Noticia
São João do IFPB aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 14
Considerada uma das maiores manifestações da cultura popular nordestina, os festejos juninos transformam o Nordeste inteiro, neste mês de junho, num grande arraial. Mais que uma festa, as comemorações juninas representam uma das mais valiosas tradições da região, reunindo cultura, religiosidade e arte. Por esta razão, a festa de São João, como é mais conhecida a celebração em todo o país, é também explorada no universo educacional, destacando-se como um importante objeto de conhecimento da cultura regional.
A festa de São João já virou tradição na comunidade do Campus Santa Luzia. O festejo é um dos eventos mais aguardados por estudantes e servidores. Nesta edição, os estudantes prepararam uma programação variada com muita cultura, arte e diversão para os participantes. De tudo que marca as festas juninas escolares tivemos um pouco: quadrilhas, forró, sorteio de balaio, comidas típicas e até encenação de casamento matuto.
Os alunos do 1º ano do curso técnico integrado em Informática deram um show de arte e cultura na encenação do casamento matuto. A turma se envolveu na produção e organização da peça de forma integrada. De acordo com a professora da disciplina de artes Anna Aline, responsável por conduzir a turma na criação do casamento matuto, a noite foi de confraternização. “Nossos alunos se esforçaram bastante, desde a construção do enredo, ensaios, produção de roupas e adereços. Para agora prestigiarmos com todo o brilho da encenação”, disse.
A estudante Ravena Nóbrega estava emocionada com o resultado da peça Casamento Matuto. “Tivemos muito trabalho para desenvolver, ensaiamos bastante e ver agora tudo saindo perfeito, nós deixa emocionados. Hoje é uma noite que ficará na nossa memória”, acrescentou.
O momento foi de confraternização entre estudantes, suas famílias, diretores, professores e servidores em geral. Esse foi o primeiro são joão que a servidora Catelina Régia participou, para ela, "o evento foi maravilhoso! Essas celebrações, além de proporcionarem uma maior interação com os servidores e alunos da casa, possuem uma simbologia no que diz respeito a perpetuação da nossa cultura nordestina. A cidade de Santa Luzia respira São João e, no ambiente escolar, os ares não poderiam ser diferentes. O culto a todos os símbolos em volta do São João, como vestimentas, comidas típicas, apresentações e danças são fundamentais para a disseminação e valorização da nossa tradição. Parabéns a todos os envolvidos na organização desse festejo".
Fotos: Clara Marinho e Leandro Carvalho