Você está aqui: Página Inicial > profept > Publicações > Dissertações e Produtos Educacionais > 2024 - Dissertações e Produtos Educacionais

2024 - Dissertações e Produtos Educacionais

por 1684334 publicado 05/05/2022 16h09, última modificação 06/02/2025 10h01
Dissertações e Produtos Educacionais Publicadas no ano de 2024 organizadas por linhas de Pesquisa - TURMA 4 - PROFEPT -

Linha de Pesquisa: Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica


Nome Completo

Orientador(a)

Nome completo
Título da Dissertação/Link do RepositórioTítulo do Produto/Link do Portal Integra

RINALDO RODOPIANO DA SILVA

ANDREA DE LUCENA LIRA

Desenhar e olhar com as mãos": o desenho geométrico acessível às pessoas com deficiência visual

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/3669

KIT TÁTIL PARA ENSINO DE DESENHO A DEFICIENTES VISUAIS

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/kit-tatil-para-ensino-de-desenho-a-deficientes-visuais

RICARDO BRAGA DOS SANTOS

ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES

Educação física escolar, saúde e qualidade de vida: ressignificando práticas pedagógicas para a educação escolar

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/3724

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/educacao-fisica-escolar--saude-e-qualidade-de-vida--ressignificando-praticas-pedagogicas-para-a-educacao-escolar

ANA CARINE DA COSTA GONCALVES

ANDREA DE LUCENA LIRA

Biblioteca Inclusiva: acessibilidade informacional baseada no desenho universal aos usuários do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Guarabira

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/3709

OS PRINCIPAIS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA: COMO ACESSAR O SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS – KOHA

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/ana-carine-da-costa-goncalves

CESAR AUGUSTO ARAUJO DO NASCIMENTO

EMMANOEL DE ALMEIDA RUFINO

Portfólio interativo escolaciente: da promoção da inteligência coletiva por meio da organização interativa e integrativa dos saberes dispersos no espaço escolar

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/3839

PORTFÓLIO INTERATIVO ESCOLACIENTE

ALEX DE OLIVEIRA SILVA

DEYSE MORGANA DAS NEVES CORREIA

Estágio supervisionado: o pensar e o fazer no ensino médio integrado em informática do IFCE

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/3842

VITRINE DE ESTÁGIO

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/vitrine-de-estagio

ALECSANDRO MONTEIRO KRAMER

ALYSSON ANDRE REGIS OLIVEIRA

Avaliação de Desempenho Docente: uma ferramenta de gestão de pessoas como contribuição de melhoria para o ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/3830

AVALIAÇÃO DOCENTE PELOS DISCENTES

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/avaliacao-docente-pelos-discentes

JAILMA FREIRE MARINHO

GIRLENE MARQUES FORMIGA

Ensino de línguas em contexto de Educação Profissional e Tecnológica : uma proposta de interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/3838

PRÁTICAS DE ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS A DISTÂNCIA

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/praticas-de-oralidade-no-ensino-de-linguas-a-distancia

ANDREZZA KARLA NEVES DE MOURA

JIVAGO CORREIA BARBOSA

“Kunhã-poranga/Ybý-poranga”- TRAMAS (DE)COLONIAIS SOBRE A MULHER AMERÍNDIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO IFPE – CAMPUS CARUARU

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/3874

 

ANTONIA LAURENTINO FREIRES

ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES

RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS CORPORAIS PRESENTES NO COTIDIANO DOS ALUNOS DO PROEJA

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/3913

PRÁTICAS CORPORAIS E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO COTIDIANO DOS ALUNOS DO PROEJA

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/praticas-corporais-e-a-melhoria-da-qualidade-de-vida-no-cotidiano-dos-alunos-do-proeja

ANA PAULA BATISTA CRUZ 

ALLYSSON MACARIO DE ARAUJO CALDAS

Matemática x dificuldades: utilização de aprendizagem baseada em problema (PBL) no curso técnico em contabilidade integrado ao ensino médio

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/4147

MAT CONT: MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA A CONTABILIDADE

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/matcont

NATALY SUENIA MENDONCA DA SILVA

LUIS GOMES DE MOURA NETO

Matemática e educação financeira: possibilidades de integração no curso técnico em contabilidade

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/4123

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PARA ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (EMI)

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/educacao-financeira-para-estudantes-do-ensino-medio-integrado--emi-

CLAUDIANA ABILIO SOARES

DEYSE MORGANA DAS NEVES CORREIA

Formação profissional na área de piscicultura: uma proposta de capacitação técnica no município de Coremas-PB

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/4111

CAPACITAÇÃO TÉCNICA EM PISCICULTURA: PROCESSO PRODUTIVO EM TANQUES ESCAVADOS

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/capacitacao-tecnica-em-piscicultura--processo-produtivo-em--tanques-escavados

