O Encontro de Extensão e Cultura, compreende o evento de maior relevância para comunidade extensionista, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e chega a sua 7ª edição. É o momento de encontro e partilha de saberes e experiências vivenciadas junto aos coletivos socioculturais dos territórios de abrangência de cada campus.

Nessa iniciativa, parceiros sociais, servidores, discentes e comunidades beneficiadas, celebram as ações de extensão e cultura desenvolvidas durante a execução de seus respectivos projetos, impactando nos processos de formação que elevam o crescimento pessoal e profissional das pessoas envolvidas.

Nas ações de extensão e cultura, o respeito, a ética, a igualdade, a equidade e a solidariedade constituem a base do nosso fazer para tornar legítimo, efetivo e concreto o compromisso social da nossa instituição. Sob essas premissas e considerando a realidade em suas múltiplas expressões, a extensão e a cultura se unem na perspectiva de contribuir nos processos de reconhecimento dos saberes, de valorização da cultura local, de ampliação das possibilidades inclusão social em todas as suas dimensões e, consequentemente, de redução das desigualdades sociais.

Nesse contexto, o conhecimento gerado é resultado da relação dialógica entre o saber popular e o saber acadêmico numa construção democrática e participativa que ensina a todos e a todas o sentido da educação, da ciência, da tecnologia, da cultura e da inovação. Assim, apresentamos a sétima edição deste encontro, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2024, na cidade de Monteiro/PB, trazendo a temática central: Compartilhando saberes e gerando conhecimento: o diálogo como princípio democrático de transformação da realidade.

A sétima edição do ENEX acontecerá em homenagem ao centenário de Zabé da Loca. Isabel Marques da Silva nasceu no dia 12 de janeiro de 1924, em uma cidade do interior de Pernambuco chamada Buíque. símbolo da resistência da cultura popular nordestina, Zabé da Loca ganhou esse nome por ter vivido grande parte da sua vida em uma gruta.

Pifeira e compositora, Zabé da Loca aprendeu a tocar ainda criança e foi descoberta aos 79 anos pelo Projeto Dom Helder Câmara, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em 2003.

Dos Objetivos

Promover o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre diferentes áreas do saber, incentivando a interdisciplinaridade como forma de enriquecer as práticas de extensão e cultura;

Estimular a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, reforçando o papel da extensão como um meio de integrar e dialogar com diferentes grupos sociais, com vistas à transformação da realidade;

Publicar e disseminar os resultados e impactos dos projetos de extensão desenvolvidos no IFPB, mostrando como esses projetos contribuem para a democratização do conhecimento e para o desenvolvimento social;

Encorajar a participação ativa de todos os envolvidos estudantes, docentes, técnicos e comunidade externa no processo de construção coletiva de soluções para os desafios locais e regionais;

Promover debates e reflexões sobre como as ações de extensão podem ser um agente transformador na sociedade, abordando temas sociais, culturais, econômicos e ambientais;

Reconhecer e valorizar os saberes tradicionais e a cultura local como componentes essenciais para a construção de um conhecimento democrático e transformador.

Edições Anteriores

6ª Edição - 2021

 20 a 22/09 - forma virtual

Tema: Extensão para as diferenças: resistir e esperançar

5º Edição - 2019
25 a 27/09 - Campus Campina Grande
Tema: Diálogos extensionistas: Por uma ação transformadora.

4ª Edição - 2017
22 a 25/08 - Cabedelo, Cabedelo Centro e Núcleo Avançado de Lucena
Tema: A participação social na educação profissional.

3ª Edição - 2015
24 a 26/09 - Areia
Tema Inovação e educação popular como práxis da extensão

2ª Edição - 2013
24 a 27/09 - Campus João Pessoa
Tema: “A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão

1ª Edição - 2011
25 a 27/05 - Campus João Pessoa
Tema: Socializando a Extensão no IFPB

Abrangência

Alunos/as participantes de projetos e programas de extensão e cultura do IFPB, Coordenadores/as de Extensão e Cultura, ou ocupantes de cargos equivalentes, servidores/as e estudantes do IFPB, parceiros/as sociais, representações de setores populares e movimentos sociais que participam ou tenham participado de ações de extensão no IFPB.

Histórico

 A 1ª edição do ENEX foi realizada em 2011, no IFPB Campus João Pessoa. O evento surgiu da necessidade de consolidar a cultura da extensão no instituto, socializando as ações desenvolvidas nos diversos campi. A proposta foi que o evento fizesse parte da agenda institucional do IFPB a cada dois anos.

O evento teve como objetivo promover a divulgação, a socialização e a publicação das atividades de extensão, desenvolvendo atividades que propiciem além do debate acerca da extensão no âmbito das instituições de ensino, à difusão, à socialização e à democratização do conhecimento produzido.

A programação do evento contou com palestras, paineis, apresentações culturais, oficinas, apresentação oral de trabalhos, mostra de projetos de extensão e feira de economia solidária.


Seguindo a proposta de realizar o evento a cada dois anos, em 2013 foi realizada a segunda edição do ENEX, sediado mais uma vez no IFPB Campus João Pessoa. O evento trouxe discussões e debates acerca da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como condição para que as competências profissionais sejam amplamente desenvolvidas.

A iniciativa constitui-se em um dos mecanismos de sensibilização e conscientização acerca do papel e da importância da extensão no universo acadêmico, quer como atividade formadora, quer como fonte de pesquisa e de transformação social.

A realização deste Encontro representou um importante momento de legitimação e de consolidação das atividades de extensão no IFPB, enquanto interface entre o ensino e a pesquisa.

A programação do evento foi muito diversificada, com apresentação de palestras, mesas redondas, oficinas, exposição de trabalhos e várias apresentações culturais.


Em 2015 o IFPB Campus Avançado de Areia sediou o 3º ENEX. Experimentou a possibilidade de ampliar o território de atuação, passando a adotar o critério de realização itinerante. O tema central da terceira edição foi “inovação e educação popular como práxis da extensão”.

Acesse aqui o site do evento.  Acesse aqui o álbum de fotos do evento.


Em 2017, a quarta edição do ENEX abrangeu três unidades do IFPB: Cabedelo, Cabedelo Centro e Núcleo Avançado de Lucena. O Encontro contou com uma metodologia inovadora de unidades de vivências, com o objetivo de permitir uma maior participação social dos grupos comunitários e a comunidade do IFPB.

Acesse aqui o site do evento.




2019, IFPB Campina Grande – O ENEX realizou sua 5ª edição, no período de 25 a 27 de setembro de 2019, dando continuidade a perspectiva itinerante do evento, proporcionando espaços de diálogos que fortaleceram a concepção transformadora da ação extensionistas. Contou com mais de 1 mil participantes.




2021, forma remota,  o 6º ENEX, aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2021, trazendo como tema “Extensão para as diferenças: resistir e esperançar”. O evento contou com a participação efetiva de extensionistas, agentes culturais, atores/atrizes sociais e da comunidade acadêmica e foi realizada, por meio do canal do Youtube: https://www.youtube.com/@TVIFPB.

enex_6

Acesse aqui o site do evento: https://www.even3.com.br/enexifpb/