Projeto Mulheres Mil
Na Paraíba, o Projeto Desenvolvimento Comunitário, sob a regência/coordenação da Professora Mônica Maria Montenegro de Oliveira (2007/2010), beneficiou as mulheres dos municípios de Bayeux e Cabedelo, localizados na região metropolitana de João Pessoa, capital do Estado. Por se tratar de comunidades que vivem da pesca e comercialização de mariscos, foram ofertados cursos de qualificação profissional (básica) e profissionalizantes na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental nas áreas de pesca, meio ambiente e artesanato.
A matriz curricular foi dividida em módulos de formação geral e específica. Os cursos oferecidos contemplam desde a alfabetização, nivelamento, qualificação e Educação de Jovens e Adultos (Eja). Os conteúdos foram ministrados em forma de palestras, oficinas, workshops com temas focados sobre desenvolvimento sustentável, saúde e meio ambiente, cidadania e direito da mulher, auto-estima. O projeto previa ainda, a criação de cooperativas e empreendimentos solidários de produção orientadas e monitoradas pelo Cefet-PB.
Para mais informações e detalhes, acesse aqui. Além disso, assista ao documentário do projeto: "Eu Tenho Um Sonho"
Trabalhos Realizados
Furtado, R. N. O; Oliveira, M. M. M. de. Construindo Um Modelo Curricular Integrado para a Educação de Jovens e Adultos/Formação Inicial e Continuada (EJA/FIC). Holos: 2013. Disponível em <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/1302/740>
NOTÍCIAS VINCULADAS:
Professora canadense realiza capacitação para facilitadores do Mulheres Mil
Participantes do Projeto Mulheres Mil confraternizam na capital.
Solenidade marca encerramento de parceria Brasil/Canadá no ProjetoMulheres Mil
DOCUMENTOS e EBOOKs:
Mulheres Mil: Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável
Ebook_1: Mulheres Mil_ebook_artigos_e_relatos
Ebook_2: Mulheres_mil_na_rede_federal_-_caminhos_da_inclusao
Ebook_3: Livro Mulheres Mil_frances
Ebook_4: Livro Mulheres Mil_ingles
Ebook5: Livro Mulheres Mil_portugues
PORTARIA Nº 725, DE 13 DE ABRIL DE 2023: Institui o Programa Mulheres Mil