Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2024 > 10 > Segundo dia da Reiti marca diálogo com estudantes e servidores

Noticia

Segundo dia da Reiti marca diálogo com estudantes e servidores

Melhorias no acesso, novas obras, acervo bibliográfico e concurso estavam entre os temas
por publicado: 11/10/2024 15h00 última modificação: 11/10/2024 15h00

O dia de audiências da Reitoria Itinerante com a comunidade acadêmica do IFPB Santa Rita foi marcado pelo anúncio de melhorias na infraestrutura do Campus com recursos do PAC do governo federal, que vai auxiliar na consolidação dos campi já existentes em toda Paraíba. O Campus Santa Rita será contemplado com uma biblioteca e um restaurante estudantil. 

Segundo a Pró Reitoria de Administração e Finanças, ao todo serão seis restaurantes e quatro bibliotecas para o IFPB. Também já está em fase de licitação ações de melhorias e manutenção da estrutura física. 

A reitora Mary Roberta lembrou que fazer gestão é tomar decisões. "Aqui fazemos um exercício muito positivo de diálogos, análises e reflexões". O Diretor Geral Sabiniano Araújo destacou que esse é o momento de buscar caminhos para soluções conjuntas que fortalecem e potencializam a instituição. 

A pavimentação do acesso ao Campus foi a primeira pauta das discussões com os estudantes. Para conseguir uma resolução, o IFPB vai ao Ministério Público Federal para buscar soluções junto aos órgãos responsáveis. A questão do transporte para os estudantes será tratada com a nova gestão da prefeitura. 

Uma outra temática debatida foi a assistência estudantil. Os estudantes colocaram suas preocupações com os valores do recebimento do Pape e com a quantidade de beneficiários. A Pró-reitora de assuntos estudantis, Rivania Sousa, explicou como funciona a seleção, a análise do IVS e como é a divisão dos recursos. Por fim, convidou a todos para participarem do planejamento anual para contribuir com a forma com que será feita a execução do programa. IFPB SR 2 estudantes - Copia.jpg

A última pauta com os discentes foi referente a situação dos animais que estão circulando nos campi. A reitoria irá buscar soluções científicas e sem perder a humanização. Será solicitada a presença de dois veterinários do IFPB, um de Cabedelo e um de João Pessoa para fazer uma consultoria, avaliação, identificar as doenças e propor o que pode ser feito a exemplo de castração e campanhas de doação. "A análise técnica do profissional é fundamental e dará respaldo para ações futuras", destacou a reitora Mary Roberta.

Reunião com servidores 

No período da tarde, foi realizada a audiência com os servidores. Uma das preocupações é quanto ao acervo de livros para a graduação pioneira de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Emergencialmente, deve ser tratada uma doação de parte do acervo do campus Monteiro. 

Silvana Reiti IFPB SR - Copia.jpgO diretor Sabiniano também se comprometeu a adquirir cerca de 40 novos computadores por meio de uma reserva financeira do campus. Está em análise a contratação de uma biblioteca virtual, nos moldes do que foi feito com normas da ABNT.

O acesso ao campus, que tem pavimentação precária na entrada, a distância no contorno na BR e a falta de uma passagem para pedestres também foi tema da conversa com docentes e técnico-administrativos. 

A reitora relembrou que já teve audiências com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e com diversas autoridades visando intermediar a solução do problema, mas até o momento não há avanços, ao contrário do que ocorreu com outros campi, onde problemas semelhantes foram resolvidos. Os servidores também tiveram a confirmação por parte do pró-reitor de Administração e Finanças, Albino Nunes, acerca da construção do ginásio, restaurante estudantil e da biblioteca. servidores IF sr - Copia.jpg

A necessidade de mais servidores para o campus foi outro ponto elencado pela comunidade. O pró-reitor de Ensino, Neilor Cesar dos Santos, anunciou que em 2025 o IFPB deve realizar o seu concurso público e que pelo menos três vagas para docentes estão garantidas para o campus Santa Rita. O próprio campus por meio de estudos verificou que os códigos com maior carência são o de Filosofia, Português e Informática. O diretor de Gestão de Pessoas, Daniel Nunes, afirmou que vagas para técnico-administrativos também devem ser ofertadas no concurso do próximo ano e que mais códigos estão sendo reivindicados junto ao Governo Federal, o que pode suprir a falta do campus com disciplinas de Matemática e Física também. 

A reunião trouxe ainda esclarecimentos sobre a carga horária dos professores, regulamentação de atividades docentes e a necessidade de novos funções gratificadas. Para 2025, novas funções de coordenação de curso devem ser solicitadas junto ao Ministério, em virtude dos novos cursos que foram criados no IF. 

REITI IFPB SERVIDORES - Copia.jpgA reitora Mary Roberta destacou que além do esclarecimento necessário a muitas preocupações da comunidade, a realização da Reitoria Itinerante também cumpre uma função humanizadora. “Além de trazer encaminhamentos, traçar planos, ouvir cobranças, fazer acompanhamentos, é uma forma de matar as saudades e de criar novos vínculos”, comentou.

A última reunião foi entre a gestão da reitoria e a equipe gestora local para mostrar o sistema eletrônico de acompanhamento de cada uma das demandas que foi gerada pela comunidade. Cada ação é acompanhada com metas e alertas para os envolvidos. 

Patrícia Nogueira e Ana Carolina Abiahy - jornalistas da Reitoria do IFPB 

(colaboração do assessor Adriano Melo nas fotografias)

registrado em: