Você está aqui: Página Inicial > Santa Luzia > NOTICIAS > 2024 > 10 > Campus Santa Luzia envia comitiva para o 7º Enex

Destaque

Campus Santa Luzia envia comitiva para o 7º Enex

Coordenadores e estudantes apresentam trabalhos em Monteiro-PB
por Clara Marinho publicado: 12/11/2024 17h06 última modificação: 12/11/2024 17h06
Exibir carrossel de imagens Comitiva Campus Santa Luzia

Comitiva Campus Santa Luzia

O Campus Monteiro recebe cerca de 1.300 estudantes e professores do IFPB na 7ª edição do Encontro de Extensão e Cultura que acontece de 11 a 14 de novembro. O evento reúne extensionistas e artistas de diversos ramos da cultura, com espetáculos de dança, teatro e música, exibição de curtas, feira, oficinas, exposições e mostra gastronômica.

A edição 2024 está repleta de arte e cultura popular que une estudantes e servidores de todos os campi do Instituto Federal da Paraíba, além dos parceiros sociais. Este ano, o evento homenageia o centenário de Zabé da Loca, a rainha do pífano do cariri paraibano. O tema geral do Enex do IFPB é “Compartilhando saberes e gerando conhecimento: o diálogo como princípio democrático de transformação da realidade”.

Estudantes e professores do Campus Santa Luzia já estão na cidade de Monteiro para participar desta, que é uma das maiores edições do Enex. O evento começou na segunda-feira (11) com a as exibições dos curtas-metragens vencedores do I Prêmio IFPB de Audiovisual nas categorias de Ficção, Documentário, Animação e Podcast. A professora de Sociologia do Campus, Tatiele Souza, venceu o prêmio na categoria documentário, no segmento servidor do Instituto com o doc “Trançando caminhos e tecendo histórias no curso de tranças, turbantes e saberes ancestrais”.

Para o professor de História, Joselito Eulâmpio, que está inscrito na categoria diálogos democráticos com o projeto ‘Neabi em Ação: I Mostra de Cultura Afro-Brasileira Local’ “esse momento é extremamente importante porque nos permite inserir o Campus Santa Luzia nessa rede de comunicações. O IFPB trabalha com o tripé ensino, pesquisa e extensão. Fazer extensão impacta no trabalho do professor, do aluno e da sociedade, pois somos obrigados a fazer imersões para além dos muros da instituição. Para todos nós é um momento de aprendizagem e de socialização de conhecimentos. De modo específico, estamos divulgando, também, nossa cultura local”, disse.

O campus Santa Luzia participa do Encontro de Extensão e Cultura em Monteiro com 10 trabalhos, entre exposições, diálogos democráticos e apresentação artística. Sendo, “um espaço de construção de conhecimento para além da sala de aula, onde o saber se faz interlaçado pela vivência do professor, aluno e da comunidade externa. É um momento para apresentarmos o que vem sendo desenvolvido em nosso campus e que está mudando a realidade da nossa comunidade em Santa Luzia”, ressaltou Joaci Cerqueira, coordenador de extensão.

Para o estudante, ter a oportunidade de participar do 7º Enex é um fator crucial na formação acadêmica, visto que o espaço permite não só a aquisição de novos conhecimentos, mas também a troca de saberes e a práxis. O estudante do terceiro ano, Carlos Eduardo, vê a oportunidade como “uma experiência muito enriquecedora tanto no quesito de aprendizado quanto no de ensinamento. Quero adquirir o máximo de conhecimentos para aplica-los na semana de Ciência e Tecnologia”, acrescentou.

Clique para acessar todos os trabalhos do Campus Santa Luzia que serão apresentados no Enex, aqui.

 

registrado em: