Noticia
Campus Santa Luzia realiza cerimônia de certificação
O IFPB Campus Santa Luzia realizou a solenidade de certificação de dezenas de estudantes dos cursos técnicos do Integrado e Subsequente na noite desta quarta-feira, dia 19. Agora, os então concluintes estão aptos a desenvolverem suas funções e habilidades que o grau lhes confere, nas áreas de Informática e Sistemas de Energia Renovável.
A solenidade marcada por discursos emocionantes das oradoras de turma reuniu familiares, amigos e membros do corpo diretor do Instituto Federal da Paraíba numa noite memorável. Para o diretor geral do Campus Santa Luzia, Jerônimo Nóbrega, “o momento foi de celebração de um marco importante na vida de tantos estudantes que, com dedicação e afinco chegaram até esse momento”. O diretor lembrou os concluintes a responsabilidade que eles agora têm. “Vocês aprenderam que a tecnologia não é apenas sobre códigos e sistemas, é sobre transformar vidas, conectar pessoas e construir um futuro melhor”, disse.
A oradora da turma de Informática, Monick Évelyn, fez um apanhado sobre os anos de estudo, amizade e união que sua ela e seus colegas e professores construíram em sala de aula. A concluinte relembrou viagens, projetos e toda a jornada vivida dentro do Campus Santa Luzia. “Hoje, vendo a evolução de cada um e quem nós nos tornamos em apenas três anos, fica evidente o potencial que todos possuem dentro de si. Podemos conquistar tudo que almejamos”, afirmou.
O representante da magnífica Reitora Mary Roberta Meira Marinho, o Pró-Reitor de Ensino Neilor César, falou acerca do primor que é o IFPB de Santa Luzia e parabenizou o diretor Jerônimo Nóbrega. Neilor declarou “se orgulhar com os que se orgulham por essa conquista que os tornam seres humanos melhores”. E, reforçou a importância de buscar sabedoria para que possamos exercitar valores e virtudes intrínsecos ao ser humano.
Jéssica Patrícia, oradora da turma de Sistemas de Energia Renovável, fez um discurso empoderado sobre o valor da educação pública e seu legado familiar. Filha de um pai pedreiro e de uma mãe merendeira, ela se emocionou ao citar sua trajetória pessoal e a de seus colegas. “Hoje é um dia histórico, que marca o fim de uma jornada, um fechamento de um ciclo que nos levou a crescer, a aprender, a sonhar e a conquistar”, pontuou. Jéssica agradeceu em nome dos professores do Campus “que nos influenciam a alçar voos cada vez maiores, que nos acolhem, respeitam o ambiente, nos provocam a querermos sempre que sejamos melhores”.
A madrinha da turma, Francinaide Souto, se disse emocionada. “Estou muito orgulhosa por todo empenho e dedicação de vocês, e ainda mais por sabermos que seremos lembrados. Torço para que o futuro de vocês seja brilhante”, acrescentou.
A diretora de ensino, Anna Aline Roque, lembrou que essa é a última turma que ainda iniciou o ano letivo na sede provisória do Campus Santa Luzia, no início de 2022. Anna citou a Santa Tereza D’ávilla, afirmando “ser justo que muito custe o que muito vale”. Anna garantiu que num futuro próximo, os concluintes saberão da importância de receber um certificado de conclusão de curso do Instituto Federal da Paraíba.
Já o diretor de administração, planejamento e finanças, Filipe de Sá, desejou que os concluintes perseverem na busca por seus objetivos. Ele também falou do trabalho silencioso e, muitas vezes, árduo, feito nos bastidores da administração de um campus. “Ser instrumento na busca e realização de sonhos é algo incalculável”, pontuou.
A coordenadora do curso de Informática, Deyseane Pereira, disse sentir essa vitória dos concluintes como sua. “Eu sou um resgate da educação e hoje vocês estão colhendo esses resultados do meu esforço. Tudo que eu posso dizer é muito obrigada por me deixarem fazer parte da vida de vocês”.
Victor Andrade, coordenador do curso de Sistemas de Energia Renovável discorreu sobre o futuro promissor dos então concluintes diante de um cenário tão positivo para área como o que estamos vivendo.