Parceiros
Acordos, Protocolos e afins Vigentes
O Instituto Federal da Paraíba executa uma política de internacionalização que contempla a mobilidade de docentes em instituições de excelência acadêmica, a partir das políticas do Governo Federal.
O intercâmbio técnico-científico é uma área de grandes avanços, que já premiou, inclusive, estudantes de robótica do IFPB. Diante disso e sempre em busca das melhores capacitações para alunos e até mesmo servidores, o Instituto desenvolve trabalhos de cooperação com inúmeras instituições espalhadas pelo mundo.
Para acessar os Convênios específicos clique aqui.
|
PAÍS |
INSTITUTO |
Situação / Documentos |
BRASIL |
Convênio Cooperação Técnica e outras Avenças |
||
BRASIL |
Extrato de acordo de parceria - DOU Acordo de parceria para cooperação técnica - Termo de Adesão |
||
BRASIL |
Em Andamento | ||
ANGOLA (até 2029) |
Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude - ISPAJ |
Acordo de Cooperação | |
ANGOLA (até 2029) |
Acordo de Cooperação | ||
ARGENTINA |
Em Andamento | ||
CANADÁ |
ILSC Education Group - Toronto
|
Memorando de Entendimento (MOU) - Português |
|
CHINA |
Instituto de Tecnologia da Informação de Shenzhen |
||
CHINA |
Huawei |
||
CHINA (até 2028) |
|||
CHINA |
Em andamento |
||
COLÔMBIA |
Acordo de Cooperação entre o IFPB e a CUN - Espanhol e Português |
||
ESTADOS UNIDOS (inderterminado) |
Pontes Americanas |
Memorandum of Understanding / Memorando de Entendimento: EUA-CONIF |
|
GUATEMALA (até 2024) |
Governo da República da Guatemala |
||
GUINÉ BISSAU (até 2024) |
Instituto Superior Politécnico São João Bosco - I.S.P.S.J.B |
||
GUINÉ BISSAU (até 2024) |
Instituto Nacional de Formação Técnica e Profissional - INAFOR |
||
MOÇAMBIQUE (até 2029) |
Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência (ISFIC) |
||
MOÇAMBIQUE (até 2029) |
|||
|
PORTUGAL (Indeterminado) |
||
|
|
CENTRAD - Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (UTAD) |
|
|
|
CITAB-Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (UTAD) |
|
|
|
||
|
PORTUGAL (até 2023) |
Renovação em andamento |
|
PORTUGAL (até 2025) |
|||
PORTUGAL (até 2025) |
|||
PORTUGAL (até 2025) |
|||
PORTUGAL (até 2025) |
|||
PORTUGAL (até 2025) |
|||
PORTUGAL (até 2025) |
|||
PORTUGAL (até 2025) |
|||
PORTUGAL (até 2025) |
|||
PORTUGAL (até 2026) |
Protocolo de Intenções | ||
PORTUGAL (até 2027) |
Memorando de Entendimento | ||
PORTUGAL |
Em andamento |
Para acessar todos os Acordos, Convênios Memorandos de Entendimento, Protocolos de Intenções clique aqui.
Instituições Parceiras - CONIF
Parceiro |
País |
|
|
||
Reino Unido |
||
Canadá |
||
Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) |
Portugal |
|
Uruguai |
||
França |
||
Estados Unidos |
||
Estados Unidos |
||
Estados Unidos |
||
Ibero-américa (Sede em Madrid, Espanha) |
||
Brasil |
||
Organismo Internacional |
||
Associação Nacional de Universidades Tecnológicas (Anut)
|
México |
|
Espanha |
||
Espanha |
||
Espanha |
||
Santander Universidades |
Brasil |
|
Reino Unido |
||
Espanha |
||
Moçambique |
||
Espanha |
||
Espanha |
||
Moçambique |
Acordos/Protocolos de intenções Expirados
|
PAÍS |
INSTITUIÇÃO |
Documentos |
|
Canadá |
||
|
Canadá |
||
|
Canadá |
||
|
Canadá |
||
|
Chile |
||
|
Britsh Council |
Termo de Adesão CONIF |
|
|
Brasil | AFS Intercultura Brasil |
|
|
Portugal |
Renovado |
|
Portugal |
Instituto Superior de Agronomia de Lisboa (ISA) - Universidade de Lisboa | ||
|
Portugal |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) Renovado |
|
|
Portugal |
Protocolo de Cooperação 2012-2017 Termo Aditivo: 2015-2018
|
|
|
Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Renovado |
|
|
Portugal |
||
Portugal |
|||
|
Portugal |
Renovado |
Convênio de Cooperação: 2012-2017 |
|
Portugal |
||
Portugal |
Protocolo de Cooperação: 2012-2017 | ||
Portugal |
|||
Portugal |
|
||
Portugal |
Renovado |
||
Irlanda |
|||
Irlanda |
|||
Argentina |
|||
|
COLÔMBIA |
||
ESTADOS UNIDOS |
|||
ESTADOS UNIDOS | Florida Christian University | ||
FINLÂNDIA | Tampere University of Applied Sciences | ||
BRASIL | Universidade Federal do Amazonas |
CONVÊNIOS VIA CONIF:
INSTITUIÇÃO | PAÍS | |
---|---|---|
Assossiação dos Colleges Comuntários Canadenses | CANADÁ | |
Conferência de Reitores (HRK), Andifes, Anup, Abruem e Abruc | - | |
Conselho Britânico | REINO UNIDO / BRASIL | |
Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) | PORTUGAL | |
Houston College e Jackson College | ESTADOS UNIDOS | |
Instituto de Tecnologia da Irlanda | IRLANDA | |
Instituto Politécnico de Macau | CHINA |
ABC/MRE - Agência Brasileira de Cooperação
Consulado EUA: Pontes Americanas
AULP
A Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional que promove a cooperação e a troca de informação entre universidades e institutos superiores, com a missão de facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo.
