Você está aqui: Página Inicial > Santa Luzia > NOTICIAS > 2024 > 10 > Estudantes e servidores promovem ação que propõe a valorização da cultura afro local

Destaque

Projetos de extensão discutem valorização do trabalho e cultura das Louceiras Negras do Quilombo do Talhado
por Clara Marinho publicado: 26/10/2024 08h46 última modificação: 26/10/2024 08h46

Uma ação conjunta de dois projetos de extensão coordenados pelos professores Joselito Eulâmpio e Tatiele Souza aconteceu na tarde desta quinta (24). Os projetos visam a construção de eventos no Campus, a imersão em coletivos culturais da região e o fortalecimento da comunidade local da associação das Louceiras Negras do Quilombo do Talhado Urbanode Santa Luzia-PB.

O momento reuniu louceiras, estudantes e servidores do Campus Santa para discutirem pautas relativas a dois projetos de extensão do IFPB Campus Santa Luzia: NEABI em ação: I mostra de cultura afro-brasileira local e Emoldurando e fortalecendo a economia ancestral, popular e solidária: valorização do artesanato produzido pela associação das Louceiras Negras do Quilombo do Talhado Urbano, de Santa Luzia-PB.

De acordo com o professor Joselito, “o projeto do Neabi objetiva a realização de quatro imersões em coletivos culturais de nossa região, que atuam com a cultura afro-brasileira, a saber: Associação das Louceiras Negras do Quilombo Urbano do Talhado, de Santa Luzia-PB; Ilê Asé Iyá Omin (Casa de Força Mãe das Águas) - Babalorixá Elton de Tobossi; Irmandade de Nossa Senhora do Rosário (Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos) em Santa Luzia-PB e Associação Comunitária Quilombola de Pitombeira. Ao final das imersões teremos nossa I Mostra de Cultura Afro-Brasileira Local, no IFPB, entre os dias 20 e 23 de novembro”, pontou.

O projeto Emoldurando e fortalecendo a economia ancestral, popular e solidária, tem como foco a discussão, capacitação e produção de serviços e materiais voltados para o fortalecimento, a valorização e a agregação de valores ao trabalho, à arte ancestral produzida, preservada e mantida por mulheres da comunidade quilombola a partir de quatro eixos: certificação dos produtos, preservação cultural, fortalecimento da economia local e empoderamento feminino negro.

Segundo a coordenadora do projeto, Tatiele Souza, seu projeto objetiva “promover a certificação e a preservação do artesanato das louceiras de Santa Luzia. As extensionistas do projeto apresentaram a identidade visual para produzir o carimbo que será utilizado para identificação das peças. Também apresentaram propostas de uso da identidade visual para ser aplicada nas redes sociais, em cartão de visitas e outros artigos produzidos pelas louceiras. As propostas foram bem acolhidas pela presidente da associação, Gileide Ferreira da Silva. O próximo passo, é finalizar a identidade visual e realizar as atividades e oficinas que visam  fortalecer, valorizar e promover essa arte, trabalho, comunidade e cultura tão importante da região de santa luzia-PB”, acrescentou.

Para o professor Joselito, o momento muito produtivo e de aprendizagens significativas. “Fizemos um mergulho histórico e sócio-cultural sobre a produção de louças pelo Quilombo do Talhado, desde a ancestralidade mítica de Cota da Caiçara, passando por Cicilia (Mãe Cizia), primeira louceira do Talhado, até à Fundação da Associação das Louceiras Negras do Talhado Urbano de Santa Luzia-PB, com ênfase para as figuras de Rita Preta e Maria do Céu, chegando aos dias atuais sob a presidência de Gileide Ferreira".

Fotos: Leandro Carvalho