Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2024 > 08 > Aluno do Campus Princesa Isabel participa do Sigma Camp nos Estados Unidos

Aluno do Campus Princesa Isabel participa do Sigma Camp nos Estados Unidos

Pedro França Nunes Moreira teve uma semana permeada por muito aprendizado e diversões
por publicado: 02/09/2024 17h07 última modificação: 02/09/2024 17h07

O aluno do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Princesa Isabel, Pedro França Nunes Moreira, teve uma experiência bastante inspiradora ao participar do prestigiado Sigma Camp, um acampamento de verão nos Estados Unidos voltado para matemática e ciências. Realizado no mês de agosto, o evento oferece uma oportunidade única para estudantes de 12 a 17 anos aprofundarem seus conhecimentos em tópicos STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O Sigma Camp conta com a participação de professores e pesquisadores renomados de universidades como MIT, Yale, Princeton e Stanford. Representando o NES, os professores Krerley Oliveira e Juliano Gennari ministrarão o curso "Mágica, Probabilidade e Teoria do Caos" e farão palestras durante o evento. Além disso, o ex-aluno Arthur Rabello Oliveira, que atualmente estuda na FGV, atuará como monitor no acampamento.

Para Pedro, a experiência foi extremamente recompensadora e divertida. A rotina no acampamento foi permeada por momentos de puro aprendizado, com aulas, palestras e experiências práticas, bem como por momentos mais descontraídos, como torneios intelectualmente instigantes, como o xadrez, que mantinham sua mente sempre ativa.

Para participar do Sigma Camp, Pedro acessou as informações no portal, onde encontrou todas as instruções necessárias. Seguindo essas orientações, ele pediu duas cartas de recomendação (uma de um professor e de uma pessoa de sua escolha), escreveu uma redação e respondeu a uma série de questões relacionadas ao semilab (aulas diárias sobre um tema específico), tudo em inglês. Após essa etapa, ele solicitou uma bolsa do Sigma Camp para participar do acampamento, a qual foi concedida no valor de US$2.000,00 e serviu para custear as despesas com a inscrição e estada no acampamento. As passagens foram custeadas pelos pais do aluno.

“Fiquei apenas sete dias no acampamento, mas aprendi muito sobre os mais variados tipos de ciência. Foram dias de intenso aprendizado. Estudei astrofísica, aprendi práticas no microscópio, como cortar planárias, analisei ossos de roedores, assisti a muitas palestras sobre matemática e, claro, melhorei muito meus conhecimentos de inglês. As atividades eram adaptadas de acordo com os interesses dos participantes, então outros aprenderam coisas diferentes”, comentou Pedro.

Iris Souto Maior - jornalista do IFPB