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INTRODUÇÃO À LIBRAS
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por 2229502
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publicado
06/06/2023
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última modificação
18/08/2023 14h49
Aprenda a utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e garanta o atendimento e o tratamento adequado às pessoas com deficiência auditiva. A Lei nº 10.436/2002 legitima a Libras como idioma advindo das Comunidades Surdas Brasileiras e obriga o poder público em geral a adotar formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão dessa língua como meio de comunicação.
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ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO
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por 2229502
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
Neste curso, você irá compreender o conceito biopsicossocial e as terminologias ligadas às pessoas com deficiência. Entrará em contato com a legislação, compreenderá como utilizar recursos e técnicas que melhoram a acessibilidade, além de ver exemplos práticos de comunicação acessível, tanto em eventos presenciais como em conteúdo web e impresso. Inscreva-se agora e tenha oportunidade de compreender como a comunicação pode ser mais acessível e democrática para todos!
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ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
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por 2229502
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
O objetivo do curso é contribuir para a formação docente a partir de conhecimentos sobre intervenções pedagógicas que podem ser utilizadas no Atendimento Educacional Especializado focado nos educandos com deficiência intelectual com ênfase no processo de alfabetização.
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TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
Esta disciplina apresenta as principais informações ligadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), trazendo as características gerais que definem essas alterações no desenvolvimento. Sua relevância é denotada pelo aumento de pessoas diagnosticadas com o TEA, guiando-se por importantes referências científicas na temática. Bem como, em práticas que possam contribuir com uma formação básica, para ampliar o conhecimento e contribuir nos processos de inclusão.
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TECNOLOGIA ASSISTIVA
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por 2229502
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
Esta disciplina apresenta conceitos relacionados à Tecnologia Assistiva, com o intuito de favorecer a compreensão dessa área enquanto um importante apoio para o processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência e com necessidades educacionais especiais.
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NEUROLOGIA DA APRENDIZAGEM
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
Esta disciplina pretende instrumentalizar os alunos de noções básicas da anatomia e funcionamento cerebral, visando à qualificação de sua prática. Estudos mostram que, quando compreendemos como o cérebro funciona, entendemos melhor como os sujeitos aprendem, ou seja, as habilidades cognitivas necessárias para que esse processo ocorra. Desta forma, também estaremos mais capacitados a avaliar e intervir nas dificuldades de aprendizagem.
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DEFICIÊNCIA VISUAL
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
Na busca da compreensão da deficiência visual é necessário conhecer os tipos, causas e possibilidades de desenvolvimento e autonomia. A deficiência visual, conceito, causas , aspectos históricos, organização de ações inclusivas, uso de tecnologias, sistema braille e o atendimento educacional especializado como fonte de eliminação de barreiras no processo de escolarização e de vida diária das pessoas com deficiência visual.
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DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
A deficiência intelectual, conceito, causas , organização de ações pedagógicas e o atendimento educacional como fonte de eliminação de barreiras e de desenvolvimento das pessoas com deficiência.
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ATENDIMENTO EDUCACIONAL: DOENÇAS RARAS
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por 2229502
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
A formação compreende aspectos históricos e conceitos que envolvem as doenças raras, bem como orientações para a construção de estratégias que promovam a inclusão no ambiente educacional, reconhecendo as necessidades e os enfrentamentos vivenciados por pessoas com essas doenças e por seus familiares. Nesse sentido, o curso considera o acolhimento e a inclusão como objetivo para se alicerçar e reconhecer o impacto educacional provocado pelas doenças raras. Portanto, os componentes de estudo, apresentados em um módulo, que é subdividido em sete tópicos, se estabelecem na definição e contextualização das doenças raras; no diagnóstico e seus impactos sobre os direitos de pessoas com essas doenças; no acolhimento, inclusão e experiências bem-sucedidas; no reconhecimento de crianças e adolescentes atípicos e com deficiência, a partir de um diálogo sobre direitos e proteção social; na inclusão escolar de alunos com doenças raras; e na necessidade da parceria entre a instituição escolar e familiar.
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ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
O curso parte de uma abordagem dos sujeitos identificados com deficiência intelectual, considerando aspectos sociais e educacionais, apresentando a história de exclusão e preconceitos que cercam a vida das pessoas com deficiência, assim como é apresentado o serviço de atendimento educacional especializado (AEE), seus fundamentos teóricos, políticos e suas funções no âmbito da deficiência intelectual. Também são propostas práticas educacionais com base na literatura das áreas pedagógica e psicopedagógica e em experiências documentadas, as quais buscam embasar a intervenção prática no AEE. A formação é encerrada com propostas de trabalho do AEE em articulação com a sala de aula regular, oferecendo subsídios para que educadoras e educadores construam ambientes escolares inclusivos, com participação efetiva de todos os educandos.
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