Sobre o Programa
O programa Novos Caminhos foi lançado pelo Ministério da Educação no dia 8 de outubro de 2019, visando oferecer oportunidades de educação profissional e tecnológica aos brasileiros.
A iniciativa abre novas oportunidades e novos cursos com foco nas demandas do mercado e nas profissões do futuro. O objetivo é potencializar a educação profissional e tecnológica com incremento de 80% nas matrículas — subindo de 1,9 milhão para 3,4 milhões — até 2023.
________________________________________________________________________________________________________________________
Eixos do Programa
O Programa Novos Caminhos é dividido em três eixos:
1. Gestão e Resultados
Prevê o reconhecimento de diplomas de mais de mil pessoas que já concluíram sua formação técnica na rede privada de ensino superior desde 2016, mas não tinham a chancela do MEC. Outra medida do eixo é a atualização do catálogo de cursos da educação profissional e tecnológica para facilitar a inclusão de novos cursos e adequação às novas tendências e demandas do mercado.
2. Inovação e Empreendedorismo
O eixo traz a implementação de um escritório, do MEC, para fomentar projetos que estimulem as atividades de pesquisa aplicada, inovação e iniciação tecnológica. Além disso, serão criados mais 5 polos de inovação nos Institutos Federais para disseminar a cultura do empreendedorismo e alavancar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que atendam as reais demandas dos setores produtivos.
3. Articulação e Fortalecimento
Com ênfase no itinerário formativo do Novo Ensino Médio, o eixo foca na oferta de cursos para formação de professores e gestores educacionais, além de abrir novas vagas para qualificação profissional de jovens e adultos.
______________________________________________________________________________________________________________________
Oportunidades
Em tempos de medidas de prevenção do coronavírus, é possível se qualificar para o mercado de trabalho mesmo sem sair casa. O Programa Novos Caminhos priorizou a oferta de cursos de qualificação profissional a distância e, com isso, prevê lançar até junho de 2020, 122 mil novas oportunidades, todas gratuitas, que serão disponibilizadas por instituições parceiras. Participe e se prepare para os futuros desafios do mercado de trabalho!
______________________________________________________________________________________________________________________