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Ensino Remoto

por Marcello Soares de Araújo publicado 20/07/2022 10h16, última modificação 20/07/2022 10h22

1. Como obtenho informações sobre as aulas remotas e o uso da plataforma?

Tem várias formas de obter informações. Entre em contato com a Coordenação de Educação a Distância pelo e-mail @ifpb.edu.br ou acesse o portal do estudante e verifique os Planos Instrucionais do seu curso.  Se você já está nas aulas on-line, pode procurar o seu coordenador de curso para tomar conhecimento das disciplinas oferecidas e horários das aulas síncronas. Participe da Sala de Ambientação do seu nível de ensino e tenha acesso aos tutoriais, vídeos motivacionais e documentos regulatórios do seu curso e das Atividades de Ensino Não Presenciais (AENP).

2. Depois de matriculado, como acesso a plataforma?

Fique atento ao seu e-mail acadêmico. Você receberá tutoriais para lhe orientar. Primeiro você deve acessar o SUAP, no portal do Estudante e cadastrar uma senha. Com a senha cadastrada, acesse o SUAP e crie o seu e-mail acadêmico. Configure e sincronize o seu e-mail acadêmico no seu aparelho (celular, tablet ou computador) e baixe o app Google Sala de Aula no seu celular ou tablet. Se estiver usando o computador, o aplicativo está no menu de apps do seu e-mail acadêmico.

3. Como está acontecendo o ensino no Campus João Pessoa durante a pandemia?

Chamamos este período de AENP - Atividade de Ensino Não-Presencial. Isso significa que procuramos uma forma de ofertar o ensino durante a situação pandêmica de modo adequado a realidade do nosso campus. As aulas foram adaptadas para ser transmitidas on-line, de modo síncrono e assíncrono. Síncrona é aula que ocorre numa plataforma de videoconferência em tempo real. Utilizamos a Plataforma Google Meet para esse fim, mas eventualmente outra plataforma pode ser sugerida pelo seu professor. As aulas síncronas têm duração de 1h para cada disciplina. Assíncrona é a aula que ocorre pela plataforma Google Sala de Aula. Neste aplicativo são disponibilizados materiais didáticos para que o aluno estude e faça atividades que lhe permitam desenvolver o aprendizado.

4. Como são ministradas as disciplinas na plataforma Google Sala de Aula?

Para cada disciplina é gerada uma Sala de Aula Google. O aluno deve configurar o seu aparelho (celular, tablet ou computador) com o e-mail acadêmico e as salas de aula serão disponibilizadas no App do seu aparelho. Depois que as salas de aula estiverem disponíveis, o estudante deve acessar regularmente para desenvolver o ritmo de estudo.

5. O que devo fazer para configurar o meu celular com o e-mail acadêmico para facilitar o acesso aos materiais didáticos?

Depois de adicionar o seu e-mail acadêmico no seu celular, entre no menu configurações do aparelho, procure a aba “geral”, vá para Google e escolha o e-mail acadêmico como e-mail principal. Para ajudar, acesse tutorial de configuração pelo celular e tutorial de configuração pelo computador.

6. Por que o menu do meu Google Sala de Aula não mostra todas as disciplinas em que estou matriculado no semestre?

Por dois motivos: Os conteúdos das disciplinas foram organizados de modo a não sobrecarregar o aluno, por isso, naqueles cursos em que muitas disciplinas devem ser ministradas no semestre, foram criados blocos de oferta. Cada componente curricular (disciplina) só aparecerá no menu do seu google sala de aula quando o professor o disponibilizar, de acordo com o planejamento de oferta do curso. E Quando as atividades das disciplinas forem encerradas, o(s) professor(es) pode(m) arquivar a sala de aula. Suas atividades estarão salvas e guardadas, mas você não terá mais acesso.

7. Como ocorrerem as aulas síncronas?

Os professores estão estudando a melhor maneira de ofertar as aulas síncronas. Cada componente curricular adapta uma sistemática de aulas síncronas de acordo com as peculiaridades de sua disciplina. Elas poderão ocorrer no Google Meet ou por transmissão do Youtube. Ajustes poderão ser feitos no decorrer do semestre, mas você será avisado com antecedência pelo seu professor.

8. O que são aulas assíncronas?

É a disponibilização de materiais de estudo para que você estude e se prepare para as aulas síncronas. Cada professor disponibiliza textos, vídeos e exercícios para que você receba os conteúdos e pratique por meio de atividades variadas.

9. Não consigo responder uma atividade no meu celular. O que faço?

Verifique se você está logado(a) na conta Google com seu e-mail acadêmico. Sincronize a sua conta para ter melhores resultados na participação das atividades.

10. Não consigo responder o formulário Google. O que faço?

Verifique se você está logado(a) na conta Google com seu e-mail acadêmico. Sincronize a sua conta para ter melhores resultados na participação das atividades.

11. Não tenho condições de acompanhar as AENPs e não quero perder a minha vaga. O que fazer?

Você deve manter a sua matrícula ativa e insistir em participar minimamente das atividades. Entre em contato com a coordenação de curso e com a Caest para receber orientação e apoio.

12. Quando as aulas presenciais retornarão?

No dia 14 de março de 2022, A Direção Geral do campus João Pessoa divulgou a Portaria nº 75/2022que consolida do ensino híbrido, ou seja, a execução de disciplinas presenciais e disciplinas não presenciais. A data também marca o retorno integral das Atividades Administrativas Presenciais, no horário das 7h às 17h.