Noticia
Dia dos Povos Indígenas é homenageado pelo NECCOM do Campus Princesa Isabel
O Núcleo de Extensão Cultura e Comunidade – NECCOM - do Campus Princesa Isabel, realizou nos dias 18 e 19 de abril, homenagem ao dia dos povos indígenas. As atividades interdisciplinares desenvolvidas (vídeo, dança, teatro do Oprimido e música) envolveram as disciplinas de Artes, Sociologia, Metodologia Científica e Língua Portuguesa nas turmas dos primeiros e terceiros anos, dos cursos técnicos integrados em Controle Ambiente e Edificações.
As atividades foram iniciadas com a exibição do documentário de 2014, intitulado: “Uma casa, uma vida”, que trata sobre a importância da casa tradicional dentro da cultura indígena, como uma alternativa sustentável pautada no respeito de viver nestas comunidades. O vídeo foi realizado pelos jovens Xavantes em parceria com o coletivo Raiz das Imagens.
De acordo com a professora de Artes, Maria Leopoldina: " o vídeo foi escolhido por apresentar aspectos que unem as duas formações dos cursos integrados, as áreas de Meio Ambiente e de Edificações e as disciplinas de formação geral, ao incluir a discussão social, ética, a questão linguística e cultural, o retratar da bio-arquitetura e a cultura tradicional para construção das casas indígenas.
Após a exibição do vídeo e debate, foram realizadas atividades de dança circular indígena e o Teatro do Oprimido. Segundo a professora, essa atividade teatral busca sensibilizar as pessoas, por meio da expressão, para variadas causas sociais, a exemplo do racismo, violência contra grupos étnicos, entre outros.
Por último, os estudantes ouviram e foram convidados a dançar a música, “Todo dia era dia de índio” de Jorge Ben Jor, lançada em 1981. O objetivo das diversas atividades foi apresentar aos estudantes, a cultura indígena por meio da linguagem artística.
A conclusão deste momento, se dará por meio de atividade avaliativa com o intuito de conhecer a impressão dos estudantes em relação a este modelo de atividade interdisciplinar.