com Direção de Desenvolvimento de Ensino Coordenação Geral de Ensino, Coordenação de Formação Geral, Coordenações de curso;
29) Assessorar os docentes na busca da identificação das causas determinantes do baixo rendimento escolar;
30) Oferecer apoio logístico a eventos relacionados às atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura no campus;
31) Colaborar na atuação e processos organizacionais das representações estudantis do campus na perspectiva de desenvolver a autonomia e o protagonismo dos estudantes;
32) Elaborar e emitir pareceres técnicos nas áreas de pedagogia, psicologia, serviço social, enfermagem, entre outros, entre outros profissionais da equipe multidisciplinar quando houver;
33) Fomentar e promover, em conjunto com os demais profissionais da educação, ações para permanência e êxito do estudante;
34) Fazer a gestão das atividades do Núcleo de Saúde;
35) Desempenhar outras atividades correlatas e/ou afins conforme deliberação da DDE.
Observação: Em razão da complexidade de atuação e da existência de equipe multidisciplinar, o funcionamento da COPAE deverá ser dialogada e divida as responsabilidade entre os servidores vinculados a esta, conforme competências de cada profissional.