A AULP estimula a investigação e o intercâmbio de alunos e docentes, ao mesmo tempo em que propõe uma reflexão contínua através da divulgação diária de notícias e organização de conferências e eventos.
São mais de 140 membros dos sete países da língua oficial portuguesa (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe) e Macau.
IFPB é Membro Titular da AULP desde 2015.
Conheça as oportunidades disponibilizadas pela AULP para alunos, professores e investigadores:
Projeto Mulheres Mil
Na Paraíba, o Projeto Desenvolvimento Comunitário, sob a regência/coordenação da Professora Mônica Maria Montenegro de Oliveira (2007/2010), beneficiou as mulheres dos municípios de Bayeux e Cabedelo, localizados na região metropolitana de João Pessoa, capital do Estado. Por se tratar de comunidades que vivem da pesca e comercialização de mariscos, foram ofertados cursos de qualificação profissional (básica) e profissionalizantes na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental nas áreas de pesca, meio ambiente e artesanato.
A matriz curricular foi dividida em módulos de formação geral e específica. Os cursos oferecidos contemplam desde a alfabetização, nivelamento, qualificação e Educação de Jovens e Adultos (Eja). Os conteúdos foram ministrados em forma de palestras, oficinas, workshops com temas focados sobre desenvolvimento sustentável, saúde e meio ambiente, cidadania e direito da mulher, auto-estima. O projeto previa ainda, a criação de cooperativas e empreendimentos solidários de produção orientadas e monitoradas pelo Cefet-PB.
Para mais informações e detalhes, acesse aqui. Além disso, assista ao documentário do projeto: "Eu Tenho Um Sonho"
Trabalhos Realizados
Furtado, R. N. O; Oliveira, M. M. M. de. Construindo Um Modelo Curricular Integrado para a Educação de Jovens e Adultos/Formação Inicial e Continuada (EJA/FIC). Holos: 2013. Disponível em <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/1302/740>
NOTÍCIAS VINCULADAS:
Professora canadense realiza capacitação para facilitadores do Mulheres Mil
Participantes do Projeto Mulheres Mil confraternizam na capital.
Solenidade marca encerramento de parceria Brasil/Canadá no ProjetoMulheres Mil
DOCUMENTOS e EBOOKs:
Mulheres Mil: Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável
Ebook_1: Mulheres Mil_ebook_artigos_e_relatos
Ebook_2: Mulheres_mil_na_rede_federal_-_caminhos_da_inclusao
Ebook_3: Livro Mulheres Mil_frances
Ebook_4: Livro Mulheres Mil_ingles
Ebook5: Livro Mulheres Mil_portugues
PORTARIA Nº 725, DE 13 DE ABRIL DE 2023: Institui o Programa Mulheres Mil
Forinter
OBJETIVOS
- Desenvolver gestões articuladas entre os Institutos Federais e a SETEC/MEC, por meio da Assessoria Internacional desta Secretaria de Governo;
- Proporcionar visibilidade às ações dos Institutos Federais, em âmbito nacional e internacional;
- Promover atividades que proporcionem a ampliação dos processos de cooperação e de intercâmbio internacionais dos Institutos Federais, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão;
- Estimular a inserção internacional dos Institutos Federais, visando o aperfeiçoamento e a qualificação dos estudantes, professores e técnicos administrativos destas instituições e das instituições parceiras internacionais;
- Promover atividades de relações internacionais sintonizadas com o princípio da educação como um bem público;
- Promover eventos para possibilitar o debate e o aperfeiçoamento da política internacional das instituições de ensino técnico e tecnológico;
- Promover a realização de cursos e oficinas para a qualificação das equipes que integram o sistema de relações internacionais dos Institutos Federais;
- Debater e apresentar idéias, projetos, programas e ações que contribuam para o desenvolvimento das unidades responsáveis pelas relações internacionais dos Institutos;
- Buscar mecanismos para disseminar a visão internacional no âmbito das instituições de ensino profissional e tecnológico, de maneira que o processo de internacionalização seja uma atividade que inclua, além da cooperação e do intercâmbio, a discussão de currículos, pesquisa, avaliação, certificação profissional, acreditação, extensão e gestão administrativa;
- Conhecer e divulgar diferentes práticas de políticas públicas da Educação Profissional e Tecnológica, além de outras culturas e idiomas.
