Núcleo de Acompanhamento Psicossocial
O Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS) foi constituído a partir da interrupção das atividades presenciais, desde 2020, e tem como finalidade acompanhar a comunidade acadêmica (estudantes e servidores) quanto às condições de conectividade, acessibilidade social e saúde psicológica, bem como dialogar com a Comissão e Subcomissões Locais de Acompanhamento das Atividades Não Presenciais do Campus, na perspectiva de criar estratégias para minimizar possíveis prejuízos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, além de trabalhar com todos da comunidade acadêmica com temas voltados para a saúde mental.
Caso necessite de um atendimento do NAPS, o estudante ou servidor pode enviar um e-mail para naps.sr@ifpb.edu.br informando a sua demanda, que, após analisada, será encaminhada para o setor responsável. Este fará as orientações e encaminhamentos necessários para resolver a necessidade apresentada.
E lembre-se: Não tenha vergonha! Os atendimentos são sigilosos e a informação e o diálogo são primordiais para vencermos os nossos problemas!
Composição do NAPS do Campus Santa Rita
O Núcleo de Acompanhamento Psicossocial do Campus Santa Rita, conforme as Portarias nº 42/2020 - DG/SR/REITORIA/IFPB de 21/10/20 e 47/2020 - DG/SR/REITORIA/IFPB de 07/12/20, é composto atualmente pelos seguintes membros:
- Carina Alessandra da Nobrega
- Cinthia Saska
- Edith Pereira Leite Dantas
- Emmanuele Maria Barbosa Andrade
- Iara de Souza Januário
- Josenaldo Alves de Santana
- Leonardo Afonso Gonçalves
- Anaize Analia de Oliveira
- Ricardo Jorge Costa Faria
Então, como buscar esse atendimento?
1º Entrar em contato com um dos servidores mencionados
2º Após realizar a escuta/atendimento, os servidores identificarão a problemática e farão os devidos encaminhamentos.
Mas como saber se preciso de atendimento psicológico?
Quando você estiver se sentindo ansioso, triste, indeciso, estressado, sem concentração e com baixa autoestima, lembre-se que estes são sentimentos/sensações que fazem parte da vida de qualquer aluno. Vinvenciá-las em alguns momentos não significa que você esteja precisando de ajuda psicológica.
Contudo, se ocorrer com muita frequência e comprometer seu rendimento acadêmico e relações sociais, você deve considerar a possibilidade de buscar ajuda!