Noticia
#BoletimDigital nº01 - Login no SUAP e Email Acadêmico
A Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTI) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) lança a primeira edição do #BoletimDigital, uma publicação semanal com orientações para ajudar a comunidade discente e servidores do nosso instituto a contornar situações que podem surgir no uso dos sistemas e recursos de Tecnologia da Informação e Comunicações, mantidos por esta diretoria sistêmica.
A medida é parte da mobilização de várias frentes de trabalho que foram designadas pela Reitoria do IFPB para atender às Resoluções CONSUPER/IFPB nº 28 e nº 29 de 2020, que tratam, respectivamente, das fases de implementação gradual das Atividades de Ensino Não Presenciais (AENPs) e dos procedimentos para desenvolvimento e registro das AENPs, durante o período de suspensão das atividades presenciais no âmbito do IFPB.
Nesta primeira edição, vamos orientar nossos discentes sobre como realizar o Login no SUAP e Definir o Email Acadêmico, assim como, resolver eventuais dificuldades que possam surgir nestas etapas básicas e necessárias para se integrar às AENPs.
Login no SUAP
Primeiramente, deve-se abrir o navegador de sua preferência e digitar a URL suap.ifpb.edu.br na barra de endereço do navegador. Se preferir, basta clicar AQUI.
Caso seja o seu primeiro acesso ao SUAP ou deseje alterar sua senha ou a tenha esquecido, você deve clicar no link Troca de senha, localizado à direita da tela de Login do SUAP.
Após clicar no link Troca de senha, você será direcionado para a tela de Solicitação de mudança de senha. Nesta tela, informe sua matrícula e número do CPF, marque a opção "Não sou um robô" e clique no botão Enviar.
Na sequência, o SUAP informa, através de uma mensagem de confirmação no topo da tela, do envio de uma mensagem para o seu email pessoal, fornecido no processo de matrícula, contendo um link para definição da senha.
*Caso a mensagem exibida no topo da tela seja diferente, como "email secundário não cadastrado" ou "conta não sincronizada com o AD", envie um email para a Coordenação de Controle Acadêmico (CCA) do seu Campus, informando sua matrícula e o problema que está enfrentado. Para saber o email da CCA do seu Campus, clique AQUI.
Acesse o seu email indicado na mensagem de confirmação do passo anterior e clique no link Trocar senha.
Ao clicar no link Trocar senha, você será direcionado para a tela de definição da senha do SUAP. Esta deve ter 7 posições, no mínimo, e atender 3 das quadro regras indicadas - letra maiúscula, letra minúscula, número e símbolos (Exemplos: ˜!@#$%ˆ&*).
Definida a senha, você pode voltar a tela de login (suap.ifpb.edu.br) para acessar o SUAP.
Email Acadêmico
Após realizar o login com sucesso no SUAP, localize, nos botões iniciais do sistema, o item "Escolha seu email acadêmico".
**Caso já tenho definido seu email acadêmico, no lugar deste botão, será exibido o item "Acessar o Google Sala de Aula" com a informação do seu emai acadêmico.
Em seguida, o SUAP gerará, de forma automática, sugestões de nomes para o e-mail acadêmico, baseadas no nome do aluno. Escolha o nome que você deseja e crie o seu e-mail.
Pronto. O seu e-mail acadêmico foi criado. O SUAP leva em média 2 (duas) horas para realizar a sincronização com o Gmail, da Google.
Após 2 (duas) horas, acesse o SUAP novamente e, em seguida, acesse o seu e-mail acadêmico, conforme procedimento abaixo.
***Se tiver algum problema com seu email acadêmico, você pode abrir um chamado na central de serviços da DGTI ou clicando AQUI. OBS.: É preciso estar logado no SUAP.
Como acessar o e-mail acadêmico
O acesso ao e-mail acadêmico do aluno é realizado via Gmail. Para isso, o aluno deve seguir o seguinte procedimento:
Acesse o Gmail (https://gmail.com);
Informe o seu endereço de e-mail completo. Exemplo: nome.sobrenome@academico.ifpb.edu.br;
Informe a sua senha do SUAP;
Pronto. Você já tem acesso ao seu e-mail acadêmico, com todas as funcionalidades que o Google oferece.
Nas próximas edições, vamos orientar como o aluno vai poder abrir um requerimento eletrônico no SUAP para as solicitações mais comuns, como: ajuste ou trancamento de matrícula.
Para nos ajudar a fazer as próximas edições do #BoletimDigital, com orientações para facilitar o acesso aos nossos sistemas e serviços, envie um email para dti@ifpb.edu.br.
A DGTI está mobilizada e à disposição para auxiliar nossa comunidade neste momento de tantos desafios.