Noticia
Estudante do IFPB Campus Santa Rita conquista medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Poomsae
O estudante do 3º ano do Curso Técnico em Informática do Campus Santa Rita, Bryan Kenned da Silva Souza, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Poomsae, na modalidade Freestyle, realizado no Centro Paralímpico Brasileiro em São Paulo, de 27 a 29 de setembro de 2024.
A trajetória de Bryan no Taekwondo começou aos 7 anos, quando começou a treinar. Há quatro anos, ele se tornou faixa preta e, atualmente, integra a Seleção Paraibana de Taekwondo pela FPTO (Federação Paraibana de Taekwondo Olímpico). Em maio, Bryan se classificou para o campeonato brasileiro ao vencer o campeonato paraibano.
Aos 17 anos, Bryan mantém uma rotina diária de treinamento, após cumprir suas atividades no IFPB, que incluem aulas, estágio e participação em clubes. Os treinos são realizados no Instituto Ronaldo Souza (academia que conta com o apoio do Instituto Alpargatas) três vezes por semana, além de treinos em casa nos demais dias. Para sua preparação para o campeonato, ele recebeu a ajuda do Grão-Mestre Ronaldo Souza, do campeão estadual e regional Vitor Hugo, e da medalhista nacional e internacional Cauany Vitória, que o auxiliou em treinos online durante a preparação para o Brasileiro.
A participação de Bryan na competição contou com o apoio de diversos atores da sociedade. O Instituto Alpargatas custeou a passagem aérea para São Paulo, e a comunidade local, incluindo o IFPB Campus Santa Rita, colaborou adquirindo rifas realizadas pelo jovem atleta para cobrir as demais despesas necessárias para sua estada e a de sua mãe.
“Fiquei muito feliz pela conquista. Mesmo não sendo uma medalha de ouro, essa medalha de bronze é muito importante para a Paraíba, pois fui o primeiro e único atleta do estado a trazer uma medalha de um campeonato nacional na modalidade Poomsae. Pretendo continuar competindo e aprimorando meus níveis técnicos, com o sonho de um dia integrar a seleção brasileira e representar o país em competições internacionais”, comentou Bryan.
Iris Souto Maior - jornalista do IFPB/Reitoria