A importância da Internacionalização dos Institutos Federais - IFs
- Internacionalização como intercâmbio de conhecimentos e aprimoramento de estudantes, professores e técnicos administrativos
- Internacionalização como estratégia de desenvolvimento
- Internacionalização como promoção da solidariedade entre os países
- Internacionalização como difusão das atividades dos Institutos Federais
- Relacionamento com instituições da América Latina e em especial com as do MERCOSUL
- Relacionamento com instituições da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
- Relacionamento com instituições da África
- Relacionamento com instituições dos Países Desenvolvidos.
FAUBAI
O que é ?
A FAUBAI, Associação Brasileira de Educação Internacional, criado em 1988, reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área – por meio de seminários, workshops e reuniões regionais e nacionais -, além de divulgar a diversidade e as potencialidades das IES brasileiras junto às agências de fomento, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.
Finalidade
A FAUBAI tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacionais como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais.
O IFPB é uma instituição associada à FAUBAI desde 2009.
Para maiores informações, acesse: http://faubai.org.br/pt-br/
Conif
Conif
Embaixada da França: Assistente de Francês
IIDV - PDVL - PDVAgro
PDVL
O PDVL- Programa Internacional Despertando Vocações Para as Licenciaturas - surgiu de uma experiência exitosa na qual o IFPE fez parte, a convite da Universidad de Mendoza em 2012, que tinha como objetivo realizar um trabalho de estímulo aos estudantes secundaristas de Argentina, Colômbia e Brasil pelas carreiras ligadas às engenharias – DESPERTAR VOCAÇÕES TECNOLÓGICAS (DVT).
A partir de 2014, muitas ações foram desenvolvidas PDVL entre o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE - campus Vitória), Instituto Federal da Paraíba (IFPB – campus João Pessoa), Instituto Federal de Alagoas (IFAL – campus Maceió), Universidad Nacional de La Plata (UNLP) e Universidad de Mendoza (UM), como oficinas, visitas técnicas, feiras de profissões, simpósios, congressos, cursos de extensão internacional. No ano de 2015, o PDVL deu continuidade às ações exitosas e iniciou outras novas, conforme objetivos específicos para essa nova etapa.
Em 2015, o contexto de atuação foi ampliado, pois além da licenciatura em Química, outras licenciaturas foram contempladas. Para essa edição, foram contemplados os seguintes cursos de Formação de Professores: Licenciatura em Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Matemática, além da ampliação para a Licenciatura em Pedagogia e também das parcerias (IFPE, IF-Sertão Pernambucano, UFPE, UFRPE, IFPB, IFAL, IFRO, IFGO, IFPI, UPLA, UNLP, UM, UTN).
Em 2018 - O trabalho dos alunos e professores Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo, Carlos Alberto da Silva Júnior, Daniel Gabriel da Silva e Márcio Jean Fernandes Tavares do JBM, escola parceira do PDVL, apresentado ano passado na Itália, foi publicado agora como capítulo de livro. O capítulo tem como título: Ensino experimental na área de Química. Para ter acesso ao livro clique no link abaixo:
http://sobrelaeducacion.com/libros/coleccion/ ( Nome do Livro: Novos Rumos da Educação.)
1 - Versão atualizada do "Núcleo de Extensão Profissional - Valorização e Incentivo à Docência em Química".
2 - Núcleo de Extensao Profissional_2018 - Cadastrado na COPEX
PDVAgro
Em 2015, o PDVAgro - Programa Internacional Despertando Vocações Para as Ciências Agrárias - foi conduzido de forma piloto, mas em poucos meses se tornou referência nas suas ações de ensino, pesquisa, extensão e rede de cooperação. As parcerias já iniciadas pelo PDVL com os Institutos Federais da Paraíba, Alagoas e Sertão Pernambucano foram fortalecidas também na área das Ciências Agrárias, novas parcerias nacionais foram firmadas e também internacionais a exemplo da INACAP (Chile).
As atividades desenvolvidas neste Programa estão alinhadas ao objetivo de “Desenvolver ações que auxiliem no despertar do interesse para os cursos das áreas de ciências agrárias, através da articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão e da troca de saberes e fazeres entre a Academia e a Sociedade, tendo como foco a formação do estudante, a integração com o Mundo Rural e as tecnologias educacionais, utilizando-se do formato de Rede de Cooperação Internacional” e a três eixos diretamente relacionados e articulados entre si e que são executados pelos parceiros em seus locais de atuação, tomando como ferramenta principal, de diagnóstico, as metodologias participativas.