PALLOMA DE SOUZA SILVA

ITALAN CARNEIRO BEZERRA

EXPECTATIVAS SOBRE O FUTURO PROFISSIONAL DENTRE ESTUDANTES DO PROEJA NO CURSO TÉCNICO EM EVENTOS DO IFPB, CAMPUS JOÃO PESSOA

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/4100

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MUNDO DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ATRAVÉS DO CINEMA

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/sequencia-didatica--mundo-do-trabalho-na-educacao-profissional-e-tecnologica-atraves-do-cinema

MARIA JOSE SANTOS RIBEIRO

LUIS GOMES DE MOURA NETO

PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO TÉCNICA

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/4153

MANUAL PEDAGÓGICO

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/manual-pedagogico

RONDINELLI DE CARVALHO SILVA

PAULO HENRIQUE MARQUES DE QUEIROZ GUEDES

O ENSINO SOBRE A HISTÓRIA DO MOVIMENTO OPERÁRIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO: COMPARAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS CURRICULARES DE UM CURSO DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA E DE UMA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DA PARAÍBA

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/4164

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DA HISTÓRIA DO MOVIMENTO OPERÁRIO NO BRASIL (ENSINO MÉDIO)

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/sequencia-didatica-para-o-ensino-da-historia-do-movimento-operario-no-brasil--ensino-medio

KARINA DE OLIVEIRA AZEVEDO

GIRLENE MARQUES FORMIGA

As falas silenciadas explodem”: a literatura contra violência de gênero

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/4074

EM VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, A LITERATURA É (A)COLHER

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/em-violencia-contra-a-mulher--a-literatura-e--a-colher

ADRIANO SERGIO BEZERRA DE OLIVEIRA

JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS

Salve Akaiutibiró! ECOLOGIA DE SABERES E DIVERSIDADE ARTESANAL EM INDÍGENAS POTIGUARA LGBTQIAPN+

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/4180

Saberes "Akaiutibiró": artesania indígena LGBTQIAPN+

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/saberes--akaiutibiro---artesania-indigena-lgbtqiapn--10

ADRI DUARTE LUCENA

ALLYSSON MACARIO DE ARAUJO CALDAS

Geometria: kit de inclusão no ensino e aprendizagem para deficientes visuais

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/4154

KITGEO

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/kitgeo

 

KALINE ARLEN SERRAO

EMMANOEL DE ALMEIDA RUFINO

ENTRE PAREDES E APRENDENTES: O espaço físico educacional como ferramenta de apoio ao ensino na perspectiva de uma Educação Profissional e Tecnológica Integrada

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/4169

ENTRE PAREDES E APRENDENTES : ESPAÇOS FÍSICOS EDUCACIONAIS

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/entre-paredes-e-aprendentes---espacos-fisicos-educacionais

JADINEA LEANDRO LEITE

ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES

PERCEPÇÕES ENTRE FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA E AS BASES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Análise a partir das Práticas de Ensino

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/4139

FORMAÇÃO PARA O SÉCULO XXI: PRÁTICAS INOVADORAS E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NA EPT

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/formacao-para-o-seculo-xxi--praticas-inovadoras-e-competencias-essenciais-na-ept

JAMACY JOSE ALBUQUERQUE DE SOUZA

ITALAN CARNEIRO BEZERRA

Entre o bem dito e o fruto: em busca da educação politécnica e omnilateral no curso técnico em edificações integrado ao ensino médio do IFPB, campus Cajazeiras

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/4149

O FRUTO DO BEM DITO: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO POLITÉCNICA QUE PROMOVA A FORMAÇÃO OMNILATERAL(INTEGRAL) DOS SUJEITOS

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/o-fruto-do-bem-dito--em-busca-de-uma-educacao-politecnica-que-promova-a-formacao-omnilateral-integral--dos-sujeitos

RENATO CRISTIANO LIMA BARRETO

PAULO HENRIQUE MARQUES DE QUEIROZ GUEDES

Emancipar e protagonizar: a implantação do componente curricular “protagonismo juvenil: da heteronomia à autonomia” nas escolas cidadãs integrais técnicas da rede estadual da Paraíba – PB

 

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/4157

EMANCIPAR E PROTAGONIZAR: APONTAMENTOS EM TORNO DA TEMÁTICA JUVENTUDE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO E O MUNDO DO TRABALHO

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/emancipar-para-protagonizar-na-educacao-profissional-e-tecnologica

ANSELMO ALMEIDA DOS SANTOS

ALLYSSON MACARIO DE ARAUJO CALDAS

Destravando o ENEM: uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como ambiente acolhedor para promoção e prevenção da ansiedade

https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/4128

DESTRAVANDO O ENEM

https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/destravando-o-enem