Você está aqui: Página Inicial > Santa Luzia > NOTICIAS > 2024 > 08 > Estudante do Campus Santa Luzia participará do XIV CONNEPI em Belém/PA

Estudante do Campus Santa Luzia participará do XIV CONNEPI em Belém/PA

O XIV Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação acontecerá de 27 a 29 de agosto no Pará
por Clara Marinho publicado: 20/08/2024 14h41 última modificação: 20/08/2024 15h57

O IFPB Campus Santa Luzia vai participar da décima quarta edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (XIV CONNEPI) que acontecerá na cidade Belém do Pará, entre os dias 27 e 29 de agosto sob a temática “Educação tecnológica: conectando regiões, construindo futuros”.

O Campus será representado pelo aluno do terceiro ano do curso técnico em Informática, Élder Sabino. Ele participará do XIV CONNEPI na Mostra Tecnológica, onde apresentará o “Solar Tracker: Protótipo de Sistema Fotovoltaico com seguidor solar baseado na plataforma Arduino”.

O projeto foi desenvolvido sob orientação e coordenação do professor George Franco com auxílio dos professores Izadora Cardozo, Alesxandra Chaves e Victor Andrade, junto com o estudante Pedro Lucas. “Estamos desde 2023 trabalhando nesse protótipo que já foi apresentado no SIMPIF (Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação). Fomos semana a semana nos reunindo e montando o Solar Tracker”, disse Élder.

De acordo com o estudante do IFPB, o protótipo que é um rastreador solar poderá maximizar a produção de energia, acompanhando o Sol de acordo com o horário. “Estou com muitas expectativas positivas para esse evento em Belém. Espero identificar muitos pontos de inovação, assim como de cultura".

Para o coordenador, George Franco, “a idealização do projeto partiu de como é uma usina fotovoltaica, quais características e desempenhos, e fomos em busca do seguidor solar”.

De acordo com George, “essa é uma oportunidade de netwoorking para Élder que deverá tirar o máximo de proveito do CONNEPI. Eu também sou egresso da escola técnica e, quando saímos do Instituto Federal levamos um nome que tem um peso quando chegamos na universidade”, pontuou. Essa certificação que Élder receberá abrirá portas futuras em sua jornada profissional.

"Que esse caminho que Élder vem trilhando possa ser seguido por seus colegas. Que mais estudantes do Campus Santa Luzia se interessem por pesquisa, mesmo que seja através do voluntariado que é uma porta de entrada para projetos", disse o coordenador do Solar Tracker.