-
Apresentação
-
por 2229502
—
publicado
03/05/2019
—
última modificação
14/09/2023 11h16
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Rede de Combate ao Assédio
-
Apresentação
-
por 2229502
—
publicado
12/09/2016
—
última modificação
14/11/2016 11h39
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Assistência Estudantil
-
ASPECTOS LEGAIS DA INCLUSÃO
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
Nesta disciplina imergimos no universo dos instrumentos legais que conduzem, ratificam e alicerçam as Políticas Educacionais Inclusivas, tanto no panorama internacional quanto nacional, assim como no contexto da Educação Profissional Tecnológica e no Ensino Superior.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação
-
Assédio
-
por 2229502
—
publicado
09/04/2019
Algumas condutas com conotação libidinosa têm sido largamente denominadas como assédio no senso comum. Mas como esses comportamentos são compreendidos na legislação? Além disso, quais os sinais de que alguém que conhecemos está passando por uma situação abusiva recorrente? Como procurar ajuda? O Fique por Dentro desta semana aborda sucintamente as questões legais e os apoios buscados nessas situações.
Localizado em
Assuntos
/
Fique por dentro
-
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DEFICIÊNCIA FÍSICA COM ÊNFASE NA APLICAÇÃO PEDAGÓGICA DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
A formação sobre o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência física com ênfase na aplicação pedagógica de recursos de tecnologia assistiva, estruturada em 9 Módulos, tem a finalidade de propor o estudo e a reflexão sobre os conceitos de deficiência física e expor possibilidades de aplicação dos recursos da Tecnologia Assistiva, relativos à projetos arquitetônicos de acessibilidade, adaptação veicular, controle do ambiente, auxílios de mobilidade, órtese e prótese, adequação postural, acessibilidade ao computador, comunicação aumentativa e alternativa, além de auxílios para a vida diária e pedagógica.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação
-
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
O curso Atendimento Educacional Especializado: Transtorno do Espectro Autista apresenta, ao longo de 3 Módulos, desde a estrutura paradigmática da educação especial/inclusiva, o aporte legal que valida a existência do referido atendimento, subsídios históricos, contextuais, incidências e prevalências, características gerais e basilares, fundamentação teórica sobre as funções cognitivas no Transtorno do Espectro Autista e propostas de atividades a serem desenvolvidas com o público em questão. Ao fim de cada módulo, compõe o curso um questionário com perguntas de múltipla escolha sobre os conteúdos abordados, para que se possa averiguar o aproveitamento da formação oferecida. Durante todo o curso, reflexões críticas são propostas, a fim de qualificar, ainda mais, o atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação
-
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
O curso parte de uma abordagem dos sujeitos identificados com deficiência intelectual, considerando aspectos sociais e educacionais, apresentando a história de exclusão e preconceitos que cercam a vida das pessoas com deficiência, assim como é apresentado o serviço de atendimento educacional especializado (AEE), seus fundamentos teóricos, políticos e suas funções no âmbito da deficiência intelectual. Também são propostas práticas educacionais com base na literatura das áreas pedagógica e psicopedagógica e em experiências documentadas, as quais buscam embasar a intervenção prática no AEE. A formação é encerrada com propostas de trabalho do AEE em articulação com a sala de aula regular, oferecendo subsídios para que educadoras e educadores construam ambientes escolares inclusivos, com participação efetiva de todos os educandos.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação
-
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
O objetivo do curso é contribuir para a formação docente a partir de conhecimentos sobre intervenções pedagógicas que podem ser utilizadas no Atendimento Educacional Especializado focado nos educandos com deficiência intelectual com ênfase no processo de alfabetização.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação
-
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
Na Formação Continuada para Professores do Atendimento Educacional Especializado – Altas Habilidades ou Superdotação você irá estudar, a partir da literatura da área, fundamentos e métodos para aplicar em sua sala do AEE, bem como reflexões sobre as dificuldades que um aluno com condição neurodivergente vivencia em seu cotidiano. A surpresa é que você não fará esse trajeto sozinho: Sol, uma criança superdotada, te acompanhará por todo o percurso formativo, ao longo das 7 Temporadas. O objetivo é que, ao final, Sol tenha seu problema resolvido e que você conclua, satisfatoriamente, o curso ofertado.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação
-
ATENDIMENTO EDUCACIONAL: DOENÇAS RARAS
-
por 2229502
—
publicado
06/06/2023
—
última modificação
18/08/2023 14h49
A formação compreende aspectos históricos e conceitos que envolvem as doenças raras, bem como orientações para a construção de estratégias que promovam a inclusão no ambiente educacional, reconhecendo as necessidades e os enfrentamentos vivenciados por pessoas com essas doenças e por seus familiares. Nesse sentido, o curso considera o acolhimento e a inclusão como objetivo para se alicerçar e reconhecer o impacto educacional provocado pelas doenças raras. Portanto, os componentes de estudo, apresentados em um módulo, que é subdividido em sete tópicos, se estabelecem na definição e contextualização das doenças raras; no diagnóstico e seus impactos sobre os direitos de pessoas com essas doenças; no acolhimento, inclusão e experiências bem-sucedidas; no reconhecimento de crianças e adolescentes atípicos e com deficiência, a partir de um diálogo sobre direitos e proteção social; na inclusão escolar de alunos com doenças raras; e na necessidade da parceria entre a instituição escolar e familiar.
Localizado em
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
/
Acessibilidade e Inclusão
/
Cursos de Capacitação