Noticia
Autismo em pessoas adultas é tema da campanha de Conscientização sobre o Autismo
O mês de abril é marcado pela campanha de Conscientização sobre o Autismo e, apesar da incidência cada dia maior de pessoas no Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mundo inteiro, o diagnóstico em pessoas adultas ainda é muito difícil, devido a diversos fatores.
A presença de pessoas autistas em todas as esferas da sociedade já é uma realidade e deve ser incentivada diariamente, principalmente com a divulgação de informações sobre o autismo, sobre os direitos das pessoas autistas e também com o combate ao capacitismo. A campanha nacional do ano de 2023 tem como lema "Mais informação, menos preconceito".
Com base nisso, a Diretoria Geral de Gestão de Pessoas convidou dois servidores do IFPB que foram diagnosticados com TEA já na idade adulta. Em um vídeo elaborado pela TV IFPB, Thiago Lemos e Augusto César falaram sobre o diagnóstico tardio, sobre as dificuldades que enfrentaram até se descobrirem autistas, sobre as necessidades de adaptação no ambiente de trabalho e, principalmente, sobre o fato de cada autista ser único.
A criação do vídeo, que contou com o apoio da Coordenação de Comunicação do Campus Campina Grande e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, é uma preocupação da DGEP em estar cada vez mais próximo dos servidores do IFPB e colaborar com a sua qualidade de vida no trabalho. Dar voz e visibilidade às pessoas com TEA, respeitando as suas limitações e colaborando para um ambiente laboral que acolha as neurodivergências é papel de todos nós.