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ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
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por 2229502
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publicado
06/06/2023
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última modificação
18/08/2023 14h49
Na Formação Continuada para Professores do Atendimento Educacional Especializado – Altas Habilidades ou Superdotação você irá estudar, a partir da literatura da área, fundamentos e métodos para aplicar em sua sala do AEE, bem como reflexões sobre as dificuldades que um aluno com condição neurodivergente vivencia em seu cotidiano. A surpresa é que você não fará esse trajeto sozinho: Sol, uma criança superdotada, te acompanhará por todo o percurso formativo, ao longo das 7 Temporadas. O objetivo é que, ao final, Sol tenha seu problema resolvido e que você conclua, satisfatoriamente, o curso ofertado.
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ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
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por 2229502
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
O curso Atendimento Educacional Especializado: Transtorno do Espectro Autista apresenta, ao longo de 3 Módulos, desde a estrutura paradigmática da educação especial/inclusiva, o aporte legal que valida a existência do referido atendimento, subsídios históricos, contextuais, incidências e prevalências, características gerais e basilares, fundamentação teórica sobre as funções cognitivas no Transtorno do Espectro Autista e propostas de atividades a serem desenvolvidas com o público em questão. Ao fim de cada módulo, compõe o curso um questionário com perguntas de múltipla escolha sobre os conteúdos abordados, para que se possa averiguar o aproveitamento da formação oferecida. Durante todo o curso, reflexões críticas são propostas, a fim de qualificar, ainda mais, o atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista.
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ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DEFICIÊNCIA FÍSICA COM ÊNFASE NA APLICAÇÃO PEDAGÓGICA DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA
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por 2229502
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
A formação sobre o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência física com ênfase na aplicação pedagógica de recursos de tecnologia assistiva, estruturada em 9 Módulos, tem a finalidade de propor o estudo e a reflexão sobre os conceitos de deficiência física e expor possibilidades de aplicação dos recursos da Tecnologia Assistiva, relativos à projetos arquitetônicos de acessibilidade, adaptação veicular, controle do ambiente, auxílios de mobilidade, órtese e prótese, adequação postural, acessibilidade ao computador, comunicação aumentativa e alternativa, além de auxílios para a vida diária e pedagógica.
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INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO ESPECIAL
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por 2229502
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
Esta disciplina pretende fornecer aos alunos aspectos importantes acerca da história da educação especial, seus princípios norteadores, bem como os conceitos da deficiência, visando ao aprimoramento da sua prática no contexto educacional. Entende-se que compreender o universo da educação especial auxilia no contexto diário de inclusão educacional e o atendimento das necessidades de cada pessoa frente a sua deficiência.
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DEFICIÊNCIA FÍSICA
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por 2229502
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
O sistema nervoso está incumbido de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações para que haja posterior resposta adequada do organismo humano ao ambiente no qual está inserido. As alterações nesse sistema podem levar a diferentes condições, dentre elas as deficiências físicas, as quais possuem diferentes tipos, com manejo e prognóstico adequados. Sendo a escola um importante agente socializador e desenvolvedor de funções executivas, é importante que o corpo escolar saiba detectar, incluir e desenvolver alunos com esse perfil.
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DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ
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por 2229502
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
Esta disciplina abordará aspectos históricos e clínicos da deficiência auditiva e surdez como fundamentos básicos para se compreender o contexto da educação de surdos. Será abordado a identidade surda na perspectiva da diferença surda, entendo que cada sujeito é único e que se comunicam e aprendem de formas diferentes. Discutiremos as diferentes concepções filosóficas da educação de surdos, os aspectos legais que sustentam os direitos das pessoas surdas, como por exemplo a educação bilíngue.
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ASPECTOS LEGAIS DA INCLUSÃO
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por 2229502
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
Nesta disciplina imergimos no universo dos instrumentos legais que conduzem, ratificam e alicerçam as Políticas Educacionais Inclusivas, tanto no panorama internacional quanto nacional, assim como no contexto da Educação Profissional Tecnológica e no Ensino Superior.
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ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
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por 2229502
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
Esta disciplina apresenta os principais conceitos, ideias e debates acerca das Altas Habilidades/Superdotação no meio acadêmico nacional e internacional. Traz um suporte teórico e prático para que se possa compreender, identificar e atender as pessoas com indicadores de AHSD nas instituições de ensino, desde a Educação Infantil, até o Ensino Superior, enfatizando a inclusão, a diversidade e a acessibilidade.
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EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO
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por 2229502
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06/06/2023
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18/08/2023 14h49
Este curso apresenta as principais leis sobre inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Aponta a definição de integração, inclusão, síndrome, doenças, distúrbios e transtornos. Demonstra o conceito de deficiência intelectual, síndrome de Down, autismo, surdez, cegueira, deficiência física ou motora e a paralisia cerebral. Considera escola para todos, princípios da cultura inclusiva, formação do professor, sala de aula inclusiva, família na educação escolar dos alunos com deficiência e educação inclusiva na educação infantil.
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Acessibilidade na instituição educacional
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por 2229502
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15/05/2023
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16/05/2023 14h13
Esta edição do Fique por Dentro descreve algumas características para que a escola seja acessível.
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