Você está aqui: Página Inicial > Santa Luzia > NOTICIAS > 2024 > 09 > Turma do 2º ano de Informática participa de aula de campo em Areia-PB

Turma do 2º ano de Informática participa de aula de campo em Areia-PB

Estudantes fizeram uma imersão na cultura local
por Clara Marinho publicado: 26/09/2024 17h42 última modificação: 26/09/2024 19h02

Estudantes, professores e professoras compartilharam, nesta quarta-feira (25), um dia de ensino-aprendizado multidisciplinar. A turma do segundo ano do curso integrado em Informática foi até a cidade de Areia para uma aula de campo com visitas a engenhos, museus, igrejas, teatro, casarões que eram antigas senzalas e trilha ecológica.

Além de ser um dia que ficará registrado na memória escolar dos estudantes, a aula de campo teve como objetivo possibilitar uma relação de aprendizagem que envolva aspectos teóricos e práticos dos conteúdos trabalhados nas disciplinas de História, Biologia, Língua Portuguesa e Literatura, Sociologia, Higiene, Segurança do Trabalho e Geografia.

Para a professora de Sociologia, Tatiele Souza, o dia foi uma oportunidade para, na prática, analisar as relações de trabalho e capital à luz da Sociologia Clássica e contemporânea, mobilizando temas relacionados às desigualdades de gênero, raciais e sociais constituídas no âmbito do modo de produção escravista do século XIX e suas consequências para compreender a sociedade atual.

No âmbito da Língua Portuguesa e Literatura, o momento foi para explorar a interconexão entre a literatura brasileira do século XIX e a história do engenho de açúcar, utilizando a visita ao Museu do Brejo Paraibano (Casa Grande e Engenho - Museu) como um espaço de reflexão.

A estudante Iany Gabriely diz que foi uma experiência única. "É muito gratificante saber que tivemos a oportunidade de visitar um local que é preservado tanto historicamente quanto biologicamente, e saber que outras gerações também terão a chance de conhecê-lo. Viver essa experiência ao lado da turma foi incrível. Juntos, compartilhamos momentos de aprendizado, muitas risadas e lazer, além do mais, cada pessoa presente ali tornou o momento ainda mais especial e inesquecível”.

O estudante Rogério Filho fez um balanço bastante positivo da viagem. “Foi uma experiência incrível. Tivemos a oportunidade de aprender bastante sobre a história de Areia e suas tradições. Foi um viagem cheia de conhecimento e boas memórias.  Essas aulas de campo nos oferece muitos benefícios, pois gera entrosamento entre os estudante e ajuda na aquisição de conhecimento em diversas matérias“, disse.

Thayná Izabel, estudante do segundo ano, afirmou ter tido um impacto positivo no seu aprendizado. “Com a experiência prática, aprendemos melhor e pude me imaginar naquela realidade que nos foi apresentada”.

Fotos: Leandro Carvalho