Você está aqui: Página Inicial > Santa Luzia > NOTICIAS > 2024 > 10 > Projeto incentiva leitura e prepara imersão no universo Harry Potter

Projeto incentiva leitura e prepara imersão no universo Harry Potter

A Potter Week acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro
por Clara Marinho publicado: 23/10/2024 13h19 última modificação: 23/10/2024 13h20

Potter Week é um evento inspirado na saga Harry Potter que chega à segunda edição no Campus Santa Luzia. Ano passado, ele aconteceu paralelamente à Mostra de Ciência e Tecnologia mas, neste ano, ganhou protagonismo e entra para o calendário do Campus como evento isolado, realizado no mês de outubro, desta vez nos dias 29 e 30.

O projeto organizado pelas professoras Deyseane Pereira e Bianca de Morais, junto com o grupo de leitura Entrelinhas movimenta a instituição desde o mês de setembro, com a circulação de um diário, convites e inscrições. A uma semana do evento, já é possível sentir o clima de surpresas e feitiços pelos corredores do instituto.

De acordo com a professora Bianca de Morais, os alunos estão bastante empolgados e a preparação para a Potter Week envolve muita colaboração e criatividade. “Eles estão confeccionando a decoração para o baile, e também estão discutindo o que irão levar para a mesa de cada uma de suas casas. Eles se sentem engajados pela competição saudável e pela chance de viver a magia do universo de Harry Potter, como por exemplo o recebimento da carta. É uma pequena imersão nesse mundo que muitos adoram”, disse.

Para a professora Deyseane, o momento é imprescindível para levar os estudantes para o caminho da leitura. "Harry Potter é uma narrativa de fácil compreensão e chama atenção de muitos adolescentes para a leitura. Estamos com a participação efetiva de todas as turmas dos cursos integrados na realização do evento, o que causa um sentimento de coletividade e união entre eles", ponderou.

A Potter Week encerra com o baile de inverno no dia 30 às 16h no auditório do Campus, onde serão escolhidos o rei e a rainha do baile. Para a ocasião, será necessário estar usando uma máscara que esconda sua identidade.

Explicando o evento:

IMG_0074.JPEGOs estudantes são divididos em casas (Sonserina, Grifinória, Corvinal e Lufa-Lufa), a divulgação de qual casa eles pertencem acontece antes do evento através do chapéu seletor. Depois, eles terão que competir entre si para descobrir qual casa será a vencedora do ano e levar a taça. Atualmente, a taça está com a casa Grifinória.

O circuito bruxo é um momento da competição que cada casa terá um representante. Esses representantes têm que ler enigmas e descobrir o que eles têm que fazer e onde terão que estar para encontrar as próximas pistas. O primeiro a chegar vence o circuito e ganha uma pontuação para casa.

Os níveis ordinários da magia é um quiz em que eles terão que responder perguntas a respeito do universo Harry Potter e a dinâmica é um torta na cara a cada resposta errada.

As aulas de magia é um momento de interdisciplinaridade, no qual convidamos professores de diversas matérias, como por exemplo: Biologia, Química, Artes e etc. As aulas são realizadas com nomes baseados em coisas mágicas.