2024 - Dissertações e Produtos Educacionais
Linha de Pesquisa: Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica
Nome Completo |
Orientador(a) Nome completo | Título da Dissertação/Link do Repositório | Título do Produto/Link do Portal Integra |
---|---|---|---|
RINALDO RODOPIANO DA SILVA |
ANDREA DE LUCENA LIRA |
Desenhar e olhar com as mãos": o desenho geométrico acessível às pessoas com deficiência visual |
KIT TÁTIL PARA ENSINO DE DESENHO A DEFICIENTES VISUAIS |
RICARDO BRAGA DOS SANTOS |
ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES |
Educação física escolar, saúde e qualidade de vida: ressignificando práticas pedagógicas para a educação escolar |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR |
ANA CARINE DA COSTA GONCALVES |
ANDREA DE LUCENA LIRA |
Biblioteca Inclusiva: acessibilidade informacional baseada no desenho universal aos usuários do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Guarabira |
OS PRINCIPAIS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA: COMO ACESSAR O SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS – KOHA https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/ana-carine-da-costa-goncalves |
CESAR AUGUSTO ARAUJO DO NASCIMENTO |
EMMANOEL DE ALMEIDA RUFINO |
Portfólio interativo escolaciente: da promoção da inteligência coletiva por meio da organização interativa e integrativa dos saberes dispersos no espaço escolar |
PORTFÓLIO INTERATIVO ESCOLACIENTE |
ALEX DE OLIVEIRA SILVA |
DEYSE MORGANA DAS NEVES CORREIA |
Estágio supervisionado: o pensar e o fazer no ensino médio integrado em informática do IFCE |
VITRINE DE ESTÁGIO https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/vitrine-de-estagio |
ALECSANDRO MONTEIRO KRAMER |
ALYSSON ANDRE REGIS OLIVEIRA |
Avaliação de Desempenho Docente: uma ferramenta de gestão de pessoas como contribuição de melhoria para o ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado |
AVALIAÇÃO DOCENTE PELOS DISCENTES |
JAILMA FREIRE MARINHO |
GIRLENE MARQUES FORMIGA |
Ensino de línguas em contexto de Educação Profissional e Tecnológica : uma proposta de interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem |
PRÁTICAS DE ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS A DISTÂNCIA |
ANDREZZA KARLA NEVES DE MOURA |
JIVAGO CORREIA BARBOSA |
“Kunhã-poranga/Ybý-poranga”- TRAMAS (DE)COLONIAIS SOBRE A MULHER AMERÍNDIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO IFPE – CAMPUS CARUARU |
|
ANTONIA LAURENTINO FREIRES |
ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES |
RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS CORPORAIS PRESENTES NO COTIDIANO DOS ALUNOS DO PROEJA |
PRÁTICAS CORPORAIS E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO COTIDIANO DOS ALUNOS DO PROEJA |
ANA PAULA BATISTA CRUZ |
ALLYSSON MACARIO DE ARAUJO CALDAS |
Matemática x dificuldades: utilização de aprendizagem baseada em problema (PBL) no curso técnico em contabilidade integrado ao ensino médio |
MAT CONT: MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA A CONTABILIDADE https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/matcont |
NATALY SUENIA MENDONCA DA SILVA |
LUIS GOMES DE MOURA NETO |
Matemática e educação financeira: possibilidades de integração no curso técnico em contabilidade |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PARA ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (EMI) |
CLAUDIANA ABILIO SOARES |
DEYSE MORGANA DAS NEVES CORREIA |
Formação profissional na área de piscicultura: uma proposta de capacitação técnica no município de Coremas-PB |
CAPACITAÇÃO TÉCNICA EM PISCICULTURA: PROCESSO PRODUTIVO EM TANQUES ESCAVADOS |
PALLOMA DE SOUZA SILVA |
ITALAN CARNEIRO BEZERRA |
EXPECTATIVAS SOBRE O FUTURO PROFISSIONAL DENTRE ESTUDANTES DO PROEJA NO CURSO TÉCNICO EM EVENTOS DO IFPB, CAMPUS JOÃO PESSOA |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MUNDO DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ATRAVÉS DO CINEMA |
MARIA JOSE SANTOS RIBEIRO |
LUIS GOMES DE MOURA NETO |
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO TÉCNICA |
MANUAL PEDAGÓGICO https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/manual-pedagogico |
RONDINELLI DE CARVALHO SILVA |
PAULO HENRIQUE MARQUES DE QUEIROZ GUEDES |
O ENSINO SOBRE A HISTÓRIA DO MOVIMENTO OPERÁRIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO: COMPARAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS CURRICULARES DE UM CURSO DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA E DE UMA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DA PARAÍBA |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DA HISTÓRIA DO MOVIMENTO OPERÁRIO NO BRASIL (ENSINO MÉDIO) |
KARINA DE OLIVEIRA AZEVEDO |
GIRLENE MARQUES FORMIGA |
As falas silenciadas explodem”: a literatura contra violência de gênero |
EM VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, A LITERATURA É (A)COLHER |
ADRIANO SERGIO BEZERRA DE OLIVEIRA |
JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS |
Salve Akaiutibiró! ECOLOGIA DE SABERES E DIVERSIDADE ARTESANAL EM INDÍGENAS POTIGUARA LGBTQIAPN+ |
Saberes "Akaiutibiró": artesania indígena LGBTQIAPN+ |
ADRI DUARTE LUCENA |
ALLYSSON MACARIO DE ARAUJO CALDAS |
Geometria: kit de inclusão no ensino e aprendizagem para deficientes visuais |
KITGEO https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/kitgeo
|
KALINE ARLEN SERRAO |
EMMANOEL DE ALMEIDA RUFINO |
ENTRE PAREDES E APRENDENTES: O espaço físico educacional como ferramenta de apoio ao ensino na perspectiva de uma Educação Profissional e Tecnológica Integrada |
ENTRE PAREDES E APRENDENTES : ESPAÇOS FÍSICOS EDUCACIONAIS |
JADINEA LEANDRO LEITE |
ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES |
PERCEPÇÕES ENTRE FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA E AS BASES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Análise a partir das Práticas de Ensino |
FORMAÇÃO PARA O SÉCULO XXI: PRÁTICAS INOVADORAS E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NA EPT |
JAMACY JOSE ALBUQUERQUE DE SOUZA |
ITALAN CARNEIRO BEZERRA |
Entre o bem dito e o fruto: em busca da educação politécnica e omnilateral no curso técnico em edificações integrado ao ensino médio do IFPB, campus Cajazeiras |
O FRUTO DO BEM DITO: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO POLITÉCNICA QUE PROMOVA A FORMAÇÃO OMNILATERAL(INTEGRAL) DOS SUJEITOS |
RENATO CRISTIANO LIMA BARRETO |
PAULO HENRIQUE MARQUES DE QUEIROZ GUEDES |
Emancipar e protagonizar: a implantação do componente curricular “protagonismo juvenil: da heteronomia à autonomia” nas escolas cidadãs integrais técnicas da rede estadual da Paraíba – PB
|
EMANCIPAR E PROTAGONIZAR: APONTAMENTOS EM TORNO DA TEMÁTICA JUVENTUDE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO E O MUNDO DO TRABALHO |
ANSELMO ALMEIDA DOS SANTOS |
ALLYSSON MACARIO DE ARAUJO CALDAS |
Destravando o ENEM: uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como ambiente acolhedor para promoção e prevenção da ansiedade |
DESTRAVANDO O ENEM https://integra.ifpb.edu.br/tecnologias/produto-tecnico-tecnologico/destravando-o-enem |