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Encontro Pedagógico teve saúde mental como destaque
Saúde Mental é um dos temas mais importantes da atualidade. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que já são mais de 350 milhões de pessoas, de todas as idades, que sofrem de ansiedade. O Brasil assume o ranking da ansiedade, com 18,6 milhões de pessoas com o transtorno.
Falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho é conscientizar a comunidade para a importância do nosso bem maior. Foi dentro dessa perspectiva que o Encontro Pedagógico 2024 trabalhou diversas abordagens durante dois dias, ao reunir os educadores do IFPB Campus Santa Luzia para tratar desse e de outros assuntos pertinentes ao mundo da educação.
O evento promovido pela Coordenação Pedagógica de Apoio ao Estudante (COPAE) e pela Direção de Ensino aconteceu nos dias 01 e 02 de fevereiro. O encontro pedagógico é um momento crucial para nossos educadores, ao promover a troca de experiências, alinhamento de práticas e discussão de estratégias educacionais.
O encontro pedagógico começou na quinta-feira, com a abertura oficial feita pelo Diretor Geral Jerônimo Nóbrega e pela Diretora de Ensino Anna Aline Roque que deram as boas-vindas aos presentes e falaram sobre as expectativas e planejamentos para o ano letivo corrente. Na ocasião, o diretor ressaltou a importância de os docentes reunirem esforços para o ano letivo 2024 com a chegada da nova turma do curso técnico integrado de Sistemas de Energias Renováveis. Jerônimo citou ainda o valor desse momento para o crescimento profissional dos educadores e aproveitou para parabenizar a equipe organizadora.
Mesa Redonda
Os trabalhos começaram com a mesa redonda formada pelos servidores do Campus Picuí, que trouxeram relatos de experiências nos atendimentos aos estudantes com Necessidades Específicas. A mesa foi formada pelos professores convidados do campus Picuí, Prof.ª Kassandra Christiny Silva Mendes. Prof. Fernando Costa Fernandes Gomes; Prof. Marcelo Silva de Andrade. Os convidados compartilharam suas experiências de ensino com estudantes com necessidades específicas. “É necessário que a gente tire um tempo para conhecer nossos alunos. Precisamos refletir e tentar fazer com que esses alunos saiam do nosso instituto melhores do que chegaram”, disse a professora Kassandra.
Palestra
Na tarde da quinta-feira, 01, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura Dra. Maria José Batista Bezerra de Melo (Josy) e Alex Ribeiro, diretor de extensão popular e rural, apresentaram dados sobre a pasta e tiraram dúvidas dos docentes do IFPB Campus Santa Luzia. No momento, foram explanados os indicadores, diretrizes e ações da extensão. De acordo com Josy, “o principal intuito da extensão é ultrapassar os muros da instituição e alcançar a comunidade. As ações da extensão visam a transformação social e a formação do estudante, quem demanda a extensão é a comunidade”, disse.
Roda de Conversa
À noite, os professores e professoras participaram de uma roda de conversa sobre saúde mental com o psiquiatra Dr. Edivaldo Pereira. O ponto alto do debate foi o Burnout, síndrome conhecida como esgotamento profissional. De acordo com o Ministério da Saúde, a síndrome é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. O momento foi oportuno para que os docentes pudessem tirar suas dúvidas sobre o Burnout, conhecer os principais sintomas e, principalmente, saber como se prevenir deste mal que, segundo dados da dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), acomete 30% dos trabalhadores brasileiros.
Segundo dia de evento
“Os monstros da nossa mente” foram o tema da dinâmica realizada por Josemary Palmeira – Psicopedagoga e Psicanalista e Francinaide Souto – Pedagoga, no início da manhã da sexta-feira, dia 02. A dinâmica envolveu cada docente escolher um card representando um monstro como ansiedade, medo, culpa, solidão, dentre outros, e explanar para seus colegas, a partir do direcionamento da psicanalista Josy, os motivos que o levaram a escolher aquele monstro. O momento funcionou como uma terapia coletiva. Em seguida, os integrantes do NAPNE (Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Específicas), apresentaram as demandas para o ano letivo corrente.
O tema saúde mental voltou ao debate no período da noite, durante a mesa redonda “Autoconhecimento e reconhecimento das emoções como aspectos essenciais à formação integral do indivíduo”, com Karla Germana Marques de França, Enfermeira e Psicanalista; Otniel Cabral Ramos, Psicólogo Clínico; Elayne Maria Santos de Medeiros, Psicóloga Clínica.
Para a diretora de ensino, Anna Aline Roque, a edição 2024 do encontro pedagógico “buscou nosso bem-estar mental, o autoconhecimento e o conhecimento dos colegas para uma vivência mais harmoniosa em 2024”, disse.
Francinaide Souto, pedagoga, do IFPB Campus Santa Luzia avalia o evento de forma bastante positiva. “Quando nós estamos planejando um evento como esse, a gente busca visualizar o que vai realmente trará um diferencial para as atividades docentes, para a prática pedagógica, mas também pessoal do professor. Quando pensamos no tema saúde mental, no autoconhecimento e em como nossas emoções implicam diretamente no nosso trabalho, a gente pensou em trazer conteúdos, atividades que fizessem os profissionais internalizarem e refletirem sobre suas vivencias”, disse
A professora de Língua Portuguesa Deyseane Pereira avaliou positivamente o encontro e disse que foi um momento de fortalecer os laços entre os servidores e professores. “Essa perspectiva do autoconhecimento foi um ganho bastante positivo, pois começamos o ano refletindo sobre as nossas emoções e relações, começamos o ano melhores para os nossos alunos, no sentido de que, quando me conheço, posso oferecer o melhor para o outro”, pontou.