-
DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
Esta disciplina abordará aspectos históricos e clínicos da deficiência auditiva e surdez como fundamentos básicos para se compreender o contexto da educação de surdos. Será abordado a identidade surda na perspectiva da diferença surda, entendo que cada sujeito é único e que se comunicam e aprendem de formas diferentes. Discutiremos as diferentes concepções filosóficas da educação de surdos, os aspectos legais que sustentam os direitos das pessoas surdas, como por exemplo a educação bilíngue.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação
-
DEFICIÊNCIA FÍSICA
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
O sistema nervoso está incumbido de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações para que haja posterior resposta adequada do organismo humano ao ambiente no qual está inserido. As alterações nesse sistema podem levar a diferentes condições, dentre elas as deficiências físicas, as quais possuem diferentes tipos, com manejo e prognóstico adequados. Sendo a escola um importante agente socializador e desenvolvedor de funções executivas, é importante que o corpo escolar saiba detectar, incluir e desenvolver alunos com esse perfil.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação
-
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
A deficiência intelectual, conceito, causas , organização de ações pedagógicas e o atendimento educacional como fonte de eliminação de barreiras e de desenvolvimento das pessoas com deficiência.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação
-
DEFICIÊNCIA VISUAL
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
Na busca da compreensão da deficiência visual é necessário conhecer os tipos, causas e possibilidades de desenvolvimento e autonomia. A deficiência visual, conceito, causas , aspectos históricos, organização de ações inclusivas, uso de tecnologias, sistema braille e o atendimento educacional especializado como fonte de eliminação de barreiras no processo de escolarização e de vida diária das pessoas com deficiência visual.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação
-
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO ESPECIAL
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
Esta disciplina pretende fornecer aos alunos aspectos importantes acerca da história da educação especial, seus princípios norteadores, bem como os conceitos da deficiência, visando ao aprimoramento da sua prática no contexto educacional. Entende-se que compreender o universo da educação especial auxilia no contexto diário de inclusão educacional e o atendimento das necessidades de cada pessoa frente a sua deficiência.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação
-
NEUROLOGIA DA APRENDIZAGEM
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
Esta disciplina pretende instrumentalizar os alunos de noções básicas da anatomia e funcionamento cerebral, visando à qualificação de sua prática. Estudos mostram que, quando compreendemos como o cérebro funciona, entendemos melhor como os sujeitos aprendem, ou seja, as habilidades cognitivas necessárias para que esse processo ocorra. Desta forma, também estaremos mais capacitados a avaliar e intervir nas dificuldades de aprendizagem.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação
-
TECNOLOGIA ASSISTIVA
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
Esta disciplina apresenta conceitos relacionados à Tecnologia Assistiva, com o intuito de favorecer a compreensão dessa área enquanto um importante apoio para o processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência e com necessidades educacionais especiais.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação
-
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
Esta disciplina apresenta as principais informações ligadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), trazendo as características gerais que definem essas alterações no desenvolvimento. Sua relevância é denotada pelo aumento de pessoas diagnosticadas com o TEA, guiando-se por importantes referências científicas na temática. Bem como, em práticas que possam contribuir com uma formação básica, para ampliar o conhecimento e contribuir nos processos de inclusão.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação
-
LIBRAS I
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
Esta disciplina apresenta a Libras de forma básica e introdutória, de modo que o aluno tenha acesso aos primeiros passos para a comunicação em Libras. Abordaremos pontos que tratam da cultura e da identidade surda, além da sinalização em si e de estratégias de comunicação que auxiliam no contato entre surdos e ouvintes.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação
-
LIBRAS II
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
Esta disciplina apresenta novas perspectivas linguísticas da Libras para quem possui ótima fluência nesta língua no contexto da Libras para Tradução a ponto de aprimorar seus conhecimentos linguísticos visando a formação de Tradutor e Intérprete de Libras e obter novos recursos técnicos para afiar sua segunda língua.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação