Noticia
Reitoria Itinerante chega ao Campus Santa Rita
O Campus Santa Rita do IFPB recebeu nesta quarta-feira (09) mais uma edição do Projeto Reitoria Itinerante, uma iniciativa que visa aproximar a gestão da comunidade acadêmica. O dia começou com uma reunião com a equipe gestora onde foram abordadas questões estratégicas relacionadas à infraestrutura, planejamento pedagógico e demandas específicas.
Participaram da reunião comandada pela Reitora Mary Roberta, o Diretor Geral do Campus Santa Rita, Sabiniano Araújo, Diretor de Ensino, professor Inakã Barreto e o Diretor de Administração e Planejamento, Dayvison Rodrigues. Houve a participação também da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia Silva; Pró-Reitora da PRPIPG, Silvana Costa; Pró-Reitor de Administração e Finanças, José Albino Nunes; Diretor de Gestão de Pessoas, Daniel de Oliveira; Diretora de Cadastro Acadêmico, Certificação e Diplomação, Lígia Cabral; Assessor Especial da Reitoria, Adriano Melo; Diretor de Planejamento, Desenvolvimento Institucional e Interiorização, Anderson Bráulio da Silva e Edmundo Augusto, responsável por sistematizar as informações debatidas durante a Reiti.
O Campus Santa Rita possui 478 estudantes em cursos regulares, 38 professores ativos e 20 técnico-administrativos. São ofertados os Cursos Técnicos Integrados em Informática e Meio Ambiente, e o Curso Superior em ADS, semipresencial no Polo.
Memorial Antônio Heliton Santana
No período da tarde desta quarta-feira as atenções no Campus estiveram voltadas para a inauguração do Memorial em homenagem a Antônio Heliton Santana, militante cultural de grande relevância para Santa Rita e já falecido. Heliton é conhecido por seu trabalho em prol do movimento do Teatro Popular do Nordeste, pela militância no Movimento Negro da Paraíba, e nas Pastorais Católicas à época do então arcebispo da Paraíba, Dom José Maria Pires.
O acervo é composto por mais de 1.500 itens, entre documentos e objetos pessoais que a partir de agora ficam sob a responsabilidade do Campus Santa Rita. O antigo curador, o professor da UFPB, Valdir Lima, que doou o acervo ao IFPB, enalteceu o trabalho de Heliton em favor dos movimento sociais da Paraíba. “Ele foi um homem preto, de periferia, da classe trabalhadora e de uma grande genialidade que trabalhou para o coletivo”.
O curador do Memorial, o professor de História Alexandre Costa, que é do Núcleo de Estudos em Humanidades e Linguagens do Campus Santa Rita, disse que o IFPB passa a cumprir uma função fundamental de diálogo “de servir a comunidade na qual está inserido”.
O Diretor do Campus Sabiniano Araújo agradeceu a todos que colaboraram para a montagem do memorial. “A ideia é que a comunidade de Santa Rita se apodere da história de Heliton Santana, que conheça mais o legado desse patrimônio cultural que ele nos deixou”.
A reitora Mary Roberta disse que “o memorial vai permitir que as futuras gerações possam saber que homens negros também podem ser os melhores em sua cidade ou país” e lembrou que o ex-presidente Nilo Peçanha, que criou em 1909 as Escolas de Aprendizes e Artífices, era negro. “Estas escolas transformaram-se anos depois na Rede Federal de Educação Profissional, presente em todo o território nacional”.
Estiveram presentes na inauguração do Memorial as filhas do homenageado, Andila e Caiala Santana, que estavam bastante emocionadas. “A vida do meu pai, foi de luta, de teatro, educação no campo e na periferia, era imparável. Para nós é uma alegria muito grande saber que o legado dele está aqui e servirá de inspiração para muita gente” disse Andila.
A solenidade contou ainda com as presenças do Diretor de Cultura, Erivan Lopes; Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Maria José Batista; Pró-Reitor de Ensino, Neilor Cesar; Diretora de Articulação Pedagógica, Lucrécia Petrucci e dos representantes do Núcleo de Documentação do IFPB, Luciano Candeia e Mardônio Lacet. Confira neste link outras fotos do evento.
Nesta quinta-feira (10) a Reitoria Itinerante continua pela manhã e à tarde no Campus Santa Rita quando haverá encontros com estudantes, professores e servidores.
*Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM