Destaque
Carta à comunidade do IFPB
O IFPB é uma instituição com foco na inclusão social e na acessibilidade dos estudantes e desde março de 2020 vem trabalhando diuturnamente para não permitir que estudantes sejam prejudicados por falta de acesso ou suporte às atividades pedagógicas, durante o período de emergência de saúde decorrentes do Coronavírus (COVID-19), especialmente no contexto de suspensão das atividades acadêmicas presenciais.
Inicialmente, é importante frisar que nossos estudantes compõem uma comunidade muito heterogênea, em termos de condições psico-sócio-econômicas, residindo em diversas localidades, espalhados por todo o território paraibano. Haja vista, cada campus possui uma realidade locorregional diferente.
Dentro desse contexto, o IFPB buscou alternativas que atendessem a todos os estudantes, sem que isso aprofundasse as desigualdades sociais, nem tampouco soluções que atingissem apenas a uma parcela dos estudantes.
Assim, nosso Instituto optou desde o início desse cenário pandêmico pelo emprego das atividades de ensino não-presenciais, pois a educação deve ser pensada sempre a partir do ponto de vista de todos os agentes educacionais envolvidos nesse processo, de maneira a contemplar as necessidades pedagógicas do ensino-aprendizagem.
A educação defendida pelos Institutos Federais em nosso país é uma educação comprometida com a formação integral do cidadão e principalmente com a inclusão de todos os estudantes.
Destarte, a instituição, dentro desse espaço democrático que é a educação, vem dialogando, desde o início da pandemia, com todas as categorias pertencentes ao Instituto: servidores técnicos, docentes, terceirizados, comunidade externa, pais e responsáveis e discentes. Sobretudo, com as entidades estudantis, como foi feito no último dia 09 de fevereiro do corrente ano, acerca do retorno às atividades didático-pedagógicas presenciais em nossas unidades, por meio de reunião virtual com membros da Reitoria e representações de nossos estudantes.
Na ocasião foi apresentado o planejamento que o Instituto vem seguindo conforme Resolução 28/2020 do Conselho Superior, composto por fases de implementação gradual das atividades não presenciais e presenciais no âmbito do IFPB, a saber:
Primeira Fase – Diagnóstico, planejamento e orientações;
Segunda Fase – Ambientação de docentes e discentes;
Terceira Fase – Oferta curricular de forma não presencial;
Quarta Fase – Implementação gradual de atividades acadêmicas presenciais;
Quinta Fase – Consolidação do ensino híbrido;
Sexta Fase – Retorno ao ensino presencial.
Todos os 21 campi do IFPB já se encontram, no mínimo, na fase 4 (Implementação gradual de atividades acadêmicas presenciais), alguns já estão realizando ações da fase 5 (Consolidação do ensino híbrido) e duas unidades já se encontram na fase 6 (Retorno ao ensino presencial). Importante reafirmar que cada campus tem suas particularidades e avançam entre as fases de forma distinta, de acordo com o cenário epidemiológico da região onde estão inseridos.
Por fim, o IFPB declara à comunidade que não se opõe ao retorno presencial das aulas, haja vista que a instituição já vem realizando, de forma gradual, atividades acadêmicas presenciais, seguindo a Resolução 28/2020 e respeitando a realidade e autonomia dos campi. Entretanto, nosso Instituto está atento aos efeitos das variantes da COVID-19 em todo o território paraibano, brasileiro e mundial. E, como parte da Rede Federal de Educação, sempre irá primar pela continuidade da qualidade do ensino oferecido, com foco primordial na vida de seus servidores técnicos, docentes, terceirizados e discentes.
Reitoria do Instituto Federal da Paraíba
11 de fevereiro de 2022